Assim
como na cidadania, o Esporte
tem sua trajetória antiga e sua evolução vem acompanhando a própria evolução da
humanidade no decorrer dos séculos. Na escola, o Esporte já foi utilizado nas
aulas de Educação Física, como meio de preparar e “descobrir” atletas com alta
capacidade técnica e física para que pudessem representar o País em Esportes
Olímpicos (BRASIL, 1998). O Esporte já foi trabalhado na escola em prol da aptidão
física e do alto rendimento, do qual possuía uma visão puramente biologicista e
esportivista. Enquanto, o desenvolvimento cognitivo e do ser humano integral,
ficava por conta das demais disciplinas da grade curricular.
“Considera-se esporte as práticas em que são
adotadas regras de caráter oficial e competitivo, organizadas em federações
regionais, nacionais e internacionais que regulamentam a atuação amadora e a
profissional” (BRASIL, 1998, p.70). Portanto, envolvem condições espaciais
favoráveis para obter o máximo de desempenho, para este fim, necessita-se de
equipamentos de ponta como campos, piscinas, bicicletas, pistas, ringues,
ginásios etc. A mídia tem valor significativo para favorecer a sua apreciação
por um diverso contingente de grupos sociais e culturais, através da divulgação
por diversos meios de comunicação. Por exemplo, os Jogos Olímpicos, a Copa do
Mundo de Futebol ou determinadas lutas de boxe profissional são vistos e
discutidos por um grande número de apreciadores e torcedores (BRASIL, 1998).
Atualmente, na
Educação Física escolar o Esporte vem sendo trabalhado nas aulas de Educação
Física de maneira inclusiva, visando o convívio social, a solidariedade, a
cooperação, a disciplina, o respeito, etc. Segundo Kunz (1994, p.119): “O
esporte ensinado nas escolas enquanto cópia irrefletida do esporte competição
ou de rendimento, só pode fomentar vivências de sucesso para uma minoria e o
fracasso ou vivência de insucesso para a grande maioria”. Infelizmente, muitos
professores ainda possuem visão obsoleta, e visam trabalhar o esporte com foco
no alto rendimento e nos resultados, às vezes, adotando até condutas
antidesportivas, deixando de adotar nos treinos, valores morais e éticos que o
Esporte pode trazer para a vida dos discentes. Catunda (2002, p.11) afirma que:
“(...) a Educação Física escolar deve ser alicerçada de uma postura inovadora,
que não permita que os profissionais se acomodem e instiga o rompimento com
paradigmas ultrapassados”.
É sabido que o esporte ajuda a manter o bem-estar e a
autoestima do praticante, contribuindo para uma vida ativa e saudável.
Para praticar esportes
é preciso planejar, experimentar, decidir, relacionar-se com as outras pessoas.
Ao interagirmos com elas por meio de um jogo simples, aprendemos diversos
valores que levamos para nossa vida, entre eles o respeito às regras e ao próximo,
um dos mais exigidos no meio esportivo em geral.
Algumas
atitudes que o esporte pode desenvolver segundo os PCN’s (BRASIL,1998, p. 74):
·
Predisposição
a cooperação e solidariedade (ajudar o outro, dar segurança, contribuir com um
ambiente favorável ao trabalho etc.).
·
Predisposição
ao diálogo (favorecer a troca de conhecimento, não sonegar informações úteis ao
desenvolvimento do outro, valorizar o diálogo na resolução de conflitos,
respeitar a opinião do outro).
·
Predisposição
para a busca do conhecimento, da diversidade de padrões, da atitude crítica em
relação a padrões impostos, do reconhecimento a outros padrões pertinentes a
diferentes contextos.
·
Respeito
a si e ao outro (próprios limites corporais, desempenho, interesse, biotipo,
gênero, classe social, habilidade, erro etc.).
·
Aceitação
da disputa como um elemento da competição e não como uma atitude de rivalidade
frente aos demais.
·
Valorização
do próprio desempenho em situações competitivas desvinculadas do resultado.
·
Reconhecimento
do desempenho do outro como subsídio para a própria evolução, como parte do
processo de aprendizagem (diálogo de competências).
·
Disposição
em adaptar regras, materiais e espaço visando à inclusão do outro (jogos,
ginásticas, esportes etc.).
·
Valorização
do estilo pessoal de cada um.
·
Valorização
da cultura corporal de movimento como linguagem, como forma de comunicação e
interação social.
·
Respeito
a diferenças e características relacionadas ao gênero presente nas práticas da
cultura corporal de movimento.
Com isso, podemos perceber
o quanto o Esporte pode ser importante como ferramenta de ensino-aprendizagem,
assim como a multiplicidade de coisas que o esporte pode agregar favorecer o
desenvolvimento integral do aluno.
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