Glossário de Termos de Futebol e Termos de Arbitragem - Explorando o Livro de Regras 2018/2019


           Como de praxe, o Blog Além do Apito vem trazer conteúdo útil e que pode ser esclarecedor à muitos profissionais e aos nossos amigos leitores. Hoje, um pouco mais técnico e diferenciado, mas sem perder o foco.
            O que acontece muitas vezes?
            Tanto árbitros e profissionais iniciantes, como aqueles já atuantes, ou curiosos, às vezes possuem dúvidas quanto a alguns termos técnicos. Quando esses, todos os anos, se deparam as novas regras ou até mesmo vão estudar as que estão vigentes, focam apenas nas 17 regras, deixando de olhar os itens adicionais que existem nesse.
            Um desses itens citado acima é o Glossário. O que é isso? Digamos que venha ser um mini dicionário de palavras mais específicas.
            Nesse Glossário, presente no Livro de Regras 2018/2019, consta alguns itens, onde vamos focar os que estão a partir da página 172 (Termos do Futebol) e  179 (Termos de Arbitragem).
            O livro de Regras Atualizado está disponibilizado para o Brasil pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) no Link: https://www.cbf.com.br/a-cbf/arbitragem/aplicacao-regra-diretrizes-fifa/alteracoes-nas-regras-de-futubol
            Para outros países, deverão procurar suas respectivas Confederações ou pesquisar no site da IFAB International Football Association Board | Laws of the game através do link: http://www.theifab.com/
            Explore o livro e veja quantas coisas boas e compreensíveis ele traz a todos. Vamos embarcar nesse estudo, bem como aprender e compreender um pouco mais sobre arbitragem.



TERMOS DE FUTEBOL

A
Advertência
Punição disciplinar indicada pela exibição de um cartão amarelo. Duas advertências num jogo resultam na expulsão de um jogador.
Agente externo
Qualquer pessoa que não seja um oficial da equipe de arbitragem e que não conste nas relações das equipes (jogadores, substitutos e oficiais das equipes).
Área técnica
Área definida (nos estádios) para os oficiais das equipes e que incluem lugares para sentar (Ver Regra 1 para mais detalhes).
Avaliação de jogador lesionado
Rápida avaliação de uma lesão, normalmente por um médico, para determinar se um jogador necessita de tratamento.

B
Bola ao chão
Um meio “neutro” de reiniciar o jogo – o árbitro deixa cair a bola entre os jogadores das duas equipes; a bola entra em jogo quando toca o chão.
Brutalidade
Ato grosseiro, ou deliberadamente violento.
  
C
Campo de jogo (campo)
A área de jogo que está delimitada pelas linhas laterais, linhas de meta e redes das metas (quando são usadas).
Carga (contra adversário)
Contato físico para deslocar um adversário em disputa da bola, normalmente usando o ombro ou parte superior do braço (quando mantida junto ao corpo).
Chute
Ato de impulsionar a bola com o pé ou tornozelo.
Colocar em risco a segurança de um adversário
Ação que desconsidere ou ponha em risco a integridade física de um adversário (lesão).
Conduta antidesportiva
Ação ou conduta incorreta, punível com advertência com cartão amarelo.
Conduta violenta
Ação violenta com uso de força excessiva ou brutalidade, fora da disputa da bola, contra um adversário.

D
Defesa deliberada
Ação de jogar ou de tentar jogar a bola deliberadamente para impedir que a bola entre em sua meta (direção e proximidade), com qualquer parte do corpo, exceto com as mãos/braços (salvo o goleiro dentro da sua própria área de pênalti).
Discrição (poder discricionário)
Análise por parte do árbitro ou outro oficial da equipe de arbitragem de determinado fato, para embasar sua decisão.
Distância jogável
Distância da bola que permite a um jogador tocar a bola estendendo o pé, a perna ou saltando, ou, para o goleiro, saltando com os braços esticados. A distância depende da estatura física do jogador.
Distrair
Perturbar, confundir ou chamar a atenção de um adversário (de forma incorreta).

E
Enganar
Ato de induzir em erro ou ludibriar o árbitro para que este tome uma decisão ou aplique sanção disciplinar incorreta, que beneficie o jogador que engana e/ou a sua equipe.
Entrada (Tackle)
Disputa de bola impulsionando um ou ambos os pés (no chão ou no ar).
Equipamento de performance (Eletronic Performance and tracking system (EPTS))
Sistema de dados e de análises sobre a performance física e fisiológica dos jogadores.
Equipe técnica
Membros oficiais de equipe que não jogam e que constam na relação oficial do jogo, por exemplo treinador, fisioterapeuta, médico (ver oficial de equipe).
Espírito do jogo
Os princípios, a essência do futebol.
Expulsão
Ação disciplinar em que é ordenado a um jogador que deixe o campo pelo período estante do jogo, por ter cometido uma infração punida com expulsão (indicada por um cartão vermelho); se o jogo tiver começado, o jogador não pode ser substituído.
Expulsão temporária (sin bins)
Expulsão temporária (parte do jogo) de jogador, em razão de algumas ou todas as infrações puníveis com cartão amarelo (dependendo do regulamento da competição).

F
Falta
Uma ação que infringe ou viola as Regras do Jogo. Normalmente praticada contra adversários ou pessoas.
Finta ilegal
Ação que caracteriza tentativa de confundir um adversário ilegalmente. As Regras definem finta permitida e finta ilegal.
Força excessiva
Uso de força além da necessária (risco de lesão).

I
Impedir
Retardar, bloquear ou impedir a ação ou movimento de um adversário.
Infração
Ação que fere ou viola as Regras.
Insignificante
Não significativo, mínimo.
Intencional
Ação deliberada (não acidental).
Interceptar (bola)
Impedir que a bola chegue ao destino pretendido.
Interferência indevida
Ação, ato ou influência contrária às regras.
Interromper definitivamente
Encerrar ou terminar um jogo antes do tempo previsto.

J
Jogo brusco grave
Uma entrada (tackle) ou disputa de bola em que seja assumido o risco de lesionar um adversário, ou em que haja uso de força excessiva ou brutalidade. Deve ser punido com expulsão (cartão vermelho).
  
L
Linguagem ofensiva, injuriosa e/ou grosseira
Conduta desrespeitosa, verbal ou física (palavras ou gestos), punível com expulsão (cartão vermelho).

O
Oficial de equipe
Qualquer pessoa que não seja jogador, ou substituto e que conste na relação de uma equipe, por exemplo treinador, fisioterapeuta, médico (ver equipe técnica).

P
Punição
Ato de punir, normalmente interrompendo o jogo e concedendo um tiro livre direto, indireto ou tiro penal (pênalti) à equipe adversária (ver também vantagem).
Prorrogação
Decisão do resultado de um jogo por dois períodos adicionais.

R
Reclamação
Discordância pública (verbal e/ou física) de uma decisão de um árbitro; punível com advertência (cartão amarelo).
Reinício
Qualquer meio de reiniciar o jogo.
Regra dos gols marcados fora
Método para decidir um jogo, quando ambas as equipes tenham marcado o mesmo número de gols. Prevalece o maior número de gols marcados no campo de mando do adversário.
Relação de equipe
Documento oficial das equipes que elenca os jogadores, substitutos e oficiais das equipes.

S
Sanção
Ação disciplinar adotada/praticada pelo árbitro.

Simulação
Ação para criar impressão errada/falsa de que algo aconteceu (ver também enganar), praticada por um jogador para obter vantagem ilícita.
Sinal
Indicação física por parte de um árbitro ou qualquer oficial da equipe de arbitragem. Normalmente implica movimento da mão ou braço ou bandeira, ou utilização do apito (apenas o árbitro).
Sistema eletrônico de desempenho e monitorização
Sistema que regista e analisa os dados relativos ao desempenho físico e psicológico dos jogadores.
Sistema híbrido
Combinação de materiais artificiais e naturais na superfície do campo de jogo.
Suspender
Interromper um jogo por um certo período de tempo com a intenção de o reiniciar, por exemplo, em caso de nevoeiro, chuva forte, trovoada, lesão grave.

T
Tecnologia da linha de meta (TLM)
Sistema eletrônico que informa imediatamente o árbitro quando um gol é marcado, ou seja quando a bola transpõe completamente a linha de meta. (Ver Regra 1 para mais detalhes). 
Temeridade
Ação, normalmente de entrada (tackle) ou disputa, praticada por um jogador sem considerar (ignorando) o risco ou as consequências relativas à integridade física de um adversário.
Tempo adicional
Tempo concedido no final de cada parte do jogo para recuperar tempo “perdido” devido a substituições, lesões, sanções disciplinares, celebração de gols, etc.
Tiro livre direto
Um tiro livre a partir do qual pode ser marcado um gol chutando a bola diretamente para a meta adversária.
Tiro livre indireto
Um tiro livre a partir do qual só pode ser marcado um gol se outro jogador (de qualquer equipe) tocar na bola após esta ter sido tocada.
Tiro livre rápido
Um tiro livre executado (com a autorização do árbitro) muito rapidamente após o jogo ter sido interrompido.
Tiros da marca de pênalti
Método para decidir o resultado de um jogo, em que cada equipe alternadamente executa tiros até que uma equipe tenha marcado mais um gol e as duas equipes tenham o mesmo número de tiros (a menos que durante os 5 primeiros tiros de cada equipe, uma equipe não possa igualar o número de gols marcados pela outra equipe mesmo que marcasse gols em todos os tiros restantes).

V
Vantagem
O árbitro permite que o jogo prossiga quando é cometida uma infração se esta beneficiar a equipe não infratora.

TERMOS DA ARBITRAGEM
Oficial da equipe de arbitragem
Termo geral para a pessoa ou pessoas responsáveis por controlar um jogo de futebol em nome de uma federação de futebol e/ou organizador de uma competição, sob a jurisdição do(s) qual/quais o jogo é disputado.
Árbitro
O oficial principal da equipe de arbitragem de um jogo, que atua no campo de jogo. Os outros oficiais da equipe de arbitragem atuam sob o controle e direção do árbitro. As decisões do árbitro são finais, definitivas.
Outros oficiais da equipe de arbitragem Árbitros de campo
Os organizadores das competições podem nomear outros oficiais para a equipe de
arbitragem, a fim de auxiliarem o árbitro:
• Árbitros assistentes
Oficiais da equipe de arbitragem que atuam em cada metade das linhas laterais, para auxiliar o árbitro a controlar o jogo, em situações de impedimento e decisões relativas a tiro de meta, tiro de canto, arremesso lateral e nas que possam ver melhor que o árbitro. Os árbitros assistentes usam bandeiras como instrumento de trabalho.
• Quarto árbitro
Oficial da equipe de arbitragem que tem a responsabilidade de auxiliar o árbitro em questões que ocorram dentro e fora do campo, inclusive controlar a conduta das pessoas que ficam na área técnica, bem como controlar as substituições etc.
• Árbitro assistente adicional
Oficial da equipe de arbitragem que se posiciona ao longo da linha de meta, para auxiliar o árbitro, especialmente nas situações ocorridas na área de pênalti e em suas possibilidades, principalmente, nas decisões de gol ou não gol.
 • Árbitro assistente reserva
Árbitro assistente que substitui um assistente (e, se o regulamento da competição permitir, um quarto árbitro e/ou um árbitro assistente adicional) que esteja impossibilitado de atuar.
• Árbitros de vídeo
São o AAV (VAR) e o AAAV (AVAR), que ajudam o árbitro de campo, de acordo com o protocolo do AAV (VAR)
• Assistente do árbitro assistente de vídeo – AAAV (AVAR)
Um atual ou ex-árbitro/assistente nomeado para ajudar o árbitro assistente de vídeo – AAV (VAR)
• Árbitro assistente de vídeo – AAV (VAR)
Um atual ou ex-árbitro/assistente nomeado para ajudar o árbitro (de campo), com base em replay, relativamente a erro claro/óbvio ou um incidente sério não visto, entre os possíveis de serem revisados.

          Veja o quanto é útil esse conteúdo. Compartilhe e repasse aos seus amigos e colegas da arbitragem.

          Lembrando sempre: Todos direitos reservados aos seus idealizadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados