Opinião do Apito: Alterações das Regras do Futsal - O Tiro Lateral


            Leah Fortune esteve no Mundial Feminino de futebol Sub-20, no Chile, ela tem uma forma diferente de executar o lançamento lateral que nos deixou perplexos quando ela fez pela primeira vez.
            É claro que foi no futebol que aconteceu isso e já faz tempo que laterais no futsal não é mais cobrado com as mãos.

            Esse ano, tivemos uma modificação na regra, mas antes vamos ver como era a regra antes de Junho de 2020.

• O jogador no momento em que executar o tiro lateral deve fazê-lo com uma parte de um dos pés sobre a linha lateral ou na parte externa da quadra de jogo. Não pode estar com o pé totalmente dentro da quadra.
• Quando da realização de tiro lateral, os jogadores adversários devem respeitar a distância mínima de 05 (cinco) metros da bola e estarem dentro da quadra de jogo.
• Na execução do tiro lateral a bola deve estar apoiada no solo, ser colocada na direção onde saiu, estar imóvel ou pode mover-se levemente, colocada sobre a linha lateral ou no máximo 25 (vinte e cinco) centímetros para fora da linha. Somente 01 (um) jogador da equipe beneficiada com o tiro lateral pode estar fora da quadra para executar o mesmo. Todos os jogadores de ambas as equipes devem estar dentro da quadra, exceto quando em uma jogada saírem da quadra e a equipe beneficiada executar rapidamente a cobrança.
• A equipe que for executar o tiro lateral deverá fazê-lo nos 04 (quatro) segundos posteriores em que a bola esteja à disposição.
• Se a bola for colocada em jogo de maneira irregular, fora do local onde ela saiu ou demorar mais de 04 (quatro) segundos para a execução, se a bola não entrar na quadra de jogo ou infringir esta regra de qualquer outra maneira, o árbitro determina a reversão do lance, cabendo a um jogador da equipe adversária a execução de novo tiro lateral."
• O jogador que executar o tiro lateral não pode tocar uma segunda vez na bola enquanto outro jogador não tocar na mesma. Se tocar com a mão é penalizado com tiro direto e se tocar com qualquer outra parte do corpo é tiro indireto.

Agora pela nova modificação da regra 2020/2021...
▪ A bola deve estar imóvel e colocada em cima da linha lateral, no local em que saiu da quadra de jogo ou no ponto mais próximo de onde tocou o teto;
▪ Todos os adversários devem permanecer a uma distância mínima de 5m do ponto na linha lateral onde o tiro lateral vai ser executado.
▪ A bola estará em jogo no momento em que é chutada com o pé e se move com clareza.
▪ O tiro lateral deve ser realizado no tempo máximo de 4 (quatro) segundos a partir do momento em que a equipe beneficiada com a posse da bola estiver pronta para a execução ou desde que o árbitro deu o sinal para colocar a bola em jogo.
▪ Se, após a execução do tiro lateral e a bola estiver em jogo, ela sair da quadra pela mesma linha de onde o tiro foi executado sem ser tocado por nenhum outro jogador, será concedido um tiro lateral para a equipe adversária do mesmo local do primeiro tiro.
▪ Se, durante a execução correta de um tiro lateral, o executor lança voluntariamente a bola contra um adversário com a intenção de jogar novamente, mas não de maneira imprudente, temerária ou usando força excessiva, o árbitro permitirá que o jogo continue.
▪ O executor do tiro lateral não deve tocar na bola uma segunda vez até que tenha sido tocada por outro jogador.
▪ O jogador que executa a cobrança do tiro lateral pode pisar fora da quadra, dentro da quadra ou em cima da linha.
▪ Para a cobrança a bola tem que estar em cima da linha, não pode estar fora ou dentro da quadra.


            No meu ponto de vista, a única coisa que não gostei é que o atleta pode estar com o pé a onde quiser, até mesmo de repente entrar dentro da quadra. A onde deixa o lance de lateral um pouco no sentido visual, bagunçado.
            Bagunçado ou não, somos Árbitros, atletas e devemos seguir o que a regra diz.

Jhefferson Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados