O que diz a Regra 14 do Futebol: Tiro Penal (Pênalti) - Parte 1


            O que diz a Regra 14 do Futebol: Tiro Penal (Pênalti) - Parte 1

            Em todo espetáculo futebolístico, entre uma bela jogada e outra, pode ocorrer diversas situações de jogo, onde as mais comuns são: Advertências, Aplicação de Cartões e Tiros Livres (diretos e Indiretos). Todas essas situações estão descritas e mencionadas suas devidas aplicações no livro de Regras do Futebol.
            Quando a partida está no calor do momento, entre uma jogada e outra, ótimos toques de bola, um futebol limpo e bem jogado, sendo um ataque promissor ou uma clara oportunidade de gol, eis que o atleta é derrubado dentro da grande área.... e o Árbitro sanciona um tiro livre direto (conhecido como Pênalti quando ocorre dentro da área quando a equipe está atacando, cometido por um atleta da equipe defensora). A torcida da equipe que sofreu a penalidade vibra na arquibancada e a do outro time fica eufórica, rói as unhas, xinga a mãe do árbitro e a tensão aumenta mais ainda. Eis aquela tensão e Aflição!

STOP – Parou Tudo!


            Veja como é interessante o potencial da nossa mente e entrar no clima da situação descrita acima, porém vamos ao que nos interessa: Falar da Regra 14 do Futebol de Acordo com o Livro de Regras (Agora no caso estamos com a Versão 2018/2019).

            Vamos à página 123 do Livro de Regras. A mesma diz que:
            Um tiro penal (pênalti) será marcado se um jogador cometer uma infração punível com tiro livre direto dentro de sua própria área penal ou mesmo fora do campo de jogo, em razão de uma saída de campo como parte do jogo, como é indicado nas regras 12 e 13. Um gol pode ser marcado diretamente de um pênalti.
            Além disso, a regra nos dá uma clareza do seu Procedimento:

            A bola deve estar imóvel na marca penal.
            O executante do pênalti deve ser claramente identificado.
            O goleiro deve permanecer sobre a linha de meta, de frente para o executante e entre os postes da meta, até a bola ser tocada.
            Todos os jogadores, fora o executante e o goleiro, devem encontrar-se:
• pelo menos a 9,15 m da marca penal;
• atrás da marca penal;
• dentro do campo de jogo;
• fora da área penal.

            Após todos os jogadores ocuparem suas posições, de acordo com esta regra, o árbitro dará o sinal para que o pênalti seja executado.
            O executante do pênalti deve tocar a bola para frente; toques de calcanhar são permitidos desde que a bola se mova para frente.
            A bola entrará em jogo logo que seja tocada e se mova claramente.
            O executante não pode tocar na bola uma segunda vez antes que outro jogador a toque.
            O tiro penal só estará concluído quando a bola parar de se mover, sair de jogo ou quando o árbitro interromper o jogo por qualquer infração às regras.
            O árbitro pode conceder tempo adicional para permitir que um tiro penal seja executado e concluído no final de cada período do jogo ou da prorrogação. Após um tempo adicional ser concedido, o tiro penal será concluído quando, após ser tocada, a bola parar de se mover, sair de jogo, for jogada por qualquer jogador (inclusive o cobrador) diferente do goleiro defensor, ou quando o árbitro parar o jogo por qualquer infração do cobrador ou de seus companheiros. Se um defensor (inclusive o goleiro) cometer uma infração e o pênalti for perdido/defendido, o pênalti deve ser repetido.

            Vejamos o quanto é importante falarmos dessas informações, visto que parecem ser simples, mas ainda há muita discussão sobre o assunto. As mesmas são voltadas aos procedimentos de cobranças, onde muitas vezes, acabam em infrações e consequentemente em sanções à equipe que cometeu essa.
            Ficou interessado em conhecer mais sobre o assunto?
            Falaremos especificamente no próximo post, sobre a Regra 14 – Infração e Sanções. O mesmo está disponibilizado no Link abaixo:


https://blogalemdoapito.blogspot.com/2019/01/o-que-diz-regra-14-do-futebol-tiro_27.html

            Até lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados