Opinião do Apito: Universo Fut7 - Parte 1


Hoje vamos trazer aqui no Blog Além do Apito um post muito importante à modalidade.
Mas que modalidade?
Vamos falar da modalidade de Futebol Sete, o esporte de origem Brasileira que surgiu em 1978 no Estado do Rio Grande do Sul. A Federação Gaúcha de Futebol Sete (FGF7) é a Federação mais antiga com 32 anos de existência. Essa Federação segue as normas, de acordo com a Confederação de sua modalidade.
Hoje, com base nas regras da Confederação Brasileira de Futebol Sete (CBF7), a qual foi fundada em 30 de Outubro de 1996, vamos conhecer um pouco de como é praticado este esporte.



Convido-te a unir-se conosco e embarcar nesse universo!
Primeiramente devemos saber que este estilo de jogo é praticado em grama sintética ou grama natural. Os atletas devem usar tênis ou chuteiras apropriados para a prática da modalidade. A bola em um jogo de categoria livre deve ter uma pressão de 08 a 10 libras com a circunferência de 66 a 69 cm.
Pelas regras do jogo um árbitro de Futebol Sete nunca pode iniciar uma partida se uma equipe não tiver OBRIGATORIAMENTE sete atletas em campo, seis de linha e um goleiro. Além disso, nunca uma partida pode continuar se no caso uma ou ambas as equipes ficarem reduzidas a menos de quatro atletas.

Interessante né.
Veja mais....
Como no futsal, uma partida de futebol sete é dirigida por dois Árbitros, sendo um de cada lado do campo mantendo a diagonal onde ambos ficam com uma boa visão para suas marcações. Pode ser solicitado um tempo técnico de 1 min em cada período de jogo, onde cada tempo é jogado em dois períodos de 25 minutos podendo ser acrescentado no final do jogo se o Árbitro achar necessário por causa das paralisações que ocorreram na partida.
O início e o reinício de jogo no futebol sete é que nem no futebol de campo: a bola pode ser jogada em qualquer direção, mas não se pode marcar um gol diretamente de um início ou reinício de jogo. Caso isso aconteça, o gol deve ser invalidado e a bola reiniciada com o goleiro com um Tiro ou arremesso de meta.

 As infrações no futebol sete são todas tiro livre direto (TLD) não existindo o tiro livre indireto (TLI).
Vejam o quanto isso é importante e esclarecedor.
            As infrações são classificadas em três;
·         Infrações Técnicas: são aquelas que não há necessidade de aplicação de cartão;
·         Infrações Disciplinares são as que necessitam de uma advertência do Árbitro com aplicação de cartão;
·         Infrações Pessoais são as infrações que o atleta não cumpriu da regra.

As infrações no futebol sete são registradas em uma súmula de jogo onde, a partir da quinta falta é marcado o Shoot out.
Uma OBS: Quando se trata de uma infração pessoal elas não contam como falta coletiva e sim individual. Mas como assim? Se não conta como falta coletiva não se tem punição?
Tem sim! Se um atleta fizer cinco faltas no jogo ele é desqualificado da partida tendo que sair de campo pela área de substituição sendo substituído imediatamente e não podendo mais participar da partida.
O cartão amarelo quando aplicado no futebol sete, o atleta tem que ser substituído saindo pela zona de substituição e podendo somente retornar após de 2 minutos cronometrados de bola em jogo.
E quando aplicado o cartão vermelho? Nesse caso o atleta é EXPULSO e sua equipe somente poderá recompor sua equipe depois de 2 minutos de bola cronometrados.
Mas a final o que é um Shoot Out?
Veja no vídeo abaixo:



Continuando...
No futebol Sete as laterais e escanteios são cobrando com as mãos, mas nunca um Gol pode ser validado se a bola entrar diretamente ou mesmo com a participação do Goleiro.
A Vantagem, entretanto não é como no futebol de campo. Se for dada a vantagem no futebol sete ela não for aproveitada a infração não deve ser mais assinalada, mas o infrator deve ser advertido verbalmente ou com um cartão disciplinar na primeira paralisação.

Em algumas competições de Futebol Sete, se houver um empate entre equipes, haverá uma disputa de Shoot Out para disputar mais um ponto.
Sabe o que é mais engraçado?
Às vezes você vê os torcedores torcendo para empatar só para ter a disputa de Shoot Out. (Risos).

Espero que neste pequeno poste tenha conseguido mostrar um pouco deste magnífico esporte e esclarecido algumas dúvidas dos amigos leitores.
Monte sua equipe com seus amigos e pratique FUT7.
E você meu amigo de Arbitragem o que está fazendo para ver a Federação mais perto de sua casa e se federar?
Vem conosco para esse Universo e cresça junto com o Futebol 7.
        
Abaixo segue algumas informações Adicionais Úteis.
Modelo de súmula disponibilizado pela CBF7 (Confederação Brasileira de Futebol Sete).


Códigos, sinais e outras informações importantes a serem utilizados.




          Muito obrigado e não deixe de comentar.
          De: Jefferson Rodrigues.

Todas as informações citadas nesse texto foram com base no livro de regras disponibilizado pela CBF7 - Confederação Brasileira de Futebol Sete, cujo está disponibilizado no endereço: https://www.cbf7.com.br/
Lembrando sempre: Todos direitos reservados aos seus idealizadores.

2 comentários:

  1. Interessante, nao sabia que era uma invencão gaúcha, ate nao vejo muitos jogos por aqui, dão mais midia pra rio e sao paulo.
    Sabia q tu ia falar sobre isso só porque eu queria jogar de chuteira de 11 Hahahaa

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário. Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo, Guaíba são algumas cidades do RS que tem muito futebol sete. Aqui no RS, não temos mesmo televisionado ainda os jogos. Mas até onde eu sei, estão tentando fazer acontecer isso. Muito obrigado pelo comentário o Blog Além do Apito agradece.

    ResponderExcluir

Links Recomendados