O Árbitro de Futebol: O profissional maquiado de Vilão - Parte 1


No mundo do futebol, diante de um duelo de 90 minutos, há um duelo entre 22 jogadores (11 para cada lado), tentando um deles, sair vitoriosos. Como sabemos,  ganha quem fazer mais gol. Além desses, o espetáculo tem uma gama de torcedores assistindo esses e alguns mediadores, ou seja, a equipe de arbitragem. Essa equipe normalmente é composta de 5 profissionais (seja no campo e no futsal – sendo que futsal muda o número de jogadores e possui suas próprias regras).
As pessoas em geral (imprensa,dirigentes,técnicos,torcedores) criticam muito a forma que os árbitros punem um atleta dentro do campo de jogo, sempre sendo ele o vilão da história mas nunca pararam para pensar ao menos se imaginou estar no lugar daquele que está ali para fazer cumprir as regras do jogo.
O que nós árbitros temos como defesa?
O CA (cartão amarelo) e o CV(cartão vermelho) tem um fator muito importante dentro de uma partida onde com que o árbitro consegue advertir um atleta que descomprimir a regra de jogo e mais que isso fazer com que os atletas tenham mais respeito ao seu companheiro e adversários, mas por quê?
Como pesquisas recentes apontaram após os árbitros começaram a ter um rigor maior e apresentarem mais cartões os atletas estão cada vez mais disciplinados cometendo menos faltas e tendo mais bola em jogo que é a prioridade para  ter um espetáculo atraente a todos. Não só o espetáculo ganha um novo charme, mas a aplicação dessas penalidades (cartões CA e CV), estão levando os jogadores a serem conscientes, tendo maior respeito aos seus adversários,  bem como sendo prudentes para não prejudicar sua equipe.

Dessa forma, temos que ter em mente que o árbitro não é um vilão maldito que veio ai para prejudicar o espetáculo, mas sim mediar e fazer que as regras sejam cumpridas. Ele é ser humano, pode errar sim e precisa ser compreendido e menos criticado. Atire a primeira pedra quem nunca errou... Lógico que ele não vive de erros e tem que acertar o máximo possível  e, tem hoje como seu parceiro,em algumas competições, que deve ser aproveitado, o árbitro de vídeo. Mais uma ferramenta que veio ai para agregar.




OBS: Texto redigido em colaboração com o Oficial de Arbitragem da Federação Paranaense de Futebol de Salão, o Árbitro Paulo Henrique Soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados