Opinião do Apito: E agora: Goleiro Expulso e sem Substituição


            Somos feitos de conhecimento, porque sem conhecimento não somos nada. Além de termos muito conhecimento em várias áreas, as vezes acabamos com dúvidas em outras; mas por quê?
            No começo, achei que ler o livro de regras, era o bastante para saber de tudo, mais hoje, sei o quanto é importante participar de palestras e trocar conhecimento. O livro te oferece o conhecimento das regras, mas a mecânica de jogo e as experiências de arbitragem, você aprende com a prática e com a troca de informações. Em palestras de regras de futebol em minha opinião, temos três grandes elementos:
1° Conhecimento;
2° Diversas experiências;
3° E muitas opiniões.

            Quando o palestrante desenvolve seu conhecimento para os alunos, começa a parecer várias experiências de jogo e algumas opiniões adversas sobre o lance. Eu faria assim, eu faria assado e assim, vamos desenvolvendo nosso conhecimento e experiências.
            O modo de aprender a apitar é errando, ou vendo um colega errar. O mundo da arbitragem é assim, aprendemos com nossos erros e dos outros.
            A dúvida é algo que não pode existir em campo, então por obséquio, trago uma situação de jogo que pode acontecer e como devemos agir segundo a regra.

Segue o exemplo:
            A equipe do Matias aos 40 min do segundo tempo teve seu goleiro expulso, por colocar a mão na bola, fora da área e tirando uma oportunidade clara de gol. Sua equipe, já tinha feito todas as substituições. Um jogador de linha terá que ir para o gol, como o árbitro deve agir com a situação perante a regra.
            Primeiramente, temos que saber que não constitui na regra, um modelo certo de agir, como nas modalidades de futsal e futebol sete, mas tem um ponto a ser cuidado na regra 03 (três) "Os jogadores", onde diz:
"As partidas são disputadas por duas equipes composta por no máximo de 11 (onze) jogadores cada, onde um dos quais jogará como goleiro. Nenhum jogo começará nem continuará se uma ou ambas as equipes tiverem menos de 07 (sete) jogadores.

            Diz também que, qualquer jogador pode trocar de posição com o goleiro desde que:
• O Árbitro seja previamente informado da troca;
• A troca seja efetuada durante uma paralisação de jogo;

            E complementa na parte de jogadores e substitutos expulso onde diz:
_" Após o início do jogo não pode ser substituído um atleta expulso."

  
            Pela regra oficial de jogo não temos exigências sobre a camisa que o atleta deve colocar que vai para o gol, mas sabemos que:
• A camisa deve ser diferente dos demais atletas.

            E então, como você deve agir em uma situação desta:
• Espera que o goleiro se retire dos redores do gramado;
• Deixa o atleta que vai para o gol, jogar com uma camisa improvisada e número será o mesmo que ele estava usando anteriormente. (Pode pegar até a do goleiro que saiu).
• Mas mantém o número original do atleta que substitui o goleiro, pois o que conta é o que constitui desde o início da partida em súmula.

            Eu espero que tenha conseguido tirar todas as suas dúvidas sobre a questão acima, mas lembre-se também de sempre ler, o regulamento da competição, pois às vezes pode haver complemento sobre esta questão.

            Para finalizar, agradeço ao Professor Júlio Ayres ( EUA) e Alfredo Neto (SP) pela ajuda. Deixo como complemento um vídeo abaixo, sobre expulsão de goleiros e atletas indo para o gol.



De: Jhefferson Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados