O que diz a Regra 14 do Futebol: Tiro Penal (Pênalti) - Parte 2



            Dando sequencia ao objeto alvo de nosso estudo, que é a Regra 14, onde foi realizada uma pequena introdução e a conceituamos no tópico Oque diz a Regra 14 do Futebol: Tiro Penal (Pênalti) - Parte 1, vamos falar agora em infrações e sanções, conforme previsto no Livro de Regras 2018/2019 do Futebol.



            O livro de Regras 2018/2019 apresenta um quadro resumo que muitas vezes parece o desenho do bicho papão (risos.. rsrsrrs). O que possamos garantir é que não é nada disso. Talvez, você (caso tenha alguma dificuldade), não aprendeu interpretá-lo da forma mais correta ou, não entendeu mesmo.
            Vamos lá então conhecer este:
 Fonte: Livro de Regras CBF (2018/2019)


            O que temos nele?
            Situações que normalmente possa ocorrer quando for efetuada a cobrança de um tiro penal (pênalti) e as possíveis medidas a serem tomadas quando for gol ou quando não for gol quando a cobrança for realizada.

            O texto completo está disponível no livro nas páginas 124 e 125 do livro de regras 2018. O mesmo nos explica que:

            Uma vez que o árbitro dê a autorização, o tiro penal deve ser executado. Se, antes de a bola estar em jogo, uma das seguintes situações ocorrer:
            O jogador executante do penal ou um companheiro de equipe infringe as Regras do Jogo:
• se a bola entrar na meta, o pênalti será repetido;
• se a bola não entrar na meta, o árbitro interromperá o jogo e o reiniciará com um tiro livre indireto.

            Exceto nas situações seguintes, quando o jogo dever ser interrompido e reiniciado com tiro livre indireto, independentemente de ser ou não marcado um gol:
• se o pênalti for cobrado para trás;
• se um companheiro do jogador identificado cobrar o tiro penal; o árbitro adverte com cartão amarelo o jogador que executou o tiro;
• o jogador executante, já depois de ter concluído a corrida, faz finta ao executar o pênalti (fintas são permitidas durante a corrida); o árbitro adverte o executante com cartão amarelo.

            O goleiro ou um companheiro de equipe fere as Regras do Jogo:
• se a bola entrar na meta, o gol deve ser validado;
• se a bola não entrar na meta, o pênalti deve ser repetido; o goleiro deve ser advertido com cartão amarelo, se for o culpado da infração.

          Se jogadores de ambas as equipes infringirem as regras do jogo, o pênalti deve ser repetido, a menos que um jogador cometa uma infração mais grave (ex.: uma finta proibida).

            Se o goleiro e o cobrador cometerem infração ao mesmo tempo:
• se o pênalti for perdido/defendido deve ser repetido e ambos os jogadores punidos com cartão amarelo;
• se o gol for marcado, deve ser anulado, o cobrador punido com cartão amarelo e o jogo deve ser reiniciado com tiro livre indireto a favor do time que se defende.

            Se, depois de executado o tiro penal:
• o executante tocar na bola uma segunda vez antes que esta tenha sido tocada por outro jogador;
• um tiro livre indireto deve ser marcado (ou tiro livre direto se o toque for de mão deliberada).

            Se a bola for tocada por um agente externo enquanto se move para a frente:
• o tiro penal deve ser repetido, salvo se a bola estiver entrando na meta e a interferência não impedir o goleiro ou um defensor de jogar a bola, pois, neste caso, o gol deve ser marcado se a bola entrar no gol (ainda que haja contato do agente externo com a bola, salvo se a bola entrar na outra meta);

            Se a bola, depois de tocar no goleiro, nos postes ou no travessão da meta continuar no campo de jogo e tocar em um agente externo:
• o árbitro interromperá o jogo;
• o jogo será reiniciado com bola ao chão, no local onde tocou no agente externo.


            Às vezes tais situações descritas podem ser um tanto absurdas, mas nesse jogo de idas e vindas, chutes e cobranças, nada é impossível de se acontecer. Dessa forma, você árbitro(a) deve estar muito bem preparado(a) para tomar a atitude mais correta possível, sem medo de errar, apenas seguindo as regras universais do Futebol.
            Para isso, preparo e qualificação são fatores essenciais e unidos com sua experiência, tirará de letra essas aplicações, conduzindo de forma correta o espetáculo, não o influenciando de forma alguma. Claro que, sempre terá alguém a lhe criticar, principalmente por suas decisões, mas... isso sempre irá acontecer.

Tenhas sempre Foco e vamos Lá!

Livro de Regras 2018/2019. Fonte - Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados