Opinião do Apito: Uma relação de Amor e Respeito dentro das Quatro Linhas


                Hoje aqui no Blog, trazemos um texto reflexivo, escrito pelo Árbitro Gaúcho, Jhefferson Rodrigues, que serve de “um toque” para todos nós, árbitros iniciantes, atuantes e veteranos, bem como a todos os leitores para entender um pouco mais se como se age da forma mais adequada no que se trata de postura profissional.
            Segue...

            A presença em campo é muito importante para um árbitro de futebol (e também nas outras modalidades). Barba feita, cabelo bem arrumado, postura, aperto de mão com firmeza e educação e respeito com todos.
            Não é porque que temos o poder de parar o jogo, interromper a partida ou excluir qualquer atleta, que devemos ser ditadores, egocêntricos e mal educados.
            Sempre a educação, respeito e a humildade são a melhor maneira de se conviver em conjunto. É isso que devemos fazer em uma partida de futebol. Ali, neste jogo, somos um intruso, entre duas grandes famílias que brigam por seus ideais.
            Eu sempre penso que a educação e o respeito é o poder para tudo. Eu por exemplo, aplico o cartão e já digo, desculpa, mais não tem o que fazer é para Cartão Amarelo.
            Concordo que, na real não precisava dizer nada, mais estou demonstrando para ele que somente estou aplicando o cartão porque a regra diz e não porque não gosto dele.
            Administrar pessoas não é fácil, até porque pensamos diferentes e agimos, cada um de uma forma.
            Meu prazer é poder saber que poderei estender o braço no final do jogo, para os atletas, sem ter medo de uma agressão.
Psicologia é algo que o árbitro tem que saber lidar e aplicar em campo para controlar os ânimos.
            Exemplo:
            Se você deixar um atleta ser mal educado contigo e você, no mínimo, não adverti-lo com aplicação de cartão amarelo, com certeza, os outros vão achar que estão na razão de falar do mesmo jeito contigo.
            Aí você  vai e aplica o cartão amarelo no segundo mau educado do jogo, que para seu azar, era da outra equipe, pode contar que bolinho de atleta vai te rodar, te cobrar e uns vão ficar alterados com você. Sem razão? Será? Eu acho que não!  Porque você está, favorecendo uma equipe e não sendo parcial. É, às vezes basta um rojão na multidão para começar a correria.
            É claro que, não é favorecimento a ninguém. O que nós queríamos era apenas pegar o controle do jogo de novo, mas depois que você deu uma brecha em alguma parte da regra, agora já era.

Minhas duas dicas são:
1° "Não deixe brecha para o inferno, e aplique a regra sempre, porque você é a balança do jogo."
2° "Porque transformarei do meu jogo uma guerra, se amo estar neste tapete verde”.





Obrigado pela leitura.

Att...
Jhefferson Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados