Cidadania e seus Significados- Parte 2: Ensino do Esporte na perspectiva da Cidadania

Assim como na cidadania, o Esporte tem sua trajetória antiga e sua evolução vem acompanhando a própria evolução da humanidade no decorrer dos séculos. Na escola, o Esporte já foi utilizado nas aulas de Educação Física, como meio de preparar e “descobrir” atletas com alta capacidade técnica e física para que pudessem representar o País em Esportes Olímpicos (BRASIL, 1998). O Esporte já foi trabalhado na escola em prol da aptidão física e do alto rendimento, do qual possuía uma visão puramente biologicista e esportivista. Enquanto, o desenvolvimento cognitivo e do ser humano integral, ficava por conta das demais disciplinas da grade curricular.

 “Considera-se esporte as práticas em que são adotadas regras de caráter oficial e competitivo, organizadas em federações regionais, nacionais e internacionais que regulamentam a atuação amadora e a profissional” (BRASIL, 1998, p.70). Portanto, envolvem condições espaciais favoráveis para obter o máximo de desempenho, para este fim, necessita-se de equipamentos de ponta como campos, piscinas, bicicletas, pistas, ringues, ginásios etc. A mídia tem valor significativo para favorecer a sua apreciação por um diverso contingente de grupos sociais e culturais, através da divulgação por diversos meios de comunicação. Por exemplo, os Jogos Olímpicos, a Copa do Mundo de Futebol ou determinadas lutas de boxe profissional são vistos e discutidos por um grande número de apreciadores e torcedores (BRASIL, 1998).

Atualmente, na Educação Física escolar o Esporte vem sendo trabalhado nas aulas de Educação Física de maneira inclusiva, visando o convívio social, a solidariedade, a cooperação, a disciplina, o respeito, etc. Segundo Kunz (1994, p.119): “O esporte ensinado nas escolas enquanto cópia irrefletida do esporte competição ou de rendimento, só pode fomentar vivências de sucesso para uma minoria e o fracasso ou vivência de insucesso para a grande maioria”. Infelizmente, muitos professores ainda possuem visão obsoleta, e visam trabalhar o esporte com foco no alto rendimento e nos resultados, às vezes, adotando até condutas antidesportivas, deixando de adotar nos treinos, valores morais e éticos que o Esporte pode trazer para a vida dos discentes. Catunda (2002, p.11) afirma que: “(...) a Educação Física escolar deve ser alicerçada de uma postura inovadora, que não permita que os profissionais se acomodem e instiga o rompimento com paradigmas ultrapassados”.

É sabido que o esporte ajuda a manter o bem-estar e a autoestima do praticante, contribuindo para uma vida ativa e saudável.

 Para praticar esportes é preciso planejar, experimentar, decidir, relacionar-se com as outras pessoas. Ao interagirmos com elas por meio de um jogo simples, aprendemos diversos valores que levamos para nossa vida, entre eles o respeito às regras e ao próximo, um dos mais exigidos no meio esportivo em geral.

Algumas atitudes que o esporte pode desenvolver segundo os PCN’s (BRASIL,1998, p. 74):


·               Predisposição a cooperação e solidariedade (ajudar o outro, dar segurança, contribuir com um ambiente favorável ao trabalho etc.).
·               Predisposição ao diálogo (favorecer a troca de conhecimento, não sonegar informações úteis ao desenvolvimento do outro, valorizar o diálogo na resolução de conflitos, respeitar a opinião do outro).
·               Predisposição para a busca do conhecimento, da diversidade de padrões, da atitude crítica em relação a padrões impostos, do reconhecimento a outros padrões pertinentes a diferentes contextos.
·               Respeito a si e ao outro (próprios limites corporais, desempenho, interesse, biotipo, gênero, classe social, habilidade, erro etc.).
·               Aceitação da disputa como um elemento da competição e não como uma atitude de rivalidade frente aos demais.
·               Valorização do próprio desempenho em situações competitivas desvinculadas do resultado.
·               Reconhecimento do desempenho do outro como subsídio para a própria evolução, como parte do processo de aprendizagem (diálogo de competências).
·               Disposição em adaptar regras, materiais e espaço visando à inclusão do outro (jogos, ginásticas, esportes etc.).
·               Valorização do estilo pessoal de cada um.
·               Valorização da cultura corporal de movimento como linguagem, como forma de comunicação e interação social.
·               Respeito a diferenças e características relacionadas ao gênero presente nas práticas da cultura corporal de movimento.


Com isso, podemos perceber o quanto o Esporte pode ser importante como ferramenta de ensino-aprendizagem, assim como a multiplicidade de coisas que o esporte pode agregar favorecer o desenvolvimento integral do aluno.



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