Em defesa da Mulher no Futebol como um Todo

            Como sabemos, o Brasil é meramente conhecido pelo País do Futebol. Diante de um mundo futebolístico onde é lamentável afirmar, mas é a triste realidade que o machismo impera, os olhares são voltados em grande percentual ao futebol masculino, a mulherada anda fazendo bonito diante de todas as situações adversas, sem baixar a cabeça.


            Nada que estamos falando é novidade, mas precisamos mudar esse pensamento.
            As Instituições competentes do Futebol evoluíram ao longo dos anos e estão evoluindo a cada dia tanto no apoio e dedicação ao Futebol Feminino quanto à Arbitragem Feminina. Parabenizamos todas por essas ações e cremos que firmes e fortes nessa luta, aos poucos essa realidade está mudando e pode mudar mais ainda.
            Não vamos entrar em detalhes na história do Futebol no Brasil e sua Evolução, mas hoje podemos afirmar que, nos últimos anos, os olhares mudaram muito, porém precisa mudar mais ainda.
            Lamentavelmente, ainda nos dias de hoje, ouve-se dizer: sai dai, vai lavar louça, vai cuidar da casa... etc, etc, etc e etc.... Lugar de mulher é em casa, não nos gramados, nas quadras, nas praias.. enfim... e tantas outras coisas absurdas que vemos e ouvimos.
            Não podemos mais nos dias de hoje admitir comentários desse tipo, com tanto rancor e discriminação, falta de respeito e olhares negativos quanto à atuação da mulher quanto ao ramo futebolístico com o um todo. Também não podemos admitir o descaso de algumas iniciativas (não são todas, são minorias, mas existem) que se tem um problema com um profissional do sexo masculino resolvem em pouco tempo, mas se é com uma mulher, enrolam, enrolam, enrolam... até que resolvem no meio de pressão.
            Absurdo isso né? Muito!
            O Futebol Feminino precisa ainda, apesar de tantos avanços, ter um olhar diferente e ser tratado como precisa, mas não com os mesmos olhos do futebol masculino. Estamos em uma época de transição sim e há uma diferença biológica sim, mas isso não é empecilho para a mulher ser descartada definitivamente do ramo de atuação. O que se tem são dedicação, reflexos, amor pelo que faz e tantos outros fatores. Para isso não importa se você é homem ou mulher... ninguém é melhor do que ninguém. Se você é competente, dedicado, qualificado, porque não dar oportunidades se é mulher e não homem. Que diferença faz isso?
            Há espaço sim para a mulher, não só no futebol, mas em todos os esportes, bem como a arbitragem e isso já está mais que comprovado. Precisa-se de APOIO e INVESTIMENTOS!  Além disso, falta também: Mais mulheres, Mais oportunidades, Mais qualificação, Mais União, Mais respeito. Talvez muitas mulheres não ingressam no ramo não por falta de interesse, mas sim por falta de motivação por conhecer a triste realidade e ficam com medo de estar perdendo tempo e não ter o devido reconhecimento.
            Acreditamos que trabalhando, abrindo a mente das pessoas, mostrando que a diferença biológica não é um fator que deve ser medidor de espaços essa realidade pode mudar SIM.
            Acreditamos que as Instituições a cada dia vão investir mais e incentivar mais as mulheres a ingressar no ramo esportivo, mais especificamente no futebol e na arbitragem, além de outros esportes e jamais baixar essa bandeira. Como falamos anteriormente, já evoluiu muito, mas precisa-se evoluir mais ainda!
            Acreditamos também, mas é difícil que, as pessoas mudem seus conceitos e sejam menos preconceituosas quanto à mulher atuando no ramo e parem e quebrem essa barreira que existe. Vamos apoiar em vez de criticar. Vamos ensinar em vez de chamar de burra ou qualquer outra ofensa. Vamos ser humanos e trata-las como humanas e com o devido tratamento e valor como realmente merece. Afinal, ninguém está para brincar e sim para fazer o que realmente gosta e ama, com tanto zelo e dedicação.




            Finalizamos esse post reforçando e Parabenizando todos que lutam por um esporte mais justo e igualitário, que incentivam e trabalham a cada dia para a mulher para não desistir em meio a esse preconceito e sim investir em suas carreiras e buscar o seu devido espaço. Parabenizamos instituições como um todo, em todas as hierarquias, seja qual for seu ramo de atividade ou natureza, bem como pessoas apoiadoras. Vocês fazem a diferença e com união e dedicação os tabus aos poucos são quebrados e chegaremos lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados