Significado na Regra do Futebol - Falta Tática: Ataque Promissor e Clara Oportunidade de Gol


Falta tática é quando o jogador ao cometer uma infração causa um prejuízo ao adversário.

Ataque promissor é a possibilidade de criar um gol.
Quando um jogador impede um ataque promissor fora de sua área será advertido com cartão amarelo;
Se o jogador impede um ataque promissor dentro de sua área penal  não deverá ser punido com cartão amarelo, se a falta for cometida tentando jogar a bola;
Se  o jogador impede um ataque promissor dentro de sua da área penal deverá ser punido com cartão amarelo, nas seguintes situações: segurar, agarrar, empurrar, colocar a mão na bola ou não tentar jogar a bola.

Clara oportunidade de gol é a possibilidade de marcar um gol.
Quando um jogador impede uma clara oportunidade de gol fora de sua área penal deve ser punido com cartão vermelho;
Se o jogador impede uma clara oportunidade de gol dentro sua área penal não deverá ser punido com cartão vermelho, se a falta for cometida tentando jogar a bola;
Se o jogador impede uma clara oportunidade de gol dentro de sua área penal deverá ser punido cartão vermelho, nas seguintes situações: segurar, agarrar, empurrar, colocar a mão na bola ou tentar jogar a bola.

Vejamos exemplos:
Video 1: Falta tática cometida fora da área, o jogador segura o adversário impedindo uma clara oportunidade clara de gol - cartão vermelho.

Vídeo 2: Falta tática cometida dentro da área, o jogador disputa a bola com o adversário impedindo uma clara oportunidade de gol - cartão amarelo.

Vídeo 3: Falta tática cometido dentro da área, o jogador disputa a bola com o adversário impedindo um ataque promissor,  de acordo com o novo texto do livro de regra 2017/18 não há punição disciplinar.

Vídeo 4: Falta tática cometido dentro da área, a jogadora segura sua adversária impedindo uma clara oportunidade de gol. Neste caso a punição é cartão vermelho, e se essa infração ocorrer fora da área mantém-se a mesma punição.



Fonte: CBF – Padrão de Arbitragem
Todos os direitos reservados aos seus idealizadores.

3 comentários:

Links Recomendados