Opinião do Apito: As Regras são somente 17 (Dezessete)


            Muitas vezes escutamos um chiado, como se tivesse uma água fervendo, este é o momento que corremos, para desligar a chaleira do fogão. O motivo disto é simplesmente, porque se ela ficar fervendo, ela entra em ebulição virando tudo vapor. Hoje, venho aqui, desligar esta chaleira do seu fogão, porque o que eu quero é um bom café preto, para esquentar a goela e as mãos. A vida é assim, temos que decidir o que queremos prestar atenção no que ouvimos e como amigo auxiliar o certo.
            O que eu quero:
            "Ser um ótimo Árbitro."

            O que eu escuto às vezes:
            "Regra 18 (dezoito) neles."


            O meu auxílio como seu amigo Árbitro é você deletar, esta regra inexistente do seu consciente. Quando você usa essa regra, simplesmente, você está inventando, queimando seu filme e não sendo Árbitro. Fica mais bonito, dizer que você não viu a falta do que dar um tiro livre indireto (TLI), onde todo mundo sabia que era para tiro livre direto (TLD).
            Apite com o "espírito de jogo" e não com invenções.
            O espírito de jogo está no livro de regras com o seguinte trecho:

_" O futebol deve ser praticado com base em regras que propiciem o jogo limpo (Fair Play), pois um pilar crucial da beleza do (jogo bonito) é a sua legitimidade - esta é uma característica vital do ESPIRITO DE JOGO."


            O que seria o Espírito de jogo?

            O espírito de jogo é simplesmente a leitura do jogo. Alguns jogos são mais arbitrados e outros são na base da lei da vantagem, como se um fosse, campeonato Brasileiro, e outro, Libertadores e seus jogos pegados.
            Nenhum dos dois modos é errado, errado é ser imparcial em suas decisões e inventar regras. Na primeira, o comentarista, e até mesmo os atletas, vão dizer que você errou, mas quando acontecer do outro lado, e você aplicar a mesma coisa, eles vão dizer que você acertou em marcar a mesma coisa, para ambos os lados e no final do contexto todo, sua arbitragem vai acabar sendo ótima.
            Nosso mundo não é fácil, apitar, fazer assistência, sempre sobre pressão, é complicado, então não invente com a regra 18 (dezoito) e apite sempre com "espírito de jogo", que você vai sempre ter, um reconhecimento positivo a onde for.

De: Jhefferson Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados