19 de Julho - Dia Nacional do Futebol: Uma Divisão de Base de Árbitros de Futebol Criada para Inovar no Quesito Social e ser Destaque no Esporte Brasileiro

 Como sabemos, o Dia Nacional do Futebol comemora-se em 19 de julho. Esta data foi escolhida e criada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 1976. O objetivo era homenagear um time do Rio Grande do Sul, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 1900.

Não podemos deixar de ressaltar que, a nível internacional, o futebol é homenageado em 10 de dezembro, data criada pela Organização das Nações Unidas como o Dia Mundial do Futebol * 1.

O futebol, (do inglês association football ou simplesmente football) é um desporto de equipe jogado entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas. É considerado o desporto mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições. É jogado num campo retangular gramado, com um gol em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro do gol adversário, ação que se denomina golo (português europeu) ou gol (português brasileiro). A equipe que marca mais golos ao término da partida é a vencedora* 2.



Quando Falamos em Futebol, nos vem a mente uma partida de Futebol. Mas quais são os personagens dessa?  Quem são as pessoas envolvidas?

Além dos Clubes e Jogadores, podemos citar dentre as pessoas envolvidas: árbitros, bandeirinhas, gandulas, cronometristas, anotadores  técnicos, preparadores físicos, fisioterapeutas, advogados, contadores, guardas e muito mais. Poderíamos citar aqui uma Leva de Profissionais, mas o que o nós do Blog Além do Apito queremos falar, já citamos: Os Árbitros.

O árbitro é tão importante para o futebol, que sem ele não pode ocorrer uma partida (Internacional Football Association Board, 2007). Na realidade, para uma partida ser conduzida com eficiência deverão estar presentes no campo de jogo, no mínimo, três árbitros, isto porque um atuará como árbitro principal (aquele que apita a partida); os outros dois atuarão como árbitros assistentes, conhecidos popularmente como bandeirinhas. * 3.

            Como sabemos o dia do Árbitro de Futebol de Comemora em 11 de Setembro, em uma data distinta. Porém, hoje no dia do Futebol não podemos deixar de Falar dessa Figura tão Importante que é o Árbitro.

            No Brasil, essa é regida por seu órgão máximo CBF (Confederação Brasileira de Futebol), assim como Federações em cada estado, além da Participação ativa de Associações e Sindicatos. Cada um possui seu regimento, sua importância e devem trabalhar sempre em conjunto, na busca de direitos e melhorias para a categoria.

            Uma Grande Novidade que surgiu em meio a esse ramo, foi uma Associação de Divisão de Base de Árbitros de Futebol que é pouco conhecida ainda no Brasil.  Isso mesmo que você acaba de ler.


            Fomos buscar as fontes desse trabalho e descobrimos o site da Iniciativa: www.dbaf.com.br


           
           A Iniciativa tem sua Origem em 09 de abril de 2011 em Salvador – BA, sendo que em 2015 compôs-se Juridicamente Oficializando uma Instituição de Caráter Privado, Sem Fins Lucrativos.

           Dentre as diversas atividades ministradas pela Instituição, está o Estímulo de Jovens e Crianças, de 10 a 17 anos, aprender um pouco mais sobre Arbitragem, além de formar árbitros de futebol de qualidade, atuar como ferramenta de Inclusão Social por meio do esporte. Além disso, a Instituição conta com outros projetos e busca ampliação deste, com atividades Culturais, Recreativas, Educacionais, Dentre outras. Além do Projeto de Inicialização à arbitragem, a Instituição conta com os seguintes Projetos: Oficinas de Arbitragem, Criança Feliz, DBAF e Cidadania (todos esses dados constam no site da Iniciativa).


Esse Projeto de Inclusão Social e Pioneiro no Futebol Brasileiro é comandado pelo Árbitro e Presidente da Instituição, Rildo Gois - Formado pela UCSAL (Universidade Católica de Salvador) e pela FBF (Federação Bahiana de Futebol). 


Objetivos Específicos do Projeto de Inicialização à Arbitragem - DBAF:

• Promover a prática esportiva em todas as classes sociais, fazendo com que as crianças, jovens e adolescentes desenvolvam uma visão coletiva;
• Oportunizar o desenvolvimento físico, psicológico e social, de maneira saudável, orientada e com acompanhamento técnico;
• Propiciar às crianças, jovens e adolescentes o conhecimento teórico, prático, técnico, tático, disciplinar e solidário;
• Integrar o aluno, professor, família e comunidade, atendendo a nossa perspectiva de inclusão social;
• Preparar as crianças, jovens e adolescentes para coordenar e arbitrar em jogos nas modalidades: futebol de campo, beach soccer, futsal e society;
• Ensinar as regras das modalidades citadas acima;
• Dar ênfase na socialização;
• Evidenciar em todo momento a disciplina e o respeito aos colegas e professores antes, durante e após os treinamentos;
• Participar de partidas amistosas e campeonatos das modalidades acima citadas e nas categorias de base como: mirim, infantil, juvenil, Junior  e adulto;
• Avaliar periodicamente o desenvolvimento individual, físico motor de habilidades motoras, psicológico e de socialização dos beneficiados pelo projeto.* 4



            Durante Todo esse tempo de Atuação, a DBAF (assim conhecida), a Instituição recebeu materiais e Patrocínios, além de apoio, conforme descrito no site: https://www.dbaf.com.br/sobre-1-c8vn. Lógico que, tudo que foi recebido foi bem abaixo do ideal, pois o Foco da Instituição é Abrir Núcleos e Realizar Parcerias em todos os Estados da Federação.



NÚMEROS DBAF EM 6 ANOS:
● Mais de 150 crianças e adolescentes envolvidas na Inclusão Social;
● Um Árbitro Formado em Curso com a Carga Horária da Confederação Brasileira de Futebol e pertencente ao quadro de Árbitro da mesma;
● 10 Árbitros formados no quadro da FBF – Federação Bahiana de Futebol com a carga horária exigida pela CBF;
● 40 Árbitros envolvidos com arbitragem a nível Amador;
● 15 Pessoas estudando com Bolsa a Nível Superior.




Hoje, a DBAF possui uma equipe mais consolidada, onde está se preparando para sua expansão, principalmente contando não só com a Direção, mas com um grupo de voluntariado. 

Outra informação que podemos adiantar é o Interesse e contato de Jovens em Outros Estados (fora da Bahia), onde podemos citar: Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará e muito mais. Alguns desses jovens, mediante parcerias, o presidente da DBAF, Rildo Gois, já foi conhecer pessoalmente e consequentemente a família desses jovens, onde mantém contato ativo via meios de comunicação (e-mail, telefone) e redes sociais (facebook, whatsapp).

Diante de Tudo isso que falamos, vamos conhecer mais e Apoiar essa Iniciativa. Vamos aprender praticar a Humildade e estender a mão ao próximo, pois iniciativas de cunho Social e Inclusivo são raras quando atuam firmemente em prol de uma causa... em prol do Bem. Tudo isso pode mudar, com apoio das Demais Instituições e Iniciativas, tanto Públicas como Privadas.

Para quem quiser conhecer mais sobre a Divisão de Base de Árbitros de Futebol -  DBAF: A mesma conta com vários canais divulgação, sendo os Principais:
● Página na rede Social Facebook em nome da DBAF, através do Link https://www.facebook.com/DivisaoDeBaseDeArbitroDeFutebol/
● Website: www.dbaf.com.br, onde são atualizados todas as ações e iniciativas, assim como está abrindo novos espaços também aos futuros parceiros e patrocinadores.
● Além disso, contamos com o Canal no Youtube chamado “DBAF Brasil”, através do link https://www.youtube.com/channel/UC3tW_ryhTCEIFKhYaJ4GA7Q, onde são postados vídeos e outros materiais sobre a Iniciativa.



Diante de Tudo isso que falamos aqui nesse post, podemos demonstrar o grande potencial que possui o Futebol. Não podemos pensar apenas em Jogadores, fortunas e passes valiosos de jogadores, mas sim de estender a mão ao próximo e apoiar quem realmente mais necessita, ou seja, apoiar crianças e jovens a realizarem o seu sonho (que pode ser dos mais diversos), assim como a população oriunda das camadas mais baixas da sociedade.


Fontes de Dados :

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados