Opinião do Apito: Futsal e os recuos ilegais para o goleiro


            Hoje vamos falar nesse post referente ao Futsal e os recuos ilegais ao goleiro onde muitas vezes são praticados.



            A carreira de Árbitro não é fácil, mesmo chegando aos jogos de alto nível, sempre temos que ficar atento a tudo. Às vezes um jogo difícil, pode ser fácil e o jogo que seria fácil, acaba virando uma verdadeira panela de pressão. Futsal nós proporciona estas situações, bem como o futebol e outras modalidades.
            Atualmente ando pelos ginásios de futsal, apitando e acompanhando alguns jogos. Vejo que, normalmente  a dúvida do futsal é sempre quase a mesma, sobre quando não posso recuar a bola para o Goleiro.

            Vamos ao Livro de Regras:
            O que a regra 12 (Faltas e incorreções) diz?
            "Após (o goleiro) haver tocado na bola em qualquer parte da quadra volta a receber em sua meia quadra, jogada intencionalmente por um companheiro de equipe, sem que a bola tenha sido jogada ou tocada por um adversário."
            Exemplo:
• O goleiro com a bola na mão toca para seu companheiro e recebe de volta. Tiro livre indireto (TLI).
            A regra complementa:
            "O ato (do goleiro) receber a bola uma segunda vez de um companheiro na quadra adversária e conduzi-la para sua meia quadra será considerada como segunda devolução e deverá ser punida com o tiro livre indireto (TLI). Na quadra de ataque poderá receber normalmente a bola."
          Exemplo:
• O goleiro vai ao ataque para participar de uma cobrança de escanteio. Recebe a bola do executor, toca para outro companheiro de equipe, e volta para sua meia quadra e recebe de novo. Deve se marcar tiro livre indireto (TLI).
• O goleiro vai ao ataque para participar de uma cobrança de escanteio. Recebe a bola do executor, toca para outro companheiro de equipe, recebe de volta a bola e volta para sua meia quadra. Deve se marcar Tiro livre indireto (TLI).

Observações:
            Essas infrações, não serão marcadas como faltas coletivas para equipe, porque se tratam de tiro livre indireto (TLI). E somente infrações de tiro livre direto (TLD) e inclusive o pênalti, são contadas como faltas coletivas para equipe.
            Quando esta bola for recuada para o goleiro fora da área, ilegalmente, o tiro livre indireto (TLI), deve ser marcado onde o goleiro tocou na bola. Mas, se goleiro estiver postado dentro de sua área, o tiro livre indireto (TLI), deve ser marcado em cima da linha penal, no local mais próximo de onde ocorreu a infração.

(Segue imagem demonstrativa)
  



          Qualquer dúvida ou esclarecimento, comente abaixo que fico a disposição!
          De: Jhefferson Rodrigues.

   Todas as informações basearam-se no Livro atual de Regras do Futsal, disponível em: http://www.cbfs.com.br/2015/futsal/regras/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados