Um vício recorrente no Futebol: Reclamar da Arbitragem - Reflexões

Esse post visa fazer uma breve reflexão quanto a criticas recorrentes a arbitragem brasileira nesse início de Brasileirão 2019.
Trata-se de um comportamento recorrente no futebol brasileiro e, talvez com menos intensidade, mundial: debitar na conta do desempenho da arbitragem os insucessos do time dentro de campo. É um mecanismo de defesa utilizado especialmente por dirigentes e torcedores e, eventualmente, sancionado por comentaristas esportivos.
Por mais que seja desagradável para os que militam no universo do apito e das bandeiras, é forçoso reconhecer que nem sempre as críticas negativas são injustas. Erros acontecem no exercício de todas as profissões, inclusive no mundo do futebol, onde zagueiros calejados cometem falhas bisonhas e centroavantes consagrados erram gols feitos, inclusive em faltas cobradas a partir da marca da cal. Logicamente, árbitros e assistentes não estão imunes a estes tropeços profissionais mesmo com o auxílio do árbitro VAR por vezes evidentes.


Sendo assim, a categoria dos homens e mulheres de preto já está acostumada às restrições ao seu desempenho dentro das quatro linhas. Faz parte do jogo: a crítica ao trabalho da arbitragem, mesmo quando injusta, faz parte da cultura do futebol. O espetáculo das multidões não pode e não deve parar por causa disto.
Agora, cabe diferenciar estas situações frutos da paixão clubística – algumas óbvias, outras simplórias – das manifestações grosseiras e injuriosas que ferem a honra pessoal do árbitro ou assistente. Estas últimas serão sempre alvo de repúdio e, mais do que isto, de ações judiciais por parte das entidades sindicais representativas da arbitragem do futebol brasileiro, sempre visando preservar a honra e a dignidade pessoal e profissional dos homens e mulheres do apito que contribuem com seu ofício para promover a grandeza do futebol brasileiro. No mais, o juiz trila o apito e o bola começa a rolar com um bom espetáculo para todos.

ALEXANDRE MARQUES -  EX-ARBITRO SAFERGS

2 comentários:

  1. Parabéns amigos pela matéria. .Nosso futebol é rico em tudo é pobre no quesito RESPEITO. .AOS NOSSOS ÁRBITROS essa mentalidade irresponsável que vai do simples torcedor é se alastra pelas medíocres crônicas esportivas formadoras de opiniões. .triste pois ninguem erra mas no futebol só nossos arbitros infelizmente é nossa cultura .injusta é brutal contra nossos profissionais amadores...

    ResponderExcluir
  2. Eu Robel de souza Pereira -fui árbitro por 8 anos , sofri um grave acidente e nem por isso , abandonei o futebol ,vem da a minha opinião sibre o Var sou de opinião contra , pois o Arbitragem vai ficar um esporte sem graça. Pous qualquer poderá apitar uma partida , pois se errou vai ni Var e conserta.
    Daqui a pouco um goleiro tomar um frango o gol e inválido o atacante perde o gol , voltar a jogadar o bom do futebol e a polémica. Hoje , quaiquer um apitar ( sendo apadrinhado ).

    ResponderExcluir

Links Recomendados