Das Histórias da Vida: Árbitra Bahiana - Karolina Silva - buscando a Superação em busca da Realização de um Sonho

            A Equipe do Blog Além do Apito traz hoje uma belíssima história, envolvendo sonhos, superação, futebol e arbitragem.

            Karolina Silva Brito, da Cidade de Brumado BA (cidade próxima a Vitória da Conquista) nos contou um pouco de sua história de vida e tudo “Além do Apito” até o seu sonho de Ser Árbitra de Futebol.

            Desde pequena, Karolina sempre gostou de esportes (pai, mãe e alguns irmãos desportistas).  Se formou aos 18 anos, mas tinha vontade de seguir carreira no esporte, porém tinha vontade, mas faltava coragem.

            Em 2002 fez um Curso de Arbitragem em Guanambi BA. Além disso, Karol jogava muito bem futebol e pratica o esporte até hoje.

            Karol começou a perceber que o Horizonte que ela tinha ali era muito pequeno em vista do que almejava. Então, mudou-se para Salvador BA com intuito de se inscrever na Federação Bahiana de Futebol para ser Árbitra. Chegando lá na cidade não foi o que aconteceu: pelo seu talento no esporte, foi desviada ao futebol como jogadora (onde adquiriu experiências muito válidas), porém seu sonho de ser árbitra estava cada vez mais distante. Como jogadora, foi duas vezes vice campeã bahiana, tendo até a oportunidade de jogar o brasileiro. Ganhou várias coisas, dente as principais estão as amizades conquistadas, ressaltou Karol.

            Em 2012 a vida tomou outro rumo e por motivo de força maior, Karol voltou de Salvador à sua terra, devido sua mãe estar adoentada na época. Era para ser um período curto, mas acabou ficando.

            Esse retorno culminou em novos caminhos e horizontes, tudo dentro do seu devido tempo. O melhor: Karol voltou a se inserir no meio e retornou a trabalhar com Arbitragem. O sonho de entrar para a Federação Bahiana de Futebol como Árbitra que havia morrido, voltou a se acender novamente.

            Aos 32 anos, Karol foi convidada a participar do campeonato Intermunicipal como árbitra (campeonato de grande expressão no estado, com 64 equipes). E não par ou por ai. A vontade de realizar o seu sonho continuou cada vez mais forte.

            Karol voltou a estudar, se apaixonando pela área de educação física, área onde cursou sua graduação e a dedicação na busca de uma oportunidade continua maior a cada dia. Karol ressalta que busca a cada dia ser uma pessoa e profissional melhor, aberta a críticas e sugestões, visando melhorias a sua vida e carreira.

            A oportunidade que sonhou vai ter em 2018. Fui convocada para a realização de testes físicos pela Federação Bahiana de Futebol, nos conta Karol.

            Apesar de todas minhas dificuldades, estou me dedicando ao máximo, pois uma oportunidade dessa, depois de tudo, ainda mais com o atual cenário feminino nacional, só tenho a agradecer por tudo e todos que confiam em mim e meu trabalho.

           Em Brumado, Karol tem atuado como árbitra em finais e semi-finais de campeonatos, onde citamos o campeonato adulto-juvenil 2017, juntamente com uma amiga.

            Em novembro de 2017, Karol foi uma das participantes  do Simpósio Nacional de Arbitragem Feminina de Futebol, promovido pela AEBA – Associação de Árbitros do Estado da Bahia, que ocorreu em Salvador. A finalidade não foi apenas em uma simples participação, mas ouvir e adquirir conhecimento com pessoa se grande expressão no cenário atual. Trata-se de Dr Marta Magalhães, grande profissional da psicologia esportiva; Ana Paula com toda sua experiência dentro e fora de campo, atual Inspetora de Arbitragem; uma das grandes destaques Fifa na atualidade, Árbitra Regildenia de Holanda com sua garra e determinação, nos trazendo experiências; Renata Ruel de SP, além de uma grande Árbitra conhece muito sobre o ramo esportivo em geral, nos trouxe muitos conhecimentos a serem aplicados em nosso dia a dia; Janette Arcanjo, com sua experiência dentro e fora de campo deu um show; e não posso deixar de falar da nossa querida Tania Regina, da FBF, que conhece muito de futebol e arbitragem, contribuindo muito com experiências ao longo de sua carreira, dentro e fora de campo, fato que é assessora CBF e da FBF, representando nós mulheres lá, com muita dedicação e competência.  Além disso, não posso deixar de falar de todos os/as colegas que participaram deste evento, pois foi muito precioso e grandioso para nós mulheres, tão discriminadas no meio, ressaltou Karol.


            Para encerrar, Karol agradece a tudo e todos que a auxiliaram até o momento e ressalta que: Essas oportunidades valem ouro, mas a essa que a Federação Bahiana de Futebol está me proporcionando, não é apenas uma simples oportunidade e sim uma Chance para eu mostrar que eu posso ser melhor do que eu sou a cada dia. Só me resta a agradecer a todos(as)!



                                                   Na Foto - A Árbitra Karolina (Karol) - arquivos pessoais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados