Árbitra suíça, Esther Staubli, é a primeira mulher apitar competição masculina da FIFA



A FIFA recentemente tem trabalhado para dar mais visibilidade e importância às mulheres no futebol e em alinhamento com seu projeto de desenvolvimento do futebol feminino acabou de quebrar mais uma barreira no esporte. A árbitra suíça de 38 anos, Esther Staubli, será a primeira mulher na história a apitar uma competição internacional realizada pela entidade. Ela faz parte do quadro FIFA desde 2006.




Esther comandou no ultimo 14/10 uma partida entre as seleções do Japão e da Nova Caledônia no Mundial Sub-17 da FIFA 2017, realizado na Índia. A partida ocorreu no estádio Vivekananda Yuba Bharati Krirangan, na cidade de Kolkata. Ela é uma das sete mulheres selecionadas pela comissão de arbitragem da FIFA para esta competição, junto com outros homens. Os trabalhos para o torneiro incluíram um seminário, sessões teóricas em sala de aula e práticas no campo de jogo.

É uma grande oportunidade de homens e mulheres, juntos, trocarem experiências e unirem forças em prol do desenvolvido da arbitragem, discutindo sobre a interpretação, posicionamento em campo e a tomada de decisão. Ambos tendem a ganhar. Com poucas competições femininas de alto nível pelo mundo, estas oportunidades são cruciais para preparar as árbitras para o Mundial Feminino de 2019. É um grande passo para elas alcançarem o alto nível na arbitragem.

A escolha das árbitras para um torneio masculino é consequência de um programa educacional que o departamento de arbitragem da FIFA iniciou em 2016. Os resultados positivos observados nas sessões de preparação conjunta mostraram que a hora chegou para a elite feminina atuar em competições com seus colegas homens.
Três brasileiros estão entre os convocados para o torneio e é o provável trio que devem ir para a Copa do Mundo 2018 na Rússia, o mesmo da última Copa do Mundo: Sandro Meira Ricci, Emerson Carvalho (SP) e Marcelo Van Gasse (SP). No entanto, nenhuma mulher brasileira foi convocada. Entre as sulamericanas está a uruguaia Claudia Umpiérrez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados