Opinião do Apito: Mudanças na Regra do Futebol - A Polêmica do Recuo de Bola ao Goleiro


            Voltando ao assunto das novas regras de futebol de campo, que serão aplicadas em Junho, entramos na regra que eu menos gostei. Porque não gostei e porque eu entendo a mudança?
            Eu não gostei, porque na várzea que é um lugar muito difícil de apitar, e não tem o Árbitro de Vídeo (VAR) (a não ser os campeonatos em São Paulo onde a TVila atua com o VAR da Várzea)... vai dar confusão, pois ali, não tem segurança e muitos leigos. 
          Eu sei que o árbitro no futebol profissional hoje, tem a oportunidade de acertar com o VAR e o goleiro, também terá essa oportunidade se errar. Nesse caso há uma diferença muito grande entre o goleiro que treina todo dia no profissional e um árbitro que apita e trabalha, mas faz parte.



            Vamos rever o que diz a regra 12(doze), " Infrações e incorreções" atualmente:
_" Se o goleiro receber a bola diretamente de um arremesso lateral ou diretamente com os pés de um companheiro e pegar a bola com as mãos, dentro da área o árbitro deve marcar um Tiro livre indireto (TLI) contra sua equipe no local a onde cometeu a infração. Salvo se for dentro da área de meta que deve ser cobrado na intersecção da linha de meta paralela com a área de meta."

            O que na nova regra em Junho vai mudar:
_" Se um goleiro tenta chutar a bola vinda de um arremesso lateral ou recuo de bola de um jogador de sua equipe, mas esse chute sai errado ou ele não acerta a bola, ele pode então pegar a bola com a mão."

            Eu entendo o senso de justiça colocada pela IFAB, mas teremos mais debates para arbitragem e quem sabe, até alguns goleiros estabanados com mais chances de seleção.

De: Jhefferson Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados