E agora: De quem é a Culpa?


Ano após ano, temporada após temporada, competição após competição, derrota após derrota. A pergunta perdura: de quem é a culpa? É sempre o que fazemos quando as coisas começam a dar errado, procuramos um alguém para apontar o dedo. E a lista de possíveis culpados deste terrível crime que é a má campanha, é grande.
A direção? Bom, certamente que o torcedor se revolta quando vaza uma lista digamos que bem grande de jogadores com dividas trabalhistas, incluindo de muitos anos atrás. Isto enquanto o dinheiro entra, mas ele vai para onde? Não sabemos, boa pergunta. Os esclarecimentos, as prestações de conta, não nos mostram grande coisa. Vamos novamente buscar jogadores de idade avançada e de times rebaixados.
Os jogadores em campo? Sempre tem aquele que parece que está se arrastando, a culpa é dele. Ou aquele que até se esforça, mas o fato de ser ruim está no DNA e de nada adianta. A culpa pode ser deste também, grandes chances. Tem aquele lá na frente que até é bom mas a bola não chega porque o meio é ineficiente.
E o técnico? Bom, este tem sido nosso salvador nos últimos anos, mas agora vê que o esquema tático não está bem e cruza os braços diante disso. Coloca jogador em posicionamento errado, deixa alguém que podia acrescentar mais ao jogo no banco enquanto quem quebra uma louça continua em campo. Teimoso, estrategista, insistente. Já conhecemos tudo isso.
Onde quero chegar então? Não há apenas um fator. É uma soma de coisas, estas que precisamos olhar mais atentamente. No futebol nunca há apenas um culpado, mas certamente há um inocente. Melhor que isso, um que sofre todas as consequências. Um que gasta seu dinheiro, se decepciona, sofre corneta, aguenta o tranco. E adivinha só, vai estar lá de novo no jogo seguinte, não importando o que aconteça.
A questão é a seguinte: é chegada a hora deste pobre coitado, chamado torcedor, deixar de cruzar os braços e cobrar mais. A máxima é aquela antiga, mas que é sempre válida: técnicos, jogadores, dirigentes, presidentes entram e saem, mas o torcedor permanece. E aí que nós finalizamos a resposta da pergunta: não há apenas um culpado, mas existe alguém que deve fazer com que todos os suspeitos respondam pela falta de competência.



ALEXANDRE MARQUES -  EX-ARBITRO SAFERGS

Um comentário:

  1. Alexandre Marques, excelente artigo, acredito que seja um momento de reflexão no sentido geral.

    Diretoria, Comissão Técnica, Jogadores e principalmente os torcedores tem que ler e entender o que está escrito neste artigo.

    Será que vão entender? Se conscientizar? Tenho minhas dúvidas e segue o jogo...

    ResponderExcluir

Links Recomendados