Opinião do Apito: Futsal e a dúvida da Regra 17 (tiro de canto)


            Ser Árbitro, tem que ser malandro e principalmente saber as regras, porque o que tem de atleta malandro por aí. (risadas)
            Esses dias, apitando futsal, um atleta queria me aplicar que jogou bola em outra região do país e a regra lá, era diferente, que não era do jeito que eu estava apitando. Já no outro jogo o atleta chegou a mim, depois do primeiro tempo e falou que eu era louco em dar todas as faltas no futebol 7, como tiro direto a gol, que tinha falta que era para ser dois toques (tiro livre indireto).
            O mais legal foi no Shoot Out no futebol 7, onde o goleiro fez falta fora da área, eu marquei o pênalti, e o goleiro ficou louco comigo, dizendo que eu era cego que a falta foi fora da área. Expliquei a ele, entramos em um conceito e o pênalti foi batido.
            Se não sabemos a regras, eles acabam fazendo nós, os árbitros de marionete por isso temos que estudar sempre.
            O pior de tudo é você estudar, fazer o curso e o pessoal em quadra que só sabe o que vê na tv, querer te ensinar a apitar. Eu nunca vi o árbitro gritar para o atacante, assim:
_" Bah, essa eu guardava de chapa".
            Acredito que cada um tem que ficar na sua, ter o respeito e a educação entre todos, cada um está ali, para uma função, mas claro que sempre tem os malandros que só fazem isso para te testar.

            Depois deste pequeno enredo, verídico, vamos falar de Futsal e a regra (17), tiro de canto, onde podemos ter alguns problemas com atletas, treinadores e torcedores, por não saber a regra. A dúvida que vejo entre alguns atletas é:

"Vale gol diretamente sem tocar em ninguém?"

O que a regra diz:
 "Poderá ser feito um gol diretamente de um tiro de canto somente contra a equipe adversária. Se um jogador executar o tiro  de canto contra a meta da equipe adversária e a bola transpor inteiramente a linha de meta entre o postes e o travessão, tocando ou não em qualquer jogador, O GOL SERÁ VALIDO.

            Outra grande confusão que podemos ter nesta regra 17 (tiro de canto) é se a bola entrar na própria goleira do executante do tiro de canto.

Exemplo:
Escanteio para equipe A.
O goleiro da equipe A sai do Gol para chutar e a bola é mau passada e sem tocar em ninguém, entra no próprio gol da equipe A.

É gol?

O que a regra diz:
"Se um jogador chutar a bola contra sua própria meta e a bola penetrar na mesma diretamente, O GOL NÃO SERÁ VALIDO.

Mas então o que vou marcar? É o que o árbitro vai marcar?
"O árbitro determinará que a partida seja reiniciada com a cobrança de tiro de canto a favor da equipe adversária."

Mas lembrem-se;
"Se está bola tocar em qualquer jogador e penetrar na meta, O GOL DEVE SER VALIDADO".


            Minha intenção em minhas postagens e sempre para manter o conhecimento, respeito e a educação entre todos os envolvidos. Eu sempre apito com está filosofia, que além de árbitro eu sou um educador, porque com educação eu acredito que sempre teremos ótimos espetáculos com muito respeito e paz.

De: Jhefferson Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados