Futebol Escocês acompanhando a Evolução: Lorraine Watson se torna a primeira Árbitra na Liga Escocesa masculina

Na Alemanha o tabu começou a ser quebrado com Bibiana Stenhaus, com a consagração de ser a Primeira Árbitra Mulher da Bundesliga. Agora foi a vez da Escócia quebrar seu tabu com Lorraine Watson.

Aos 32 anos, Lorraine comandou a vitória de 1 a 0 do Edimburgo City sobre o Berwick Rangers, no Ainslie Park, válida pela Segunda Liga Escocesa (League Two), o que equivale à quarta divisão do país. Foi a primeira mulher a apitar uma partida deste nível no país. Ela espera que sua estreia ajude outras mulheres a conquistar eu espaço.

"Quanto mais acontece, mais normal se tornará", disse Watson.

"Quanto mais as pessoas a verem, mais chances de que os jovens chegam e talvez visando um pouco mais alto do que nunca antes".

Watson diz que os jogadores do Ainslie Park, onde o gol de Ashley Grimes deu vitória à City, não fizeram questão de sua estréia.

"Foi brilhante. Não houve nenhuma reação, eles apenas me trataram da mesma forma que qualquer outro árbitro", disse ela à BBC Scotland.

"Quando eles discordaram [com decisões], eles me gritaram do mesmo modo que se fosse um homem no meio.

"Como árbitro, não importa se você é masculino, feminino ou qualquer outra diferença em você, se as equipes e torcedores não estiverem satisfeitos com suas decisões, eles vão retirar algo - e, infelizmente, se você acontecer ser uma mulher, é geralmente o que eles pegam primeiro - e eles farão comentários sobre isso.

"Mas tudo se volta para as decisões tomadas no campo. Se você estiver lá e ter um bom jogo, você terá uma dissidência mínima, exatamente do que qualquer outro seria".

A estreante havia sido escalada como quarta-árbitra em 4 partidas da Euro Feminina 2017 em julho.

"Não é só aconteceu do dia para a Noite”.

Há quatro anos atrás Watson havia bandeirado uma partida do Rangers no estádio Ibrox, apitou no Campeonato Sub-19 Europeu Feminino e na Liga Feminina local, o que a levou à categoria de árbitros em desenvolvimento para a categoria 1 do seu país.

– Todos os árbitros iniciam na categoria 7, são observados em seus jogos e progridem na carreira. Agora estou na categoria de desenvolvimento. Já atuo há 15 anos na arbitragem, então não foi do dia pra noite, foi um longo aprendizado. Espero ter mais jogos na Segunda Liga ainda este ano, ser avaliada e quem sabe chegar na categoria 1. Isso pode me abrir as portas para a primeira divisão.

Na foto abaixo,  a Árbitra Lorraine Watson.









Fontes de Informação:



* Todos direitos reservados aos idealizadores


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados