Opinião do Apito: Impedimento e a Interpretação em segundos no Futebol


            Todo mundo gosta de um pouco de polêmica, até mesmo aumentam um pouco mais a situação, até porque então, não se chamava fofoca. No mundo dos esportes, não é diferente, os repórteres são os que levam as informações e as polêmicas, na maioria dos casos. Os jornalistas e apresentadores fazem o enredo e transmitem a vida dos atletas, trazem o vai e vem do mercado da bola, criticam as derrotas e elogiam as grandes vitórias das equipes. Palpites, escalações, opiniões, criticada ao Árbitro e os Assistentes da partida, todos eles gostam de apontar, mas único que sabe o que fala da arbitragem é um Ex- Árbitro de futebol, que agora é comentarista de arbitragem.
            Apitar ou fazer assistência são duas posições no futebol, muito difíceis de fazer, tanto como ser goleiro e bem pior que um atacante que vive de gol. Ser assistente é muito difícil, basta um piscar de olhos no momento errado, que um equívoco ou erro pode acontecer.
            Em jogos de ponta, são milhares de câmeras para te julgar, por dias ou meses, quase de um milímetro à frente ou atrás. Já na várzea, no terrão, campo aberto, são reclamações, ameaças, guspis, socos, ou até, pedradas nas costas que um assistente ou bandeirinha (como somos chamados), temos que aguentar.


            A questão é que um Árbitro Assistente, tem uma função muito difícil no futebol que exige, resistência, velocidade, raciocínio rápido, concentração e visão Raio X. Muitas vezes, quem te crítica, não sabe o que é a regra 11 (onze).
            É muito fácil dizer que estava, ou não estava impedido, mas nenhum deles não sabe o quanto é difícil é interpretar três folhas da regra 11 (onze).
            As pessoas não entendem que:
"Estar em posição de impedimento,nem sempre, constitui infração."

            Torcedor só sabe gritar:
_Ta na frente Bandeira! Tá impedido, tu tá cego!

            Só que  eles não  sabem que um jogador estará em posição de impedimento quando:

• Qualquer parte de sua cabeça, corpo ou pés estiver na metade do campo adversário (excluindo a linha de meio campo) e se:
• qualquer parte de sua cabeça, corpo ou pés estiver mais próximo da linha de meta adversária do que a bola e o penúltimo adversário.
Só que eles não entendem que esse jogador somente será punido se participar ativamente do jogo:
• Interferindo no jogo ao jogar ou tocar na bola, passada ou tocada por um companheiro ou;
• Interferindo em um adversário de uma das seguintes maneiras:
> Impedindo um adversário de jogar ou de poder jogar a bola ao obstruir claramente sua linha de visão ou;
> disputando a bola com um adversário ou;
> tentando claramente jogar a bola que se encontre próxima de si e quando essa causar impacto no adversário ou;
> praticando uma ação óbvia que tenha impacto claro na possibilidade de o adversário jogar a bola.
ou ganhando vantagem da posição de impedimento por jogar a bola ou interferir em um adversário, quando a bola haja sido:
> Desviada ou rebotada em um dos postes ou travessão da meta, em um adversário;
> Jogada por um adversário para fazer uma defesa deliberada (impedir que a bola entre em sua meta).
            Muitos gritam, esperneiam quando o zagueiro toca a bola sem querer, para um atacante em impedimento, pedindo a infração, mas muito não sabem que:
• Quando a bola vem do adversário em uma defesa deliberada, não se tem mais a infração de  impedimento.

            Aí um grita atrás de você:
_ Presta atenção seu bandeira de merda, ele tá impedido!

            À vontade e responder:
_ Só no teu futebol que tem impedimento em tiro de meta. E só falta me dizer, que em arremesso lateral e tiro de canto também tem impedimento.

            A vida não é fácil de costas para o mundo, deixando todos os problemas para trás da vida pessoal, e viver aquele momento de paixão e tensão.
            Neste item referente ao Assistente o Árbitro central tem uma função também que é:
• Se a bola entrar diretamente no gol do adversário, deve anular o gol, porque  impedimento é nada a mais que um Tiro livre Indireto (TLI). 
• Está infração de impedimento deve ser cobrado no local da infração.

            Mas claro que, nem tudo são flores que se cheire, sempre tem os defensores e os atacantes espertinhos que sai do campo de jogo para se beneficiar, mas eles não sabem que:
• Se o atleta sair de campo sem autorização do árbitro será considerado como se estivesse sobre a linha de meta ou linha lateral, para efeitos de impedimento, até a primeira interrupção do jogo ou até que a equipe defensora tenha jogado a bola na direção da linha de meio campo e até a bola estar fora da área de pênalti. E se um defensor abandonar o campo de jogo deliberadamente deve ser advertido com cartão amarelo (CA), quando a bola estiver fora de jogo.
• E um jogador atacante pode sair ou permanecer fora de campo de jogo para não ser envolvido em jogo ativo. Se o jogador regressar pela linha de meta e se envolver no jogo antes da bola ter saído de jogo, ou antes da equipe defensora jogar a bola na direção da linha de meio campo e de a bola ter saído da área penal, deve-se considerar que o jogador está posicionado sobre a linha de meta adversária para efeito de impedimento. Um jogador que deixar deliberadamente o campo de jogo, regressar sem a autorização do árbitro e que não seja punido por impedimento, se obtiver qualquer vantagem deve ser advertido com cartão amarelo (CA).
            Se um jogador atacante permanecer imóvel entre os postes da meta e no interior da meta, um gol pode ser validado, a menos que o jogador cometa uma infração de impedimento ou outra infração da regra 12 (doze). Nesses casos, o jogo deve ser reiniciado com tiro livre Indireto (TLI) ou direto (TLD).

            Três folhas muito complicadas e quase tudo tem que ter uma interpretação como, por exemplo:
A- Quando um jogador, em posição de impedimento, se move dessa posição ou fica parado nessa posição no caminho de um adversário que estiver indo para a bola e interfere em seu deslocamento, comete uma infração de impedimento, se impacta na possibilidade do adversário jogar ou disputar a bola; quando um jogador se move no caminho de um adversário e impede seu deslocamento (por exemplo, bloqueia o adversário), a infração deve ser punida com base na regra 12 (doze).

            Você não entendeu como assim punida com a regra 12 (doze), simples, vamos ao exemplo:
B - Quando um jogador, em posição de impedimento, se movimenta em direção à bola com intenção de jogar a bola e é impossibilitado por um adversário antes de jogar ou tentar jogar a bola ou disputar a bola com um adversário, a falta deve ser punida porque ocorreu antes de uma infração de impedimento.

            E quando uma infração for cometida contra um jogador que estiver em posição de impedimento e que já esteja jogando ou tentando jogar a bola ou disputando a bola com um adversário, o impedimento deve ser punido, porque ocorreu antes da falta.

            Então temos que saber com base dos exemplos a cima que:
A - em que um jogador em posição de impedimento, mesmo estando distante da bola, pode cometer uma infração, se impacta na possibilidade do defensor jogar ou disputar a bola.

B - que uma infração, pode ser cometida em um jogador que esteja em posição de impedimento.

            Vamos combinar que com uma bandeira quadriculada, disparando na lateral, e com muitos gritos em suas costas, eles são os tais. Você ainda acha que não?

            Então pegue está bandeira e sinta está pressão!

De: Jhefferson Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados