Futebol e a Regra 11: Impedimento - Parte 2 - Infração de Impedimento


            Um jogador em posição de impedimento no momento em que a bola for jogada ou tocada por um companheiro de equipe só deve ser punido se participar ativamente do jogo:
          Interferindo no jogo ao jogar ou tocar na bola, passada ou tocada por um companheiro ou;
          Interferindo em um adversário de uma das seguintes maneiras:
> Impedindo um adversário de jogar ou de poder jogar a bola ao obstruir claramente sua linha de visão ou;
> disputando a bola com o adversário ou;
> tentando claramente jogar a bola que se encontre próxima de si e quando essa ação causar impacto no adversário ou;
> Praticando uma ação óbvia que tenha impacto claro na possibilidade de o adversário jogar a bola.
Ou
          Ganhando vantagem da posição de impedimento por jogar a bola ou interferir em um adversário, quando a bola haja sido:
> Desviada ou rebotada em um dos postes ou no travessão da meta, em um oficial de arbitragem ou em um adversário;
> Jogada por um adversário para fazer uma defesa deliberada (impedir que a bola entre em sua meta).
(Explicação – O(s) texto(s) acrescentado(s) e que está/estão em negrito visa(m) a tornar claro que: quando a bola toca em oƒicial de arbitragem e o jogador que a recebe já se encontrava em posição de impedimento, deve ser punido).

           Um jogador em posição de impedimento que receber a bola jogada deliberadamente por um adversário (exceto quando se tratar de uma defesa deliberada), não deve ser punido (não ganha vantagem).
            Uma “defesa deliberada” se caracteriza quando um jogador deliberadamente joga ou tenta jogar a bola que vai em direção ou que está muito próxima de sua meta, com qualquer parte do corpo, exceto com as mãos, a menos que seja o goleiro em sua própria área de pênalti.
(Explicação – O(s) texto(s) acrescentado(s) e que está/estão em negrito visa(m) a tornar mais clara a deƒinição de defesa deliberada).

Situações:
            Quando um jogador, em posição de impedimento, se move dessa posição ou fica parado nessa posição no caminho de um adversário que estiver indo para a bola e interfere em seu deslocamento, comete uma infração de impedimento, se impacta na possibilidade do adversário jogar ou disputar a bola; quando um jogador se move no caminho de um adversário e impede seu deslocamento (por exemplo, bloqueia o adversário), a infração deve ser punida com base na regra 12.
            Quando um jogador, em posição de impedimento, se movimenta em direção à bola com intenção de jogar a bola e é impossibilitado por um adversário antes de jogar ou tentar jogar a bola ou disputar a bola com um adversário, a falta deve ser punida porque ocorreu antes de uma infração de impedimento.
            Quando uma infração for cometida contra um jogador que estiver em posição de impedimento e que já esteja jogando ou tentando jogar a bola ou disputando a bola com um adversário, o impedimento deve ser punido, porque ocorreu antes da falta.

(Explicação – O(s) texto(s) acrescentado(s) e que está/estão em negrito visa(m) a tornar claras as situações: a) em que um jogador em posição de impedimento, mesmo estando distante da bola, pode cometer uma infração, se impacta na possibilidade do defensor jogar ou disputar a bola; b) que uma infração pode ser cometida em um jogador que esteja em posição de impedimento).





 Vamos dar continuidade ao nosso Estudo da Regra 11 do Impedimento na Etapa 3 através do Link: https://blogalemdoapito.blogspot.com.br/2018/02/futebol-e-regra-11-impedimento-parte-3.html


 Texto completo disponibilizado no Livro de Regras 2017/2018. Para Visualizar o Livro, Clique no Link:

           Todos direitos reservados aos seus Idealizadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados