Noticia na Mira: Fique por dentro das Principais Mudanças das Regras do Jogo 2018-19


A Confederação Brasileira de Futebol-CBF, por meio de sua Comissão e Escola de Arbitragem vem informar-lhes, abaixo, as mudanças introduzidas nas regras do futebol pela International Football Association Board-IFAB e que serão aplicadas, a partir de 18.07.2018, em todas as partidas das competições coordenadas pela entidade.
Sempre que for necessário, especialmente em relação às alterações que impactam diretamente no desenvolvimento do jogo, será feita uma NOTA EXPLICATIVA, de modo a facilitar a compreensão e propiciar uniformidade de aplicação das regras.
As reticências significam que os demais dispositivos das regras, anteriores ou posteriores ao acrescentado ou alterado, estão mantidos.
Sempre que um período ou oração, parte dele ou palavra estiver sublinhada significa que a correspondente matéria foi acrescentada ou alterada.


REGRA 1 – O CAMPO DE JOGO
• Dimensões
As medidas do campo e de suas áreas internas devem ser feitas a partir da parte final externa das respectivas linhas, pois tais linhas fazem parte integrante do campo e das áreas que delimitam.
·         A marca do tiro penal é feita a partir do seu centro até a parte extrema da linha de meta.

  1. Área Técnica
As áreas técnicas são para os jogos disputados em estádios que oferecem lugares sentados para os jogadores, jogadores substitutos, jogadores substituídos e oficiais de equipes e devem respeitar as seguintes diretrizes:

  1. Publicidade comercial
É proibido qualquer tipo de publicidade comercial, real ou virtual, no campo de jogo, no espaço delimitado pelas redes das metas, nas áreas técnicas ou na área de revisão do árbitro-ARA (RRA) e a menos de um metro das linhas delimitadoras do campo, desde o momento em que as equipes entram no campo de jogo e até saírem para o intervalo e desde o momento em que regressam, após o intervalo, até ao final do jogo. Em particular, é proibido o uso de qualquer tipo de publicidade nas metas, redes de metas, postes e bandeiras de canto, onde nenhum tipo de equipamento (câmaras, microfones, etc.) pode ser fixado.

  1. Árbitros Assistentes de Vídeo – AAVs (VARs)
Em partidas que haja AAV’s (VAR’s), deve existir uma sala de operação de vídeo-SOV (VOR) e pelo menos uma área de revisão de árbitro-ARA (RRA).

Sala de Operação de Vídeo-SOV (VOR)
A SOV (VOR) é o local onde o árbitro assistente de vídeo-AAV (VAR), o assistente do AAAV (AVAR) e o operador de replay-OR (RO) trabalham; pode estar dentro/perto do estádio ou em local mais distante. Somente pessoas autorizadas podem entrar na SOV (VOR) e se comunicar com o AAV (VAR), AAAV (AVAR) e com o OR (RO), durante a partida.
Um jogador, um substituto ou um substituído que entrar na SOV (VOR) será expulso; um oficial de equipe que entrar na SOV (VOR) será expulso e retirado da área técnica.

Área de revisão de árbitros-ARA (RRA)
Em partidas que haja AAV’s (VAR’s) deve existir pelo menos uma área de Revisão de Árbitros-ARA (RRA), onde o árbitro realiza as “revisões em campo”-RC (OFR). A ARA (RRA) deve ser:
·         Em um local visível e fora do campo de jogo
·         Claramente marcada (delimitada)
Um jogador, um substituto ou substituído que entrar na ARA (RRA) será advertido com CA; um oficial da equipe que entrar na ARA (RRA) deve ser advertido.

REGRA 3 – OS JOGADORES
  1. Número de substituições
Competições oficiais
·         Quando um substituto adicional puder ser usado em partidas que forem para prorrogação, essa substituição adicional poderá ser feita independentemente de a equipe já ter usado ou não o número total de substitutos permitidos.
Nota explicativa: Trata-se da possibilidade de ser feita uma 4ª substituição, antes do início ou durante as prorrogações, quando utilizadas como critério de desempate.

Outros jogos
Em jogos de seleções nacionais “A”, só podem ser relacionados no máximo doze (12) substitutos e só podem ser feitas no máximo seis (06) substituições, desde que: (...)

REGRA 4 – O EQUIPAMENTO DOS JOGADORES
  1. Outro equipamento
Comunicação eletrônica
Não é permitido aos jogadores (inclusive substitutos, substituídos e jogadores expulsos) o uso de quaisquer equipamentos eletrônicos ou sistema de comunicação (exceto quando o EPTS – Sistema Eletrônico de Desempenho e Rastreamento é permitido). O uso de qualquer forma de comunicação eletrônica por oficiais da equipe é permitido quando se relacionar diretamente com o bem-estar ou segurança dos jogadores ou por razões táticas, mas somente equipamento pequeno, móvel e portátil (por exemplo: microfone, fone de ouvido, smartphone, smartwatch, tablet, laptop). Um funcionário de equipe que usar equipamentos não autorizados ou que se comportar de maneira inadequada, como resultado do uso de equipamentos eletrônicos ou de comunicação, será expulso da área técnica.

Sistema Eletrônico de Desempenho e Rastreamento (EPTS)
Onde WT – Wearable Wecnologia fizer parte dos sistemas eletrônicos de desempenho e rastreamento (EPTS) e for usado em competições oficiais da FIFA, Confederações e Associações Nacionais, o organizador da competição deve garantir que o equipamento de tecnologia usado não é perigoso para os jogadores e devem conter a seguinte marca (selo): (IMS – International Match Standard)
Onde o sistema eletrônico de acompanhamento e desempenho (EPTS) for usado (sujeito a acordo entre a associação nacional de futebol e o organizador da competição), o organizador da competição deve assegurar que as informações e dados transmitidos pelo EPTS à área técnica durante o jogo em partidas de competições oficiais são confiáveis e precisas.
Um padrão profissional foi desenvolvido pela FIFA e aprovada pela IFAB, a fim de apoiar os organizadores da competição com o processo de aprovação de sistemas confiáveis ​​e precisos de desempenho e rastreamento eletrônico.
A norma profissional será implementada no período de transição até 1 de junho de 2019. O seguinte selo (marca) indica que um dispositivo / sistema EPTS foi oficialmente testado e cumpre os requisitos de confiabilidade e precisão dos dados para o futebol(FIFA QUALITY).

  1. Slogans, declarações, imagens e publicidades
O equipamento não pode conter qualquer mensagem política, religiosa ou pessoal. Os jogadores não podem exibir roupa interior com slogans, declarações ou imagens políticas, religiosas, pessoais ou de publicidade, além do logotipo do fabricante. Se for cometida qualquer infração, o jogador e/ou a equipe serão punidos pela entidade de organização da competição, pela respectiva Associação Nacional ou pela FIFA.

Princípios
A regra 4 aplica-se a todos os equipamentos (incluindo roupas) usados pelos jogadores, substitutos e jogadores substituídos; seus princípios também se aplicam a todos os oficiais de equipe que estiverem na área técnica
Os seguintes elementos são (usualmente) permitidos:
·         Número do jogador, nome, emblema da equipe / logotipo, slogans de iniciativas / emblemas que promovem o futebol, respeito e integridade, bem como qualquer publicidade permitida pelo regulamento da competição ou federação nacional, confederação ou regulamentos da FIFA
·         Os fatos de uma partida: equipes, data, competição / evento, local
·         Palavras de ordem, declarações ou imagens permitidas devem ser limitadas à frente da camisa e / ou braçadeira
·         Em alguns casos, o slogan, declaração ou imagem só pode aparecer na braçadeira do capitão

Interpretando a Regra
Ao interpretar se um slogan, declaração ou imagem é permissível, deve-se levar em conta a Regra 12 (Faltas e Incorreções), que exige que o árbitro tome medidas contra um jogador que seja culpado de:
·         Usar linguagem e / ou gestos ofensivos, insultantes ou abusivos
·         Gesticular de maneira provocativa, irrisória ou inflamatória
·         Qualquer slogan, declaração ou imagem que caia em qualquer uma dessas categorias não é permitida.
·         Enquanto ações "religiosas" e "pessoais" são relativamente fáceis de definir, as "políticas" são menos claras. Assim, os slogans, afirmações ou imagens relacionadas ao seguinte, não são permitidas:
·         Qualquer pessoa (s), viva ou morta (a menos que seja parte do nome oficial da competição)
·         Qualquer partido / organização / grupo político local, regional, nacional ou internacional, etc.
·         Qualquer governo local, regional ou nacional ou qualquer um dos seus departamentos, escritórios ou funções
·         Qualquer organização que seja discriminatória
·         Qualquer organização cujos objetivos / ações possam ofender um número notável de pessoas
·         Qualquer ato / evento político específico
·         Ao comemorar um evento nacional ou internacional significativo, as sensibilidades da equipe adversária (incluindo seus apoiadores) e do público em geral devem ser cuidadosamente consideradas.
·         As regras da competição podem conter restrições / limitações adicionais, particularmente em relação ao tamanho, número e posição dos slogans permitidos, declarações e imagens. Recomenda-se que as questões relativas a slogans, declarações ou imagens sejam resolvidas antes de uma partida / competição iniciar.

  1. Infrações e sanções
Por qualquer infração a esta Regra, o jogo não deve necessariamente ser interrompido e o jogador infrator:
·         Deve ser instruído pelo árbitro a deixar o campo de jogo para corrigir o seu equipamento;
·         Deve deixar o campo de jogo na primeira interrupção do jogo, a menos que já tenha corrigido o seu equipamento.
Um jogador que deixar o campo de jogo para corrigir ou trocar seu equipamento deve:
·         Ter seu equipamento checado por um oficial da arbitragem, antes de ser autorizado a regressar ao campo de jogo;
·         Aguardar a autorização do árbitro (que pode ser dada com a bola em jogo).
Um jogador que regressar ao campo de jogo sem autorização deve ser advertido com Cartão Amarelo e se o jogo for interrompido pelo árbitro, seu reinício ocorrerá com um tiro livre indireto contra a equipe do infrator, do local em que a bola se encontrava no momento da paralisação do jogo, a menos que tenha havido interferência, caso em que um tiro livre direto (ou pênalti) será concedido no local da interferência.

REGRA 5 – O ÁRBITRO
  1. Árbitro assistente de vídeo (VAR)
O uso de Árbitros Assistentes de Vídeo-AAVs (VARs) só é permitido quando o organizador da partida / competição tiver cumprido todos os requisitos do protocolo de implementação (conforme estabelecido na brochura AAV (VAR) e tenha recebido permissão por escrito da IFAB e da FIFA.
O árbitro só deve ser assistido por um árbitro assistente de vídeo AAV (VAR) em caso de "erro claro e óbvio" ou "grave incidente não visto" em relação a:
·         Gol/não gol
·         Pênalti/não pênalti
·         Cartão vermelho direto (não segunda advertência)
·         Identidade equivocada, ou seja, quando o árbitro adverte ou expulsa o jogador errado da equipe infratora
A assistência do árbitro assistente de vídeo-AAV (VAR) estará relacionada ao uso do(s) replay(s) do incidente. O árbitro tomará a decisão final, que pode basear-se unicamente nas informações do AAV (VAR) e/ou nas observações do próprio árbitro, revendo a gravação de replay diretamente ("revisão em campo").
Exceto em caso de "incidente grave não visto", o árbitro (e, quando for o caso, os outros oficiais de arbitragem "em campo") deve sempre tomar uma decisão (incluindo a decisão de não penalizar uma possível falta ou infração); esta decisão não deve ser mudada, a menos que se trate de um "erro claro e óbvio".

Revisões após o reinício do jogo
Se o jogo for interrompido e reiniciado, o árbitro só pode realizar uma 'revisão', e tomar a devida sanção disciplinar, por erro de identidade ou por uma potencial expulsão relacionada a conduta violenta, cuspir, morder ou outra ação extremamente ofensiva, insulto e / ou gesto abusivo.

  1. Equipamento do árbitro
Outros equipamentos
Os árbitros e os outros oficiais de arbitragem “em campo” estão proibidos de usar joias ou qualquer outro equipamento eletrônico, incluindo câmeras.

REGRA 6 – OS OUTROS OFICIAIS DE ARBITRAGEM
Podem ser nomeados para o jogo (...) árbitro assistente de vídeo-AAV (VAR) e até um assistente do árbitro assistente de vídeo-AAAV (AVAR).
O árbitro, os árbitros assistentes, o quarto árbitro, os árbitros assistentes adicionais e o árbitro assistente de reserva são os árbitros “em campo”.
O AAV e o AAAV (VAR e AVAR) são os árbitros de “vídeo” e auxiliam o árbitro de acordo com o protocolo do AAV (VAR), conforme determinado pela IFAB.
À exceção do árbitro assistente de reserva, os demais árbitros “em campo” prestam assistência ao árbitro...
Os oficiais de arbitragem “em campo” ajudarão o árbitro ...

  1. Oficiais de vídeo
Um árbitro assistente de vídeo-AAV (VAR) é um oficial de partida que pode ajudar o árbitro a tomar uma decisão usando a gravação de replay apenas em caso de “erro claro e óbvio” ou “incidente grave não visto” relativo a um gol / não gol, pênalti / não pênalti, cartão vermelho direto (não segunda advertência) ou de identidade equivocada, ou seja, quando o árbitro adverte ou expulsa o jogador errado da equipe infratora
O assistente do árbitro assistente de vídeo-AAAV (AVAR) é um oficial de arbitragem de que ajuda o AAV (VAR) principalmente à:
·         Assistir a filmagem da televisão enquanto o AAV (VAR) está ocupado com uma “checagem” ou uma “revisão”
·         Fazer registro de incidentes relacionados ao AAV (VAR) e de quaisquer problemas de comunicação ou tecnologia
·         Auxiliar a comunicação do AAV (VAR) com o árbitro, especialmente comunicando-se com o árbitro quando o AAV (VAR) estiver realizando uma “checagem” / “revisão", por exemplo para dizer ao árbitro para "interromper o jogo" ou "retardar seu reinício", etc.
·         Registrar o tempo “perdido” quando o jogo estiver parado para uma “checagem” ou uma “revisão”
·         Comunicar informações relevantes sobre uma decisão relacionada ao AAV (VAR)

REGRA 7 – A DURAÇÃO DO JOGO
  1. Intervalo
Os jogadores têm direito a um intervalo entre os dois períodos, que não deve exceder 15 minutos. É permitida uma pequena parada para hidratação (que não deve exceder um minuto) no intervalo da prorrogação.

  1. Recuperação do tempo perdido
Cada período deve ser acrescido do tempo perdido, em razão de:
·         Paradas para hidratação (que não devem exceder um minuto) ou por ordens médicas previstas no regulamento da competição;
·         Paradas relativas ao VAR com “checagens” e “revisões”

REGRA 10 – DETERMINAÇÃO DO RESULTADO DE UM JOGO
  1. Tiros desde a marca penal
Procedimento
·         Se o goleiro já tiver executado uma cobrança, seu substituto só pode executar um tiro na próxima rodada de cobranças


REGRA 11 –  IMPEDIMENTO
  1. Infração de impedimento
Um jogador em posição de impedimento, no momento em que a bola for jogada ou tocada* por um companheiro de equipe, só deve ser punido se participar ativamente do jogo:
*O primeiro momento do contato com a bola - jogada ou tocada - é que deve ser considerado

REGRA 12 – FALTAS E INCORREÇÕES
  1. Tiro Livre Direto
(...)
·         Morder ou cuspir em alguém.
·         Lançar um objeto na bola, adversário ou árbitro, ou fazer contato com a bola segurando um objeto.

  1. Tiro Livre Indireto
(...)
Um tiro livre indireto será concedido à equipe adversária de um jogador que:
(...)
Considera-se que o goleiro tem o controle, a posse de bola quando:
·         Mantiver a bola nas mãos ou quando a bola se encontrar entre sua mão e uma superfície (por exemplo, o chão, seu corpo) ou quando estiver tocando na bola com qualquer parte das mãos ou braços, exceto se a bola rebotar no goleiro ou mesmo depois de fazer uma defesa deliberada;

  1. Medidas Disciplinares
(...)
Vantagem
Se o árbitro aplicar uma vantagem depois de uma falta punível com cartão amarelo ou expulsão, a advertência ou expulsão deve ser aplicada quando a bola estiver fora de jogo, exceto por cortar uma clara oportunidade de gol, quando o jogador deve ser punido com cartão amarelo, por atitude antidesportiva.
(...)

Infrações puníveis com advertência
Um jogador deve ser advertido com cartão amarelo por:
(...)
·         Entrar na área de revisão do árbitro-ARA (RRA)
·         Fazer de modo excessivo o sinal de 'revisão' (tela de TV)
Um substituto ou um jogador substituído deve ser advertido com Cartão Amarelo por:
·         Entrar na área de revisão do árbitro-ARA (RRA)
·         Fazer de modo excessivo o sinal de 'revisão' (tela de TV)
Quando duas infrações isoladas puníveis com cartão amarelo são cometidas (ainda que próximas), devem resultar em duas advertências com cartão amarelo, por exemplo, se um jogador entrar em campo sem a permissão necessária e cometer uma falta temerária ou impedir um ataque promissor com falta ou mão na bola, etc.
Infrações puníveis com expulsão
(...)
·         Morder ou cuspir em alguém.
(...)
·         Entrar na sala de operação de vídeo-SOV (VOR)
Um jogador, um substituto ou um jogador substituído expulso deve deixar os arredores do campo e a área técnica.
  1. Reinício do jogo após faltas e incorreções
(...)
Se uma infração for cometida fora do campo de jogo contra um jogador, jogador substituto, jogador substituído ou oficial de equipe do próprio time, o jogo será reiniciado com um tiro livre indireto sobre o ponto mais próximo da linha limítrofe onde a ofensa ocorreu.

Se um jogador fizer contato com a bola com um objeto (chuteira, caneleira, etc.) mantido na mão, o jogo será reiniciado com um tiro livre direto (ou pênalti).

REGRA 13 – TIROS LIVRES
  1. Tipos de tiros livres
Os tiros livres são direto e indireto e são concedidos a favor da equipe adversária do jogador, substituto, substituído, jogador expulso ou oficial de equipe que cometer a falta ou infração.
REGRA 15 – O ARREMESSO LATERAL
  1. Procedimento
No momento do arremesso lateral, o executante deve:
·         Ficar em pé, de frente para o campo de jogo;


Modificações das regras do jogo 18/19 - Inglês




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados