Opinião do Apito: A Regra 11 do Futebol Sete (7)


Em um mundo de muita pressão, com par de cartões, um apito na mão, sigo firme e forte pelas arenas de Fut 7 a fora. Marcar faltas fora da área e aplicar cartões e meio fácil, o difícil é dar a infração dentro da área. Nesta hora que vimos, qual é o Árbitro de verdade.
Com essa pequena estrofe, venho falar da regra 11 (Penalidade máxima) do futebol sete pela regra da Confederação Brasileira de Soccer Society.

Créditos: FGF7


Quando uma infração técnica é cometida dentro da área de meta do infrator, sem prejuízo de quaisquer outras disposições das demais regras oficiais, deve ser concedida uma penalidade máxima em favor do adversário, a qual deve ser executada na marca correspondente.

O que devemos ter atenção!?
a) A penalidade deve ser obrigatoriamente cobrada para frente e todos os atletas, exceto aquele envolvido na cobrança, devem estar a uma distância mínima de 5 metros atrás da linha da bola, podendo avançar após o atleta encarregado ter desferido o chute.
b) O atleta executor deve ser claramente identificado antes da cobrança.
c) A cobrança deve ser executada no máximo em 5 Segundos sendo o executor passível de punição disciplinar, porém sem perder a posse de bola.
d) O goleiro deve estar com partes dos pés sobre a linha de fundo, entre os postes de meta, podendo movimentar se lateralmente.
e) Caso o goleiro saia da posição correta e defenda o chute, deve se repetir a cobrança. No mesmo caso se a bola entrar na meta o gol deve ser validado.
f) Caso haja irregularidade por parte do quadro defensor e não tenha resultado em gol, deve se repetir a cobrança.
g) Caso haja irregularidade por parte do quadro atacante e resulta em gol deve se repetir a cobrança.
h) Quando da cobrança de penalidade máxima durante o jogo se a bola bater na trave ou no Árbitro, este postado dentro de campo, o atleta executor não poderá tocar na bola antes que outro faça.
i) O pênalti é considerado como um tiro livre.
Obs: Lembrando que o pênalti conta como falta coletiva e individual do atleta.

Dica:
Posicionamento da dupla de Arbitragem e quem apita a cobrança.

Um Árbitro ficará de um lado do campo, controlando a linha de 5 metros dos demais atletas que não estão participando da cobrança. O outro Árbitro ficará na linha de fundo do outro lado do campo controlando os pés do goleiro e se a bola está no ponto certo da cobrança. (Eu sempre fico ali, para não ter perigo do goleiro espalmar a bola e bater em mim).
Veja abaixo:
A - Batedor, B - Goleiro, 1 e 2 Posicionamento dos Árbitros, segundo a regra.




 O árbitro de fundo sinaliza dando o (Ok) para o Árbitro que está na linha dos demais atletas, que apita autorizando a cobrança.
Porque o Árbitro que está cuidando a linha é o que dá autorização da batida?
Pelo motivo que se ele ver alguma invasão antes da batida, ele mesmo já apita informando uma infração.

Espero que cada vez mais, as regras deste esporte que cresce a cada dia, fique mais claro para todos.
Futebol sete é vida, futebol sete é alegria e essa modalidade cresce a cada dia.


De: Jhefferson Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados