Evolução da Bola de Futebol: A composição e a modernização do Símbolo do Futebol


Em época de Copa do Mundo de Futebol Feminino e Copa América de Futebol Masculino, venho através desse espaço para falar um pouco mais no que se refere a “redonda” que rola no campo, ou seja, a bola.
Vamos conhecer algumas curiosidades dessa, no que se trata a evolução do objeto fundamental para o esporte preferido dos brasileiros (FUTEBOL).


Final do século XX = A bola que chegou em 1894 no Brasil, trazida pelo inglês Charles Miller, era um tanto antiquada: feita de couro curtido com uma costura bem grosseira ao centro. Na hora de cabecear a bola, eis o maior problema, os cordões machucavam a testa dos jogadores.
Copa do mundo de 1958 - A bola usada na primeira Copa do Mundo que o Brasil ganhou já não tinha os tais cordões, mas continuava sendo feita de couro. Em dias chuvosos, o couro se encharcava e a bola ficava bem mais pesada, o que dificultava a precisão dos chutes.
Anos 60 e 70 - As bolas ainda eram feitas de couro, mas com um diferencial, eram impermeabilizadas, ou seja, não ficavam encharcadas em campos molhados.
Anos 80 - Os materiais sintéticos começaram a ser usados na fabricação de bolas. O aspecto visual e a durabilidade do material conquistaram a atenção dos jogadores.
Anos 90 - Chegou a vez dos polímeros! As bolas fabricadas a partir deste período ficaram mais leves graças à presença de polímeros. O poliuretano (altamente durável e leve) é usado como revestimento e nas camadas internas se emprega o poliestireno, as câmaras de ar (presentes no interior da bola) são de látex.
Início do século XXI - Os polímeros chegaram para ficar, a prova disso é a composição das bolas mais modernas: sob o revestimento de poliuretano se emprega dez camadas de poliestireno e na câmara é usada a borracha butílica. A tecnologia deste século permite que os gomos da bola sejam unidos por ligação térmica em vez de costuras.
 Portanto essa foi a evolução do objeto (BOLA) fundamental para o esporte preferido dos brasileiros (FUTEBOL).

Convido a assistirem o Vídeo abaixo, onde o mesmo fala de uma forma um pouco mais ilustrativa, as informações que relatamos acima.



De: Alexandre Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados