Da pequena Ouricuri PE aos Gramados da FIFA: 45 anos de História de Vida - Homenagem sobre a Trajetória da Árbitra Brasileira Regildenia de Holanda Moura


Na data de hoje, o Blog Além do Apito vem abrir um parêntese em nossas publicações e realizar um post memorial referente a uma grande estrela da Arbitragem Feminina no Brasil que, não deve ser somente lembrada por ter sido FIFA. Estamos falando de alguém que continua na ativa, sempre firme e sorridente, treinando muito, independente da categoria que atua e melhor: com muita competência e determinação. Estamos falando da Árbitra Brasileira de Futebol, Regildenia de Holanda Moura, carinhosamente chamada de Gil em seu meio familiar e Re no meio profissional. Além disso, hoje é uma data especial a ela: está completando mais uma primavera em sua vida.
Procuramos entre uma pesquisa e outra, uma troca de mensagem aqui e acolá, a melhor forma de homenageá-la. Criticar, falar, apontar situações é o maior legado que se tem nas redes hoje, porém sabemos que esse não é o nosso foco.
Dessa forma, chegamos a um consenso de que ao relembrarmos um pouco de sua história e carreira até a atualidade que está a mil sempre, será a forma mais bonita que possamos contribuir. Para isso foi necessária muita pesquisa e um apoio de seu irmão, Eraldo Holanda, através de um contato e outro via whatsapp, pois muitas informações não conseguimos via pesquisa nas redes.
Apertem os cintos, amarrem as chuteiras, peguem os apitos, cartões e bandeiras e vamos lá ....

“Não critique meu progresso, se não conhece os meus esforços. Não inveje as minhas vitórias, se não conhece os meus fracassos. Essa sou EU!!! Sorridente no dia a dia. E séria e focada no campo de jogo”. (Regildenia de Holanda Moura – Instagram).




História de uma Guerreira:

No Ano de 1974, mais especificadamente, no dia 8 de fevereiro, no Estado de Pernambuco na pequena cidade de Ouricuri, nascia uma pequena estrela. Uma pequena estrela que futuramente se tornaria uma grande estrela, porém ninguém imaginava que ela seria apaixonada por futebol, vindo a se dedicar à arbitragem ... chegando ao maior patamar da arbitragem que é a FIFA.
Ao longo dos anos, tornou-se uma moça de família, criada junto com seus seis irmãos em Juazeiro Bahia (onde, se mudou com sua família, com menos de um mês de vida). Regildenia aprendeu cedo a gostar de futebol. Como era uma das irmãs caçulas da família, jogava futebol com seu irmão para passar o tempo.
“Somos em 6 filhos e eu sou o quinto e ela a sexta. Somos os mais novos. Ela sempre me acompanhou em tudo. Eu era jogador e ela sempre me acompanhou nos jogos”, ressaltou Eraldo.

Um belo dia algumas coisas mudaram, pois seu irmão Eraldo acabou machucando o joelho e nunca mais pode jogar futebol. Logo, como todo garoto, Brasileiro e que não desiste nunca, ele foi e fez um cursinho de Arbitragem, pois o que ele queria era estar em volta do futebol de alguma forma. 
... Regildenia o acompanhava, sempre estava ali para vê-lo apitar e, com isso começou a apreender vendo o irmão e com isso começou a despertar nela um interesse sobre as regras de futebol.
“Tive uma suspeita de rompimento dos ligamentos do joelho direito ( que acabou que não rompeu ) mas sempre tive medo de cirurgia a decidir parar de jogar e como tinha feito um curso para árbitro comecei em 1999 a carreira de árbitro amador. E ela sempre me acompanhando aí foi pegando gosto e deu no que deu”, nos contou Eraldo.

            Regildenia foi morar no ABCD em SP com pouco mais de 10 anos.
Não baixando a cabeça, correndo atrás de seus sonhos, sendo sempre persistente. No ano de 2000 iniciou um grande passo em sua carreira: foi atrás do primeiro passo para realizar seu sonho despertando juntamente com seu irmão: fez seu primeiro curso de Arbitragem na cidade de São Bernardo do Campo, em uma Liga que existia lá chamada ARAFUT (essa Liga está até hoje na ativa). José Lemes, Responsável pela Liga, um grande percursionista da arbitragem nessa região, formou diversos árbitros nesta época. A arbitragem de São Bernardo do Campo era conhecida em toda São Paulo devido ao seu grande trabalho.
Vejamos: uma estrela sendo lapidada influenciada por quem amava o que faz, com um grande mestre, só tende a decolar.
Inicialmente, Regildenia era árbitra assistente e com o tempo foi se aperfeiçoando e criando coragem para apitar. Tomando gosto, não largou mais o apito e apostou na arbitragem central preferencialmente. Treinava, se dedicava e estudava as regras para ser uma grande Arbitra de Futebol, porém na época, a Liga de São Bernardo, não lhe dava oportunidades para ela apitar como ela realmente queria ... não recebia oportunidades como imaginava e não contente com isso, buscou mais.

Vamos a Uma lembrança? 



Foto concedida por Eraldo Holanda (Regildenia e Eraldo):

Campo Baetao em São Bernardo do Campo jogos Escolares (Ano 2000)

Seguimos:


Os Anos foram seguindo....
No ano de 2003, Regildenia partiu para São Paulo, dando mais um passo importante na realização de seu sonho. Dirigiu-se ao Sindicato de Árbitros do Estado de São Paulo onde se matriculou e fez o curso. Sempre foi dedicada e esforçada e sabia o que queria, era muito objetiva. Após a conclusão do curso, disponibilizando-se ao Sindicato para atuar, falando com os responsáveis sempre deixou bem clara a  sua vontade  real vontade de apitar.
Com esse perfil, te garanto que nada foi em vão.  Então surge surpresa incrível: Na primeira escala de Arbitragem o seu nome estava na escala para apitar um jogo e bandeirar dois. Como foi bem na escala, essa grande estrela e revelação, foi se tornando uma grande Arbitra. Logo, as oportunidades chegaram: foi recebendo uma escala atrás de outra para fazer o que mais gostava.
No ano seguinte, em 2004, com boas atuações feitas em campo, não pensou duas vezes e decidiu dar um passo maior e fazer o curso da Federação Paulista de Futebol. E que acerto!!!!
 Em 2005, quando Regildenia começou apitar já na Federação Paulista de Futebol, não encontrou tantas barreiras ate porque a mulher já era bem vista naquela época no futebol (não como deveria ser, mas já havia com um olhar diferenciado), devido as grandes estrelas femininas da época que deixaram um grande legado: Silvia Regina tinha avançado muito em sua carreira e apitado um jogo do Campeonato Paulista (Palmeiras X Inter de Limeira) e um do Campeonato Brasileiro (Guarani x São Paulo) com as Assistentes Ana Paula e Aline Lambert (as referências da época).
Mas como todos nos Árbitros, Regildenia passou por episódios complicados no apito. Certa vez recebeu um belo convite no amador para apitar um campeonato da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) onde um jogador no caso um advogado a xingou de forma absurda, deixando essa cena negativa marcada para toda vida.
Mas como disse Waldir Feitosa de Azevedo Neto:
_" Não deixe que palavras ruins te definam, só você sabe o que passa ai dentro. Você não esta sozinha".
A luta, perseverança, o amor a Arbitragem a torcida que tinha em casa de sua família, fez que essas palavras mal ditas por esse advogado, deixaram ela com mais vontade de seguir em frente na Arbitragem.
Regildenia sempre foi focada a prioridade sempre foi a Arbitragem. Saídas, cinemas, passeios com os amigos sempre foram seu segundo plano.

De onde será que surgiu tanta Inspiração?
Sempre inspirada em Silvia Regina que conseguiu derrubar todas as barreiras, Regildenia seguia firme (e segue até hoje... que garra hem). Em campo mostrava capacidade, equilíbrio e sempre controlava o jogo com elegância. Além de Silvia, também teve a inspiração de um grande Arbitro (Wilson Luis Seneme). Regildenia de Holanda Moura parecia o “Seneme de saias” (com todo respeito a esse profissional) de tanto se espelhar  nele.
Seu mundo era dividido em três coisas:
• Treinar para apitar;
• Descansar para apitar;
• Apitar;


Fonte: Internet

Com essa garra e força de vontade,  Regildenia estreou na FPF (Federação Paulista de Futebol) pela Serie A3 do Campeonato Paulista no jogo União Barbarense e Independente de Limeira. Como todo iniciante, estava um pouco nervosa, mas ela adora aquela sensação de nervosismo, pois assim a deixava mais “ligada” no jogo.

Ela, Regildenia, fez uma boa partida com boa atuação e controle do jogo e como se diz:
" A primeira escala você ganha as outras você conquista".
Conquistou uma após outra e sua carreira foi crescendo. E um detalhe: Nunca fez competição com ninguém. Sua meta era sempre ser feliz com que gostava de fazer, por que Arbitrar era seu amor era sua prioridade.

Depois de muitos jogos Arbitrados na Serie A2 e A3 do campeonato Paulista a oportunidade de apitar a Primeira Divisão do Campeonato Paulista veio mais rápido do que pensava.
No mesmo ano que estreou "O PAÍ O" (Como diz os Bahianos), em 2007, Regildenia conquistou com muito mérito o Escudo da CBF. A partir disto os voos em sua carreira começaram a ser maiores, experiência após experiência, a cada gota de suor, chuva ou sol no rosto. E não pense que foi fácil: viajou todo o país, desde os cafundós até Judas (Risos...) fazendo grandes Arbitragens. Para ela não havia tempo nem campo ruim.
Apesar de ser firme em suas marcações e ser rigorosa em campo, fora das quatro linhas, ela gostava de se maquiar, usar bons perfumes e andar bem arrumada, como toda bela mulher. Muito vaidosa sempre!
Regildenia, sempre foi batalhadora como disse repetida vezes, mas repetida vezes apaixonada, viciada (o vicio bom) pela Arbitragem.
Seu nome cresceu... não perai?! Com suas boas atuações, ou quase perfeitas atuações, como Wilson Luis Seneme, ela chegou a FIFA com sua primeira participação em 2012, com a seguinte frase da publicidade:
" Hoje nasce uma nova estrela da Arbitragem Internacional"
Regildenia, estava estreando no Sul-americano Sub-20 Feminino!!!!
(Torneio disputado em Curitiba BR)

 Com grande demonstração de talento na competição, Regildenia de Holanda Moura, recebeu outras oportunidades. Vamos citar algumas: Copa Libertadores Feminina disputada em Recife-PE também em 2012 e no Campeonato Sul-Americano Sub-17 Feminino de 2013 disputado em Assunção no Paraguai.

Parece pouco né? Seu crescimento Internacional, estava em evolução. Já a nível Nacional apitava todos: Copa do Brasil Feminina, Campeonato Paulista, Campeonato Brasileiro. Sua grande consagração veio em 2014 com a Copa America Feminina no Equador.

Será que parou por ai?

Vamos dar uma relaxada e vamos abrir um parêntese para contar uma historinha verídica que ocorreu na carreira de nossa Estrela Brasileira. Um fato que parece besteira:
Um lance inusitado marcou a rodada da Copa Kaiser e a Carreira de Regildenia em 2013: No principal torneio do futebol amador de São Paulo, no segundo tempo da vitória do Nápoli/Vila Industrial sobre o Coroado/Guaianases por 2 a 0, a árbitra (Regildenia Holanda de Moura)  foi abraçada e levantada pelo atacante Digão, do Nápoli, durante a comemoração de gol.  A mesma, que faz parte do quadro feminino da FIFA nesse ano, não se impressionou com a festa: anulou o lance, marcando falta no goleiro Caveira. (Parece mentira, mas aconteceu (risos)). Segue lembrança na foto abaixo:

Fonte: Internet
Continuando....
O mundial feminino de futebol sub-17 da FIFA – que ocorre a cada 2 anos – foi disputado na Jordânia na edição de 2016 com início no dia 30 de Setembro e a final marcada para o dia 21 de Outubro em Amã, surgia por ai.
Acreditamos que não precisa-se falar mais nada.
A FIFA convocou o time de arbitragem responsável por comandar as partidas e chamou 2 árbitras brasileiras para integrar o grupo: a “paulista” Regildenia Holanda de Moura  e a árbitra assistente Tatiana Sacilotti, também de São Paulo.



Que fase hem.
A mídia já relatava:
Laura Fortunato (ARG); Regildenia Holanda de Moura (BRA) e Viviana Muñoz (COL) são as três principais árbitras da CONMEBOL que compõem a nômina publicada pela FIFA para dirigir o Mundial Feminino Jordânia 2016 - Sub 17.
A dupla citada acima (Re e Tati) estrearam na competição comandando o confronto entre Alemanha e Canadá no dia 3 de outubro. A partida terminou empatada em 1 a 1.
Sucesso Garantido e Belíssimas atuações, diante de todo esforço e trabalho realizado.





Diante de tudo isso que relatamos,  muitas coisas aconteceram em sua carreira , fatos bons e ruins. As coisas boas levamos “ao céu” e as ruins, como aprendizado futuro. Faltam linhas e capítulos, para falarmos tudo que queríamos, mas já temos um mega horizonte.

Vamos iniciar um fechamento.

Em 2018, para muitos, seria o final de uma carreira. Seria um balde de água fria.
Como Assim?
Iniciou o ano bem, consagrada com uma aparição de Imagens suas no Livro de Regras 2018/2019 IFAB, e posteriormente traduzido para o português, disponibilizado pela CBF, na página 89 (além de outras árbitras (os) mundiais), que para muitos é um ápice do estrelismo com a frase “estou lá”. Qual o (a) profissional não queria estar lá? Reconhecimento? Lembrança?


Fonte: Livro de Regras CBF 2018/2019

Participou também da Ação como convidada: Ciclo de palestras: A História das Copas do Mundo, no Auditório Armando Nogueira (Museu do Futebol em SP), em agosto, do Debate “Arbitragem: evolução, uso das tecnologias e o que esperar para a Copa do Mundo” e seguido ao debate, o ex árbitro Daniel Destro onde o mesmo fez o lançamento do livro “Grandes árbitros do futebol brasileiro – o desenvolvimento do futebol pelo olhar da arbitragem”.


Fonte: Internet

Regildenia, segundo seu irmão Eraldo, já vinha se preparando para o atual momento, concordando ou não com os critérios adotados para esse.Além disso, vem se preparando para outras fases de sua carreira.
Vamos ao fato: Por critérios da FIFA o ciclo Internacional de Regildenia findou-se, após grandes 7 anos de muito estrelismo e dedicação, como poucos árbitros possuem. Com ele ficou lições de perseverança, amor, dedicação à arbitragem.
Sua ultima atuação pela FIFA foi na Copa Libertadores da América 2018 pela Conmebol em 22/11/2018, jogo entre Unión Espanhola X Penharol, no campeonato disputado em Manaus BR.

Fonte: Disponibilizado por Regildenia no Instagram

Questionada via whats, sobre qual Jogo mais marcou em sua carreira ela respondeu: “Todos me marca. Cada um tem sua história e sua importância. Todos”.

Achou pouco?
Não. Para uma mulher na carreira de arbitragem, chegar aonde chegou, é uma gloria, no que se refere à mulher na arbitragem, mais especificamente como árbitra central.

E a família? Onde entrou nessa história?
Eraldo Holanda, seu irmão, nos contou que:
“Então a nossa família sempre foi de apoiar tudo que queríamos.
Minha mãe Sempre apoiou! Agora meu pai nós éramos o maior orgulho da vida dele!!!
Ele simplesmente apoiava e falava com a maior alegria da vida.
Para você ter uma ideia lá em Ouricuri cidade onde morava quando tinha um jogo da Re na TV ele avisava para todos da cidade.
Meu pai faleceu um dia depois do dia da mentira em um sábado estava trabalhando com meu filho que me deu a notícia. Foi em 2016.
Voltamos, se reunimos planejamos quem dos filhos podiam ir e, no outro dia estava eu apitando jogo da especial de Mauá.
Foi minha homenagem a ele, pois ele tinha muito orgulho de nós.
Chegava a ser uma coisa anormal como ele era.
Passei para os meus assistentes o problema: é que pensei apenas no jogo, mas acabou o jogo veio a lembrança dele e nem sei como cheguei em casa. Meu mundo caiu!
Mas temos que continuar a nossa vida.
Com certeza ele está em um ótimo lugar porque ele só plantava amor.”


  
Depois de ler e pensar nisso, na história de Regildenia, do relato do irmão Eraldo podemos dizer uma coisa:
A saída de Regildenia da FIFA não foi um fim, e sim uma Nova Fase que se Inicia, pois terás muitos jogos, muitos campos a percorrer por esse Brasil. Nesse ano de 2019 garanto que se inicia uma nova e maravilhosa trajetória em sua carreira. Como sabemos, a vida é uma caixinha de Surpresas.



Fonte: Disponibilizado por Regildenia no Instagram

Em seu Instagram, Regildenia dentre tantas coisas descreve:
 [...]
"Foi um orgulho e uma responsabilidade representar meu país em 7 oportunidades.
2012 - Sul-americano sub20 - Curitiba
2012 - Libertadores Feminina - Recife
2013 - Sul-americano sub17 - Paraguay
2014 - Copa América - Equador
2015 - Sul-americano sub20 - Santos
2016 - Mundial Feminino sub17 - Jordânia
2018 - Libertadores Feminina - Manaus
GRATIDÃO pelas oportunidades de conhecer países diferentes, culturas diferentes, pessoas especiais que pra sempre ficarão na minha memória.
Então não tem tristeza, não tem raiva, não tem rancor.
Somente muito AMOR e GRATIDÃO a Deus por tudo que me permitiu viver."
(Regildenia de Holanda Moura - Instagram)

O principal legado de Regildenia foi a inspiração em seu irmão Eraldo para ingressar na carreira, buscar os melhor de si mesmo, superar limites, nunca desistir e como consequência, ao longo de sua história tornou-se uma história de Superação! Exemplo a ser espelhado. São poucas mulheres que possuem essa garra.
Neste ano de 2019, Regildenia torna-se uma inspiração a centenas de jovens e deixa um legado dentro de sua Família. Para vocês terem uma noção:
Hoje, na família Holanda São 5 árbitros – Regildenia, Eraldo e os Jovens Bruno Mascarenhas, Guilherme Holanda e Gustavo Holanda. Tradição que passa de geração a geração, que está no sangue.
Segundo relatos escrito pela própria árbitra no Instagram a poucos dias:
 “Pré temporada FPF 2019.
Sem sombra de dúvidas a mais especial e emocionante para mim.
Minha última pré e a 1° do meu sobrinho Guilherme Holanda.
Obrigado Deus por me permitir viver essa emoção. Toda honra e toda glória a ti senhor.
Obrigado a toda comissão e instrutores técnico, físico e mental.
Obrigado meus amigos(as) por mim fazer sentir especial”.
(Regildenia de Holanda Moura)

Precisa falar mais alguma coisa?
Vamos finalizar com essa Imagem...

Família Holanda - Um legado de geração a geração


Finalizando....

Matéria escrita pelo Árbitro Jhefferson Rodrigues, editada por Liziane da Silva, com colaboração de Eraldo Holanda.

Mensagem dos Colunistas para Regildenia:

Inicialmente quero lhe parabenizar por tudo Re. Pela carreira, pela garra, força de vontade!
Essa pequena Homenagem é para mostrar a todos(as) que, no mesmo tempo que um ciclo se findou, na FIFA, outros seguem firmes, outros virão daqui para frente. O futuro, a Deus pertence e sei que confia nele e siga firme nesse propósito.
Além dessas mudanças em sua vida e carreira, não posso esquecer que hoje é seu Aniversário. 45 anos com um legado desses. É para poucas.
Escolhi, juntamente com o Jhefferson esta data para falarmos desse assunto, pois o legado precisa ser conhecido por todos e principalmente àquelas mulheres que querem ou as que estão já ingressadas na carreira que nada é fácil, mas não é impossível.
Tive muitas dificuldades e muito trabalho na coleta dos materiais, contato indireto com você (através do Jhefferson para não desconfiar.. rsrsrsrrs), e uma foto e outro relato do Insta,  contato com Eraldo, pessoa maravilhosa que, me ajudou muito e desde já quero agradecer, agregando com fatos e relatos disponibilizados na rede. Espero que tenha gostado ...
O degrau de uma escada não serve simplesmente para que alguém permaneça em cima dele, destina-se a sustentar o pé de um homem pelo tempo suficiente para que ele coloque o outro um pouco mais alto. (Thomas Huxley)
Que Deus Lhe Abençoe Hoje e Sempre!!!
(Administradora Liziane da Silva)

...
Minha vontade é que muitas e muitas mulheres se inspirem nesta grande mulher e nunca deixem que nenhuma barreira atrapalhem vocês, pois todos somos capazes de chegar a onde queremos.
Eu gostaria de finalizar, agradecendo ao blog, aos leitores e essa personagem Real que me faz ver, que a  determinação de hoje é o sucesso de amanhã. E com o seguinte verso do grande piloto Brasileiro de Formula 1 - Airton Senna:
"Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida. A mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá."

Obrigado e desejo a todos que todos seus sonhos realizem, pois a felicidade não está nós sonhos e sim nas conquistas.


(Árbitro Jhefferson Rodrigues)

...
Tudo bem Regildenia de Holanda Moura me chamo Alexandre Marques ex-árbitro Safergs. Parei 2009 após sofrer um infarto faz 10 anos que estou fora dos Gramados mas sempre ligado nos acontecimentos da arbitragem brasileira está passando pelo uma fase ruim pois o quadro de arbitragem está sendo remodelado com novos integrantes no quadro nacional em todo o país e as diretorias das federações no Brasil.
Com relação à arbitragem feminina está tendo uma evolução significativa referente a alguns anos atrás começando com a Ana Paula foi uma das precursoras da arbitragem feminina .
Portanto quero parabenizá-la pelo período que ficou como árbitra FIFA de 2012 a 2018 .Seu caminho como o árbitra começou na Federação Paulista em 2004 se destacando no cenário Paulista posteriormente passando para o quadro da CBF portanto foi um período que arbitragem feminina com a sua pessoa se destacou no quadro da arbitragem nacional e internacional.
Para finalizar quero deixar um grande abraço para você por mais um ano de vida , bastante saúde paz para você e sua família bastante dinheiro no bolso aí o restante a gente conquista com trabalho um abração tudo de bom pelo que você fez na arbitragem brasileira e feminina .
(Alexandre Marques ex-árbitro da Safergs em Porto Alegre-RS)

....
O que eu tenho a Relatar é que Regildenia foi uma excelente árbitra, que representou as mulheres na sua trajetória como descrito no texto... e que Representação! Quem sabe será a futura instrutora da CBF ou da FIFA.
Além disso, quero lhe parabenizar Regildenia pelo seu aniversário, e dizer que você foi e é uma excelente árbitra e que irá fazer falta na arbitragem internacional e sabemos que tudo na vida é um ciclo e você cumpriu e segue cumprindo muito bem o seu papel.
(Árbitra Magaly Botelho - PE)

....
Mensagem Final

          A Equipe do Blog Além do Apito, em nome de todos os seus Colunistas (Liziane da Silva, Alexandre Marques, Magaly Botelho e Jhefferson Rodrigues, principal mediador dessa matéria) lhes desejamos muitos anos de sucesso, brindados nesse dia que é seu Aniversário.
Nem todo fim é um adeus, e você tem muito chão pela frente nessa sua maravilhosa carreira.
Parabéns Por tudo! Agradecemos você por tudo, pela garra, pelos ensinamentos e aprendizados e certamente fica como lição de vida a todos(as) nós!!!
Orgulho da Arbitragem Brasileira, Grande Representante da Arbitragem Feminina.
Felicidades hoje e sempre. Feliz Aniversário!!!
           Somos teus Fãs!!! Obrigada(o) Por nos Representar!!!!




Abaixo, segue os links de Matérias consultadas e demais informações:

Papo de Várzea - Atacante exagera e levanta juíza na comemoração, mas gol é anulado. Disponível em:

RefNews - Árbitra do ABCD vence preconceitos no futebol. Disponível em:

Blog Grazi Crizol - Nasce uma nova estrela na Arbitragem Internacional. Disponível em:

Blog Grazi Crizol - Regildenia, a mais nova integrante do quadro da FIFA. Disponível em:

CONMEBOL - Mundial Sub-17: Três árbitras sul-americanas integram na nômina da FIFA - . Disponível em:

RefNews- Árbitras do Brasil convocadas para Mundial Sub-17 Feminino na Jordânia. Disponível em:

RefNews - Brasileiras estreiaram no Mundial Feminino Sub-17. Disponível em:
  
Depoimento de Regildenia Centro de memória do esporte, Escola de educação física Universidade Federal do Rio Grande do Sul – 2014. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/169170/001048356.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Conversa Informal  entre Jhefferson e Regildenia  via WhatsApp em 17/01/2019 e informações no Instagram.


Depoimento de Eraldo Holanda via WhatsApp em 17/01/2019.

Todos os direitos reservados aos seus idealizadores.

2 comentários:

  1. Tive a honra de ter trabalhado com a melhor arbitra FIFA de todos os tempos em muitos jogos e nas finais do Paulista e Bradileiro Fem! Parabéns Re você é exemplo para muitas guerreiras. Sou e sempre serei sua fã. Você merece todas as homenagens do mundo porque você é muito merecedora de toda esse sucesso! Graziele Crizol ex arbitra FPF

    ResponderExcluir
  2. Agradeço pela Nobre presença e pelo comentário querida. Ela é merecedora, como outras foram e vão ser. Espero que essa linda e magnífica história, seja um grande incentivo para nossas futuras meninas da arbitragem. Que com muito esforço e foco, todas conseguem chegar la. Agradeço sua participação. Tudo de bom! Sucesso sempre!!

    ResponderExcluir

Links Recomendados