Esportes Futebol Referee: Uma ferramenta de Aproximação, Troca de Experiências e Networking entre profissionais da Arbitragem de Futebol - Parte 1


Muito se pensa e tem na cultura que, aprender um pouco mais sobre regras de futebol e demais assuntos, tanto no esporte como demais áreas, toda e qualquer pessoa deve realizar cursos e formações, sejam presenciais ou EAD. Isso vale não só para inicialização, mas como reciclagem também.
Ok. Isso é afirmativo e é uma necessidade sim!
Cursos e Formações são Necessários e pré-requisito em qualquer formação, além de terem extrema importância seja para qual for o profissional e seu ramo de atuação. Esses são eficientes e eficazes, tornando-se efetivos ao longo dos tempos, com experiência, tira dúvidas e Networking entre profissionais dos diversos estados da federação.

Vamos falar em arbitragem em todos os níveis.
Na maioria das vezes, muitas pessoas desistem ou deixam pra lá os seus sonhos, bem como vão atuando com várias dúvidas e distinções de conceitos, persistindo nesses e às vezes cometendo alguns erros que poderiam ao longo de sua formação ser evitados. Além disso, tem dificuldades em falar com colegas do mesmo ramo, bem como conhecer a real face do mundo do apito.

Pensando na Inovação e crescimento, esclarecimento de dúvidas e Aprendizagem, com foco em pessoas com baixo poder aquisitivo, bem como profissionais não federados que atuam na várzea, campeonatos amadores, também profissionais que são federados e estão em iniciação, profissionais experientes que faz tempo que não realizam reciclagens, e demais interessados, bem como buscar a realização de novos contatos, dialogar e trocar experiências com profissionais de várias regiões do país, a empreendedora e Administradora de Empresas, Liziane da Silva, criou o grupo no WhatsApp, em agosto de 2017, denominado Esportes/Futebol/Referee.


O nome do grupo parece meio louco, mas não é. O mesmo possui um foco diferente de vários grupos existentes: realização de debates de lances e esclarecimentos de dúvidas quanto às regras atuais do jogo. Esses debates são realizados através de perguntas, vídeos, normativas, ppt’s ou qualquer material útil existente. As respostas devem ser 100% direcionadas e apontadas, bem como justificadas através das regras atuais do futebol. Isso parece tarefa difícil, mas tudo ocorre de forma organizada, com base em regras de conduta e convívio criadas para o grupo, bem como respeito a opiniões, interpretações e diferenças entre colegas.
No início era permitida a realização de debates em diversas modalidades (futebol, futsal, fut7), porém optou-se a distinguir cada modalidade em Grupos, focando esse apenas para o Futebol de Campo.

O Objetivo do Grupo “Esportes Futebol Referee” Não é Substituir Nenhuma formação, mas sim Agregar mais potencial a elas, bem como aproximar profissionais (árbitros) e que esses possam trocar experiências entre si e conversar sobre esse horizonte que é muito amplo.

Como não há formação específica no ramo, a idealizadora do grupo contatou diversos profissionais qualificados e experientes e no seu “olho de expertise” fechou parceria com dois profissionais. São eles: Ayres Julio e Gilberto Sobral.
 Vejamos abaixo um pequeno relato da carreira profissional de cada um.



O árbitro Ayres Julio, 44 anos, árbitro de futebol desde 1998, da cidade de Ipatinga, Minas Gerais. Árbitro formado pela LDI - Liga de Desportos de Ipatinga e filiado à FMF - Federação Mineira de Futebol de 1998 a 2016.
Atualmente morando nos Estados Unidos da América, e exercendo sua  função preferida na arbitragem  pela ARLM - Asociación Referees Latinos de Massachusetts, Liga semiprofissional. Trabalhou desde o início da sua carreira, com foco voltado ao ensinamento e formação de novos árbitros e também na reciclagem dos atuantes.




O árbitro Gilberto Sobral, 38 anos é formado em Educação física. Foi atleta por alguns anos e hoje é Árbitro de Futebol de campo, atuante desde 2008 (amadores) e 2013 (profissional). É árbitro formado pela Federação Paraibana de Futebol (FPF).
Inicialmente, Gilberto fez o curso só a título de conhecimento para o amador, como também para obter carga horária para faculdade, ou seja sem nenhuma pretensão de atuar no profissional. Com o tempo foi sendo escalado nas categorias de base e em seguida no profissional e hoje faz parte do quadro profissional da Paraíba, sendo aprovado em todos os  testes teóricos e práticos realizados até hoje pela Comissão local.  
Além disso, sempre buscou ler a regra como forma de conhecimento, aprendizado e tirar dúvidas existentes no dia a dia, tendo hoje tenho muito orgulho em ser Árbitro e se sente muito bem atuando nessa função  na qual se adaptou muito bem.



Além desses profissionais, contou-se com o apoio de Vitor Bruno Soares Martins que criou o escudo oficial utilizado pelo grupo e Alexandre Marques, Ex-Árbitro de Futebol SAFERGS e da FGF7, que também participou e contribui com materiais e ideias ate hoje, para crescimento deste projeto.

Já passaram muitas pessoas pelo grupo, onde muitas possuem outros interesses ou não se adequaram as regras desse, mas hoje o número de participação ultrapassa os 150 participantes. Parece pouco, mas são pessoas que querem contribuir de alguma forma: uns para aprender e outros para ensinar, trazendo materiais e abrindo novos debates.
Com o passar do tempo, notou-se a importância de expandir a rede. Logo, foi criada uma página no facebook também denominada Esportes Futebol Referee, onde todos os vídeos e questões depois de debatidas no grupo do whatsapp, são postadas para conhecimento de todos e abertas a novos debates na rede e compartilhamentos desses vídeos. Dessa forma, nenhum material é retido e fica aberto na rede para quem possui interesse em utilizá-lo. Sempre que alguém tiver alguma dúvida ou esclarecimento, entrendo em contato, todas essas são respondidas e sanadas.


Conheça a página no facebook Esportes Futebol Referee através do link:

Como ser add no seleto grupo do Whats?
É simples. É só encaminhar uma mensagem no modo privado para a pagina citada acima que, a equipe entrará em contato.


Gostou da Iniciativa?
Em breve novas publicações sobre essa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados