Opinião do Apito: Para ser um Excelente Árbitro


"Antes que a tempestade venha é melhor se precaver fechando as janelas."
Começo essa narração lhe fazendo uma pergunta:
"Você acha mesmo que é errando que se aprende?"
O Árbitro de futebol tem uma jornada complicada, onde nunca irá saber o que vem pela sua frente. Por ironia do destino, acabará achando grandes desafios pela frente e não será poucos.
O Árbitro sempre terá em sua vida, uma variedade de lances diferentes e tem que estar preparado para cada um deles. É claro que a experiência conta mais alto com cada jogo arbitrado, mas será que sempre aprendendo com seus erros, vai obter vida longa na arbitragem?
Vamos refletir...
O Árbitro de primeiro escalão, seja um CBF ou FIFA, por exemplo, eles chegam ao Estádio em cerca de 02h 30min ou 2h antes do jogo, para fazer uma grande revisão e seu planejamento de jogo.
Estádios perfeitos também têm que ter uma verificação nas redes e no gramado.
Já pensou chegar direto para clássico não verificar as redes, ter um buraco e entrar em um gramado baixo que a bola corre muito com uma chuteira de trava alta. Você acabaria se complicando, acabaria gastando muito mais resistência por usar um calçado desapropriado.
No futebol profissional a arbitragem cuida cada detalhe, para ter uma harmonia com campo. Já pensou perder um Assistente em um jogo por torcer um pé em um buraco. Na Inglaterra aconteceu isso em jogo de uma das divisões de baixo, e como só era o trio, o Árbitro chamou alguém da torcida para fazer a Assistência. (Que bom que o jogo acabou bem sem problemas).
É lindo quando entramos fardados em campo todos de preto e quando enxergamos um dos times que entra em campo o uniforme e preto.
O melhor perfil de Árbitro é aquele que se precaver, pois esse é o Maestro ou a Maestrina que tem performance de ser um grande Árbitro no presente e no futuro.
Saber referência de cada equipe e do jogo que vai apitar, faz você ter opções de como trabalhar. Quanto mais informações você saber de quem pode te atrapalhar no jogo e do que se trata o jogo, mais focado e preparado você estará para ele.
Ser brilhante na arbitragem não é muitíssimo difícil, (como diria o Chávez), mas uma jangada sozinha no rio a deriva, não há trajetória certa. Claro que o Árbitro tem que ser o Jangadeiro desta jangada, mas seus Assistentes estão ali para auxiliá-los.
O Árbitro perito em desfrutar de uma grande partida, ele combina alguns gestos e sinais com sua equipe de arbitragem, para não ser pego desprevenido com algum lance.
Ser o número um do jogo, não quer dizer que você não pode ter alguma dúvida na partida. Lembre se do que falei lá no início da narrativa.
"Que um lance nunca será igual ao outro."
Se ficar com alguma dúvida, peça auxílio aos seus companheiros de arbitragem no jogo, pois podemos dizer que eles, são nossos queridos VAR.
Debater lances depois dos jogos, absorverem erros, você irá ter que aprender, pois errar faz parte do Árbitro e não erramos porque queremos. Não adianta se desorientar e virar refém do erro, porque o melhor refúgio e buscar a perfeição.
Para essa busca da perfeição existir, a mágica começa com anotações na súmula de jogo e termina com um excelente relatório de expulsão.
A dica é:
"Faça com calma e depois verifique se está tudo correto."
Ser Árbitro de futebol é não permitir que nenhuma neblina te assuste; enfrentar o perigo e repreender seus medos. Nunca se esqueça que o Mago desta partida a oferecer uma linda, e prazerosa partida e você.
De: Jhefferson Rodrigues.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados