Futebol Hondurenho quebrando Tabus - Arbitragem nos genes de Melissa Borjas


Melissa Borjas, a primeira mulher a arbitrar um jogo no primeiro vôo dos homens hondurenhos
Officiado na Copa do Mundo Feminina da FIFA Canadá 2015
Próximo objetivo: França 2019



As carreiras de muitas mulheres futebolistas internacionais começaram da mesma forma: jogando ao lado de meninos porque não havia equipes para meninas disponíveis. Melissa Borjas não é exceção, mesmo que seu papel no jogo seja bastante diferente agora; ela é um árbitro, não um jogador.

"Um dos meus tios foi um árbitro assistente, então eu tenho isso em meus genes, por assim dizer", disse ela ao FIFA.com com um sorriso. "Eu costumava jogar futebol por diversão, aproveitar o momento e relaxar com meus amigos. Mas meu tio começou a perguntar se eu queria tentar arbitrar, dizendo que eu poderia gostar".

O fato de Borjas ter se tornado o primeiro árbitro feminino a oficiar uma partida no primeiro vôo hondurenho - a Liga Nacional de Futebol Profissional de Honduras - mostra o quão certo ele estava.

"Foi um grande gesto da minha federação e do departamento de arbitragem para me dar a oportunidade", disse o jogador de 31 anos. "Antes de começar minha carreira" doméstica ", eu já era um árbitro da FIFA e tive experiência internacional em torneios da Fifa, torneios da CONCACAF e jogos amigáveis ​​internacionais - mas nada no meu país".

Tudo começou a mudar graças à influência das plataformas de redes sociais: "As pessoas começaram a perguntar on-line:" Por que Melissa é tão importante fora de Honduras, mas não em casa? Você deve dar uma partida. Então, veremos qual é a diferença é e por que ela é tão boa no jogo internacional ". Então, a federação me deu a oportunidade e eu consegui meu jogo. Depois, não havia dúvida entre meus colegas, instrutores e em mídias sociais que eu poderia permanecer na divisão superior ".

O trabalho duro de Borjas também abriu o caminho para que outras mulheres seguissem seus passos em arbitragem, mesmo que ela não se considerasse um modelo. "Eu não gosto de ser o centro das atenções", disse o modesto Hondurenho modestamente. "Mas se eu puder envolver mais mulheres em arbitragem, seja assim. Para mim, isso é ótimo".
Ela prefere concentrar sua atenção em seu próprio papel como árbitro e as decisões que ela tem que marcar no campo. Pois, como é o caso entre todos os funcionários, Borjas constantemente precisa provar a si mesma uma e outra vez.

"Há sempre alguns jogadores que tentam me intimidar", disse ela, sorrindo. "Eu nunca estou desrespeitado pelos jogadores. Eu simplesmente deixo de falar, como se dissesse: não estou discutindo mais com você. Eu sou uma pessoa respeitosa e você não está". Estranhamente, quando paro de falar, eles começam a descobrir como devem se comportar.

Borjas também está ciente de que seus níveis de aptidão estão sujeitos a um exame intenso: "Quando tomo uma decisão difícil, eles dizem:" Ei Melissa, você estava no meio-campo, então, como você pode tomar uma decisão por algo que aconteceu dentro da área de penal? " Então eu respondo: "Eu não estava no meio do campo, estou aqui atrás de você. Por que você acha que tem que questionar minha decisão? Você acha que eu não estou em forma?" Às vezes, os árbitros são mais aptos do que os jogadores. É engraçado. Obviamente, homens e mulheres são diferentes, mas sempre se resume à sua aptidão em primeiro lugar. Preparamos para isso. Basta olhar para alguns dos exercícios que fazemos em nossos seminários. É difícil. Mas você precisa estar pronto. "
Estar preparado para o próximo desafio é realmente crucial, e é um hábito que irá manter Borjas em bom lugar antes do seu próximo objetivo de arbitragem na Copa do Mundo Feminina da FIFA França 2019 ™.

O jogo mais especial de sua carreira
"Eu nunca vou esquecer meu primeiro jogo em uma Copa do Mundo. Foi no Canadá 2015, no Equador contra o Japão. Foi uma surpresa muito agradável receber o compromisso para a Copa do Mundo. Eu nunca esquecerei essa partida porque eu era o primeiro árbitro hondurenho - masculino ou feminino - para se encarregar de um jogo da Copa do Mundo ".

Tradução automática realizado pelo Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados