Opinião do Apito: Família Arbitragem

            Para iniciarmos a semana com o pé direito, na coluna de hoje quero falar do bem mais sagrado que temos que é família.
            Temos muitos significados para família, mas hoje quero usar este:
            _"Grupos de indivíduos que possuem qualidades ou particularidades semelhantes".
            Família é aquela que te cobra, ensina, aconselha e te apoia na hora boa e ruim.
            Família não te prejudica, não te coloca para baixo, não te difama e não te dá beijo de Judas Iscariotes.

            No meio da Arbitragem existe os dois lados. O bom é que entre 12 (doze), somente 1 (um) é falso.
            A História de Judas Iscariotes:
            "Judas Iscariotes foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, que, de acordo com os evangelhos canônicos, veio a ser o traidor que entregou Jesus aos seus captores por trinta moedas de prata.

            Esta é a história certa, para pessoas com esta índole. Pense comigo, uma pessoa no meio da arbitragem, para prejudicar um colega de arbitragem, somente pode ser, pelo dinheiro e a inveja.

            Eu já passei por isso e vou contar um pedaço da minha história:
            Primeira vez que fui apitar uma partida de um campeonato, um dos companheiros de arbitragem tinha um rádio comunicador e eu nunca tinha trabalhado com um, e disse a eles.
            O jogo começou e o primeiro tempo foi bem, com as equipes elogiando e tudo.
            Quando começou o segundo tempo, eles, os Assistentes começaram a conversa paralela pelo interfone, nada haver com o jogo, e isso foi por uns 15 min, jogo virou uma fumaça, bolinho em minha volta, tudo por causa que fiquei desconcentrado do jogo, com todo aquele barulho no ouvido. Então vi quando um deles estava sorrindo na lateral, então me caiu a ficha. O que eu fiz, desconectei o meu fone de ouvido e segui no jogo. O jogo ficou bom de novo e levamos até o final.
            No vestiário vi a cara de chateado de um deles, um até me parabenizou e me pergunto se perdi a comunicação. Eu respondi que sim e agradeci muito pela assistência, dizendo que eles foram bem demais.
            No outro dia, recebi um áudio do responsável da arbitragem, me xingando, que falaram que minha arbitragem foi muito ruim, que tevê bolinho e reclamação. Eu só pedi desculpas, agradece pela oportunidade e não falei mais nada. Duas semanas depois o responsável me ligou, e disse que ambas as equipes, pediram para que eu apitasse o mesmo jogo de volta da chave.
            Eu passei por uma pior, mais prefiro não comentar, porque pra mim e muito triste o que fizeram somente por causa de dinheiro.
            Após isso, acabei chamando um deles para apitar comigo e nunca falei nada, sempre fui gentil, cordial e amigo. Uns vão me achar de louco, mas fui criado assim, para respeitar, ensinar e perdoar, como se todos fossem de uma grande família.

            A única coisa que peço a todas as pessoas que são assim: Mudem!!!! Nós árbitros, temos que ser unidos porque somos um, dois, três, quatro e às vezes seis, contra muitos ou contra milhares.

          Na foto abaixo, cuja fonte é Football Queensland, local onde se tem uma história longa e orgulhosa de produzir alguns dos melhores árbitros da Austrália. Posto esta para simbolizar a Família Arbitragem.


           Voltando...
            Se você já passou por isso, perdoe no seu coração, ensine o caminho certo e tente mostrar que tem lugar para todos. O novato, não está para roubar o lugar do mais experiente e sim para aprender com você. Então seja um exemplo, para quando ele ver você, ele dizer com orgulho e com toda pureza do coração, (para não parecer que puxa saco), este, apita muito, tudo que sei, agradeço a ele, imagina só que maravilha.
            Eu sempre digo que o meu maior ídolo Mundial é o Italiano Perluigui Colina, mas o meu exemplo é meu grande amigo, irmão e professor que conheci na arbitragem, Júnior Zakka. Se não fosse ele, jamais teria conhecido este mundo, chamado arbitragem e só tenho agradecer. Muito obrigado.

De: Jhefferson Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados