Opinião do Apito: O Árbitro e a Sinalização de Números


Neste mundo que vivemos em evolução em todas as áreas, cada vez mais, temos mais pessoas. A sinalização tem em todas as partes que vamos, até mesmo na entrada de nossa casa, que tem um carpete escrito:
" Seja bem-vindo! Limpe os pés por favor."
No trânsito, temos vários tipos de placas com limites de velocidade, setas e até mesmo o semáforo.
Você sabia que do semáforo, foi tirado a ideia, para ser criado os cartões amarelos e vermelhos, mais isto é conto, para outra postagem.
No futsal e no futebol 7 (sete), trabalhamos muito com sinalizações de números de camisas. Temos sempre que estar informando nosso representante, que fica na mesa, o número do atleta infrator ou do jogador que fez o gol. Nesta coluna, vou falar um pouco de sinalização de números.
A primeira coisa que vocês têm que saber é que trabalhamos com dezenas e unidades.
Exemplo:
D.    U
3.    2

Isso eu sei Jhefferson, o que eu queria saber e como faço o número 32 com mãos?
Vamos lá:
A dezena sempre será o dorso e a unidade a palma da mão.
Então, quando for sinalizar o número 32, primeiro você mostra a parte do dorso, com o número 3, para o representante e depois a palma da mão com o número dois.
Veja o vídeo abaixo:


 Na imagem abaixo, trago a sinalização dos números de um ao vinte.



Como vocês observam na imagem, o número vinte, são os dois punhos fechados e virados para cima.
Quando nós os árbitros, saímos correndo, sinalizando o vinte desta forma, para a torcida, parece até que estamos comemorando o gol. Então, para não dar problemas futuros, deixo a dica de mostrar o número 2 com o dorso da mão.
Espero que nesta pequena coluna, tenha conseguido tirar todas as suas dúvidas porque arbitragem sem dúvidas é muito mais qualificada.

De: Jhefferson Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados