Opinião do Apito: Falando na Profissionalização da Arbitragem - Comparativo Inglaterra x Brasil


Hoje o Blog Além do Apito traz para você curiosidade do mundo esportivo que, envolve diretamente a arbitragem.  Procuramos fazer um comparativo dando uma pequena sugestão, na visão do Árbitro Jhefferson Rodrigues, a possíveis melhorias que podem agrear à categoria.
Vamos lá então? 
Você sabia que: na Inglaterra existe uma empresa de Arbitragem PGMOL (Professional Game Match Officials Limited), financiada pela Premier Ligue e a Football Association?


A PGMOL tem muitos Árbitros associados, mas somente alguns formam o "Select Group", onde esses Árbitros são os profissionais que apitam a 1ª divisão da Inglaterra e a 2ª divisão.
Alem disso, esses Árbitros tem um ano de contrato, recebem salário fixo e mais bonificações por jogos. A empresa cuida de todas as preparações dos Árbitros para deixa-lós preparados para as principais competições da Inglaterra.

E ai Brasil, o que demorou a fazer semelhante na Inglaterra?
A Arbitragem Brasileira, já é reconhecida legalmente desde outubro 2013, como profissão no Brasil, mas mesmo assim a Arbitragem Brasileira não atuam em regime profissional.
No Brasil, temos comerciante, Prof. De Educação Física, Dentista, Personal Trainer, Funcionário Público, Assistente Administrativo, Professor entre outros, Arbitrando os jogos da Copa do Brasil e do Braileirão Serie A, B, C e D. Mesmo assim, estes estão quase que treinando por conta, trabalhando o dia todo e indo apitar jogos importantes, temos grandes Árbitros Nacionais, além dos nomes já conhecidos.
Vejo que, não é necessário termos uma empresa além da que já temos, na qual é a CBF, seguida de sua hierarquia, onde são Federações e demais entidades.  Iríamos apenas acarretar mais custos e inventando mais moda. Acredito que poderíamos repensar, não digo o atual modelo, mas sim o processo que é utilizado em que não profissionalizamos realmente a Arbitragem, não só no futebol, mas em outras modalidades esportivas.
O que os outros profissionais no mercado têm que esses não têm?
Fica aqui essa incógnita.
Um país onde somos Penta Campeões Mundiais, onde lançamos craques da bola para o mundo todo, Deveríamos ter um carinho maior pela nossa Arbitragem.
Em outro momento falarei sobre nosso heróis da Várzea.

Uma semana abençoada é ótimo apito para todos os amigos da Arbitragem.

De: Jhefferson Rodrigues.


Fontes Consultadas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados