Opinião do Apito: Guia de Arbitragem em uma Partida de Futebol - Parte 1



            Hoje, o Blog Além do Apito vem trazer um post diferenciado. Nele, estilo uma pequena história, podemos analisar e visualizar pequenas situações, bem como corretas aplicações de acordo com as regras atuais do jogo (2018/2019).
            Toda vez que você encontrar no texto, uma frase escrita com ( " " ) e a frase estiver toda em maiúscula, estará escrito como o livro de regras diz. Todos os nomes abaixo são Pseudônimos. Boa leitura.

A Partida



            Meu nome é Josué Crystal e eu estou aqui junto com o ótimo comentarista Mário Brasil, para transmitir essa linda e grande final da Liga do Brasil entre, Gaiatos e Chimangos. E Então Mário Brasil o que esperamos do trio de Arbitragem para jogo de hoje?
_ Boa noite queridos ouvintes, boa noite Josué Crystal. Hoje podemos dizer que a arbitragem Brasileira está bem representada com o Árbitro principal, Hortêncio Barronco. Ele vive uma grande fase no futebol nacional e internacional, grande candidato a apitar a final da Copa do Mundo no próximo ano. Como primeiro assistente, temos o jovem Luanderson Fefa que vem de um grande ano. E de assistente número dois a jovem, Schaine Vascos. Essa temos que ficar de olho nela, porque vem de alto e baixos nesta competição. De quarto árbitro, temos Kiesa Grande e no VAR (Árbitro de Vídeo), Frederick Kasiba um mito da arbitragem.
_Isso Mário Brasil, agora vamos acompanhar o sorteio no campo e quem vai sair com a bola.

(No campo)


            Barronco aperta as mãos dos capitais e fala:_ Boa noite meus capitais, hoje aqui, temos duas excelentes equipes que mereceram estar a onde estão, por tudo que vocês fizeram neste ano no campeonato, por isso dou meus parabéns a ambas equipes. Mas, infelizmente hoje, somente teremos um campeão, então desejo um ótimo jogo para todos nós, com muita lealdade e respeito, pois infelizmente o esporte é assim, um perde e outra ganha, certo! Posso contar com ajuda de vocês?
            Os capitães balançam a cabeça em um sinal de positivo e Barronco continua:
_ Agora vamos fazer o sorteio com a moeda e como vocês sabem "A EQUIPE QUE VENCER O SORTEIO EFETUADO POR MEIO DE UMA MOEDA ESCOLHE A DIREÇÃO PARA ONDE QUER JOGAR NO PRIMEIRO PERÍODO. E A OUTRA EQUIPE DÁ O TIRO INICIAL (SAÍDA)." Vamos ao sorteio!

(Na cabine de transmissão)


_ Os times estão posicionados em campo o Árbitro Hortêncio Barronco acerta os relógios...apita e começa o jogo. A bola é tocada de pé em pé pela equipe dos Chimangos, envolvendo a marcação dos Gaiatos a bola cai no camisa 10, Murillo, que enfia entre os dois zagueiros para o Centro - avante Ronaldo, olha gol olha gol... levanta a bandeira o Assistente Luanderson Fefa e sinaliza a marcação de impedimento.
            Explica aí Mário Brasil o que aconteceu para nós?
_ Foi o seguinte Josué Crystal o Atacante do Chimangos número 9, Ronaldo, estava a frente do penúltimo jogador de defesa, foi por milímetros a cabeça dele como vimos no replay, esta a frente e como diz na regra (" QUALQUER PARTE DE SUA CABEÇA, CORPO OU PÉS ESTIVER MAIS PRÓXIMO DA LINHA DE META ADVERSÁRIA DO QUE A BOLA E O PENÚLTIMO ADVERSÁRIO") estará em posição de impedimento e o árbitro concederá a favor da equipe adversária um TLI (Tiro livre indireto).

_ É... o jogo vai ser bom hoje, não temos nem um minuto de jogo e já temos a primeira chegada do Chimangos. A bola está em jogo. Os Gaiatos saem jogando trocando passes, chego no craque Lolaldinho o dono da camisa 10 dos Gaiatos, lança a bola na diagonal para Denner, deixou o zagueiro deitado no chão... chutou Goooollll... que lindo gol, que magnífico gol, que pintura, deixou deitado o zagueiro Daulao, numero 4, no chão que caindo tentou tirar a bola com a mão, mas não conseguiu e Denner meteu para fundo do gol. Darronco aplica Cartão amarelo para Daulao, antes do reinício da partida por tentar colocar a mão na bola, não é isto Mário Brasil?

_ A regra é clara Josué Crystal ("TOCAR A BOLA COM A MÃO PARA MARCAR UM GOL (NÃO É NECESSÁRIO QUE CONSIGA), OU POR UMA TENTATIVA FRUSTRADA DE IMPEDIR UM GOL") que foi o que aconteceu, devê se aplicar o Cartão Amarelo. Foi muito bem o Árbitro da partida neste lance.

_ E reinicia a partida, Gaiatos 1 à 0 no Chimangos. Oferecimentos Blog Além do Apito, acessa lá, tudo para tirar suas dúvidas de regras de futebol. E os Chimangos trocam passe, e as torcidas fazem festa na arquibancada, que coisa linda minha gente. E saiu um cartão por ali Mário Brasil, explica para nos o que aconteceu?

_ Foi o seguinte! o Assistente Luanderson Fefa, assinalou, corretamente a infração de impedimento. A bola foi para Ronaldo, que viu que estava irregular no lance e deixou a bola passar para Murillo, mas ele interfere na passagem do zagueiro do Gaiatos, Pressan ("PRATICANDO UMA AÇÃO ÓBVIA QUE TEVE IMPACTO CLARO NA POSSIBILIDADE DE O ADVERSÁRIO JOGAR A BOLA") isto não pode! Como Ronaldo ("DISCORDOU DAS DECISÕES DA ARBITRAGEM COM PALAVRAS E AÇÕES "). Com o assistente Luanderson Fefa, fortemente o Barronco advertiu o Jogador com a aplicação de Cartão Amarelo.

_E a bola já está rolando, Gaiatos trocam passe, envolvendo a marcação adversária, errou o passe o Lolaldinho... Ronaldo vem em alta velocidade, toca para Murillo... olha gol ... Pê...nal...ti!!! Para os Chimangos!!!  A torcida pula e vibra do estádio completamente lotado é uma festa Mário Brasil.
_ Com certeza, Josué Crystal, tudo é festa nesta grande, final de Liga do Brasil. E como você disse o Jogador de número 10, Murillo, foi travado no pé, dentro da área em uma disputa de bola, mas como o Pressan chegou atrasado, pisando só no pé de apoio do atleta do chimangos, foi marcado pênalti e aplicado o Cartão Amarelo...
_Mas, Mário Brasil, ele impediu um gol, uma clara oportunidade de gol, não devia ser expulso de campo?
_Não Josué Crystal e espectadores! O Árbitro foi muito bem no lance, pois ("SE EM UMA OPORTUNIDADE CLARA DE GOL UM ATLETA DISPUTAR A BOLA DENTRO DA ÁREA APLICA SE CARTÃO AMARELO MAS SE NÃO HAVER A DISPUTA DE BOLA PUXAR, SEGURAR OU EMPURRAR SE APLICA O CARTÃO VERMELHO") somente nesta ocasiões aí sim o atleta deve ser expulso.

_Vivendo e apreendendo minha gente! Estamos com uma enciclopédia de regras aqui do lado. Muito bom estar do seu lado, Mário Brasil.
_Eu que agradeço estar aqui do seu lado, do grande Josué Crystal e passando meu conhecimento para todos que amam esse esporte.
_ Então vamos para a batida do pênalti, onde a equipe dos Chimangos pode igualar o placar e deixar tudo empatado. E quem sabe, para uma futura decisão de pênaltis no final da partida.

No campo 


Barronco:_ Seguinte pessoal, preciso da colaboração de todos, por favor, fiquem fora da Área penal e não invadem, pois se tiver invasão do time de ataque e sair o gol não vou exitar ("REPETIR O PÊNALTI "). Goleiro, como você já sabe, mais reforçando (" PÉS SOBRE A LINHA DE META DE FRENTE PARA O EXECUTANTE") está bem? Vamos lá!

(Na cabine de transmissão) 


_ Ronaldo vai para batida, bateu no lado direito do gol... pegooouuu o goleiro Tida, numa espetacular defesa.
_ O Barronco anulou o pênalti Josué Crystal.
_ Anulou? E deu cartão amarelo para o Tida Mário Brasil, porque isso Mário Brasil?
_ Simplesmente o Assistente de número um Luanderson Fefa, corretamente viu que o goleiro Tida, adiantou se antes da batida do Atacante Ronaldo e levantou a bandeira, porque isso não pode! Está infração do Goleiro deve se ("REPETIR O PÊNALTI E APLICAR O CARTÃO AMARELO PARA O GOLEIRO"), mas uma vez muito bem o árbitro da partida, junto com seu assistente.
_ Se está na regra então é para ser cumprida, não adianta chiar minha gente. Ronaldo arruma a bola carinhosamente, como se fosse o neném da vida dele...
_Coitado do bico que esse neném vai levar Josué Crystal.
_Hehehe.. não tinha pensado nisso. Correu para bola... Gooll as bandeiras estão tremulando, tremulando no estádio Mário Brasil.

_Isso mesmo, Ronaldo vive numa grande fase, não é a toa que uns dos artilheiros da Liga do Brasil.

_ Um a um no estádio do Caldeirão a liga está em aberta. Quem levará está em? O jogo está em aberto, nada definido. E a bola é rolada no gramado, dando reinício ao jogo, dai daí daí pra fora... o que Lolaldinho ia fazer hoje aqui ia ser uma pintura, registrado em todos os canais de comunicação. Ele tentou fazer um gol do meio campo, quase pegando o goleiro Nulio Zezar, com as calça nas mãos. Foi por milímetros que essa bola não cobre o goleiro dos Chimangos.
            Nulio Zezar cobra o tiro de Meta, a bola e lançada para Murillo e a zaga do Gaiatos fica parada, levantando a mão... Goooll os Gaiatos viram o jogo. Conte pra nós Mário Brasil o que houve.

_ A zaga ficou parada pedindo impedimento no lance, Josué Crystal, mas a regra é clara ("NÃO HÁ INFRAÇÃO DE IMPEDIMENTO QUANDO UM JOGADOR RECEBE A BOLA DIRETAMENTE DE UM TIRO DE META, ARREMESSO LATERAL OU TIRO DE CANTO"). O time cochilou e o jogador Murillo, aproveitou e virou o jogo.

_ Acredito eu que um livro de regras, devia ser distribuído para equipes também meus amigos, porque foi vergonhoso este lance.

            Chimangos vêm atacando pela meia direita. O quarto árbitro informa mais um minuto de acréscimo e o jogo não saí mais nada. E bola para um lado, bola para o outro, apita Barranco e acaba o primeiro tempo.
            Gaiatos dois a um nos Chimangos de virada e um primeiro tempo seguro da arbitragem Mário Brasil.

_ Foi um excelente o primeiro tempo da arbitragem, foram muito seguro nós lances e acredito que no segundo tempo, eles vão ter muito trabalho, porque já começa a cair os primeiros pingos de chuva Josué Crystal.
_É o segundo tempo promete um bom jogo. Vamos ao intervalo e já voltamos com o segundo tempo.

(No vestiário da Arbitragem) 


         Barronco cumprimenta todo mundo, parabenizando pelo primeiro tempo e o Delegado da partida entra no vestiário e fala:
_Tudo certo galera vocês estão muito bem se hidratem e me escutem. Barranco, vai vir água, vai começar a chover o jogo vai ficar mais pegado. Preciso que você fique mais perto do lance. Schaine, os Chimangos lança muita bola em diagonal fique atenta mais agora que eles estão ganhando e a tendência e fazer isso com mais frequência. Luanderson, os Gaiatos vão aperta e o ataque deles é forte, ali pela direita, então fique ligado pois podem ter algumas faltas pelo seu lado e não deixe de sinalizar, pois aqui somos todos um. Juntos somos mais forte.

            O delegado sai do vestiário e deixa os árbitros na concentração para o segundo tempo.

(Na cabine de transmissão) 


_Estamos de volta, as equipes estão postadas no grande tapete verde. Chove no Caldeirão e a  chuva que não para de aumentar, está cada vez mais forte. Será que a chuva vai estragar o espetáculo Mário Brasil?
_ Já temos algumas possas de água por ali, Josué Crystal. O jogo agora vai ficar, mas pegado e o Árbitro Barronco pode ter mais trabalho na partida. Vamos ver o que vai acontecer no decorrer da partida.

_ O Barronco autoriza o início do segundo tempo. Gaiatos tocam a bola com uma certa dificuldade, quase das possas de água. E a chuva aumenta  e o vento também...
_ Voou uma placa de publicidade ali em Josué Crystal.

_O Barronco apita e paralisa o jogo, pega a bola na mão e todos saiam de campo, porque a chuva e o vento ficou perigoso.
            Placas de publicidades voam no gramado, que perigo minha gente. Quanto tempo o árbitro tem para reiniciar o jogo Mário Brasil?

_ Pelo regulamento da competição trinta minutos se no caso passar os 30min o árbitro deve avisar as equipes e jogo reiniciar no prazo de 48 horas, como se diz no regulamento.

(No vestiário de Arbitragem) 


_ Vamos fazer o relatório do jogo? Como observamos já passou do tempo Schaine.
_Esta bem Barronco.
_ Vamos colocar o seguinte no relatório: " Informo que aos 60 min de jogo entre Gaiatos e Chimangos fui obrigado paralizar a partida por quase da forte tempestade que aqui ocorreu. Depois de 30 min de paralisação como diz o regulamento e sem condições de jogo estou transferindo o reinício da partida para amanhã às 16h onde fecha o prazo estimado pela organização para o reinício da partida".
            Í isso ai pessoal, bora tomar um banho e ir para casa que amanhã tem mais. Parabéns a nós todos e foco para amanhã.
            Todos se levantam fazendo um círculo e fazem uma oração agradecendo por tudo e juntam as mãos e gritam:

_UM DOIS TRÊS ARBITRAGEM!!!


Continua....

De: Jhefferson Rodrigues. 

Obrigado!!!


Um comentário:

Links Recomendados