Opinião do Apito: Reflexão de um Árbitro de Futebol


Arbitrar é a arte de pensar e não de inventar. Gastei tanto para conseguir meu certificado (o tal famoso diploma como muitos chamam), estudei noite e dia, para passar na prova  e dizer “regra dezoito neles”.
Não, aí não!


 "Se eu tivesse medo eu não era Árbitro."
Essa é uma frase que uso muito e digo muito para mim mesmo. Pegar um apito e apitar um jogo requer muita coragem, sabedoria, autonomia e leitura de jogo.
Eu aprendi e aprendo a cada dia, com humildade e sabedoria, escutando cada mestre. Hoje vos digo:
1. Não acha você que é só pegar o apito e assoprar. Se você acha isso é porque nunca apitou.
2. Para se jogar futebol sabendo o básico já está bom, mas para apitar um jogo o básico não basta.

Neste quesito o árbitro tem que sempre estar estudando as 17 regras. A interpretação de um lance pode ser até sua, mais a regra é somente uma.
O mundo do esporte é um mundo muito difícil, pois mexe com muitas emoções das pessoas. Alegria, tristeza, amor, raiva, são emoções que afloram em apenas 90 minutos.
O árbitro é o único que não demonstra emoções nenhuma. Já se eu dissesse que não tinha, estaria mentindo. Não é fácil, ficar escutando xingamentos, ameaças e vaias o tempo inteiro. Ainda posso te dizer que, mesmo com tanta “merda” dita a um Árbitro, Assistente de futebol, ainda achamos muitos motivos para ser feliz.
Não há nada melhor que você apitar um jogo quente e conseguir levar ele até o final. Não há nada melhor que depois desta partida quente, você ver no próximo jogo o seu nome na escala.
Estou na busca da arbitragem perfeita, mais já me disseram para desistir, pois isso não existe. Eu amo apitar, sou apaixonado pela arbitragem, então nunca deixarei de sonhar, pela arbitragem perfeita. Fazer assistência pra gol, fazer gol, desarmar e fazer uma bela defesa é fácil. O difícil e o árbitro cuidar tudo isso pra ver se não teve infração. A cada briga de espaço, braços, mãos, pé, pernas, temos que ficar de olho, para ver se não tem uma infração.
A cada gol feito, estamos de olhos, ouvidos, vendo e escutando para não ter nenhuma provocação. Fazer leitura de jogo, explodir o cartão na primeira infração e lá vem a reclamação. Imagine: Quando o cartão Vermelho voa do bolso então, vira um pah demônio. Vem dois, três, quatro na sua volta te questionando, o expulso a flor da pele, treinador furioso e a torcida agressiva na arquibancada.Imagine você passando neste estante em um corredor Polonês. Pode dar até risadas, mas questionar, apontar o erro de um árbitro é fácil, mas fazer o que ele está fazendo, não é nada fácil e nem para qualquer um.
Olhar na TV, ver o replay e dizer que tá errado, que faria diferente e fácil. O difícil é decidir lá no ato na pressão e marca uma infração. O “juiz” como carinhosamente vocês no chamam, ele na várzea, todo jogo é um ser deslocado de região.
O “juiz” na várzea, não tem segurança e as mesmas pessoas que te cobram a regra, não querem que a regra seja pra elas. Árbitro de várzea tinha que ser aplaudido e não vaiado. É um ser corajoso, que coloca a sua cabeça a preço. E como se cada apitada, fosse um giro na Roleta de um revólver e estive jogando roleta russa, nunca sabendo a hora da explosão.
Existe Árbitro ruim, médio, bom e ótimo, como também todo jogador. Tem jogador que joga bola, tem aquele que não sabe jogar e vem só pra patifar. Como apitar um jogo, se não há equipes querendo jogar? Como apitar uma partida, se estão te ameaçando te quebrar, se eles não ganhar?
"Se eu tivesse medo, eu não era Árbitro."

Eu sempre digo isso, para mim mesmo, quando vejo que o bicho vai pegar.

Eu posso acabar machucado, mas uma coisa eu sei, que futebol é feito para quem sabe jogar. Quem ameaça um árbitro para jogar é mil vezes mais fraco do que ele, porque não sabe jogar. Além disso, afirmo: Jogador bom é quem decide e não que ameaça.
Estou aqui para aplicar as 17 regras, para cuidar de você que joga futebol, mas você também tem que entender, que se teu amigo não quiser jogar, ele vai pra rua também. Reclamar, fazer falta, faz parte do jogo também, mas nunca se esqueça de que, cada infração tem uma penalidade também.
Você jogador, vive por um gol de placa, por uma defesa milagrosa, drible ou uma assistência. Nós Árbitros, achamos muitos lances magníficos, até porque, muitos antes de ser Árbitro, queriam ser jogador.
Futebol é apaixonante, vibrante, algo que não existe igual, que mesmo assim, esses loucos não conseguiram ficar longe do futebol. Achamos lances, passes, dribles, gols bonitos, mas hoje nosso mundo e arbitrar. Então, peço que nos respeite, pois meu sonho é o mesmo que o seu, de estar participando de um jogo profissional.

De: Jhefferson Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados