Opinião do Apito: Futebol 7 (Sete) - Atenção aos Uniformes dos Atletas e da Comissão Técnica


Futebol 07 (Sete) é um dos esportes que mais cresce no país. Muitos ex-atletas de futebol de campo jogão atualmente, porque além de ser um esporte com substituições ilimitadas e volantes, o campo é menor, é um esporte muito disputado e de grandes emoções.
Por estes motivos, trago a vocês a regra 04 (quatro), "Uniformes dos Atletas e da Comissão Técnica", pela regra da Confederação Brasileira de Soccer Society.
Vou ressaltar alguns pontos a meu ver que devemos cuidar que são:

• Caneleiras:
Uso deve ser obrigatório e feito com material apropriado (plástico, poliuretano ou material similar).
Palmilha e papelão, não pode!

Atleta "sem caneleira em jogo" o que o árbitro deve marcar?

Regra 09 (nove), "Infrações"
O atleta que "tocar a bola" sem estar devidamente uniformizado, deve se marcar falta pessoal do mesmo no local da infração e pedir para recompor seus equipamentos.
Outros acessórios que também devemos cuidar são se os atletas entrar em campo com colar, piercings, anéis, alianças inclusive imagens ou textos que façam apologia contrária à moral do esporte.
Não sendo obedecido, impedirá sua participação.
Claro que, devemos sempre antes de começar o jogo, ver se estão devidamente uniformizados, mas se no caso, alguns deles quiser dar uma de malandro, e entrarem em campo e tocarem na bola, deve se marcar falta pessoal do mesmo, contra sua equipe e pedir que o atleta retire o objeto.

Antes de iniciar a partida, devemos cuidar:
Os capitães das equipes, devem ser identificados com uma tarja fixada em um dos braços de cor diferente do uniforme, podendo estar ou não dentro do campo.
O goleiro deve usar uniforme de cor diferente dos demais atletas, inclusive do goleiro adversário.
Se uma ou ambas as equipes, não tiverem um goleiro reserva, a equipe deve apresentar outra camisa de goleiro com número diferente de seus atletas registrados em súmula, mas se a equipe for utilizar um atleta já escrito em súmula, como goleiro reserva "o mesmo só poderá atuar com camisa de cor diferente, mas com a mesma numeração que se inscreveu anteriormente."
Os componentes da comissão técnica para permanecerem no banco de reservas, devem estar vestidos com calça ou agasalho, camisa com mangas ou similares, sapato, tênis ou chuteira apropriados.
Quando utilização de bermuda, está deverá ser representativa de sua equipe.



OBSERVAÇÕES:
           Comissão técnica não pode estar de:
• Sandália;
• Chinelo;
• Pé descalço;
• Regata;
• Nenhuma bermuda que não seja representativa de sua equipe.

Devemos cuidar nos atletas:
• Que eles não devem ter ataduras e esparadrapo por fora da meia se não for da mesma cor da meia;
• Calção térmico, somente da mesma cor predominante do calção;
• Se estão com caneleiras;
• Sem objetos perigosos;
• Meias caídas não podem, pois devem estar sempre levantadas;
• Não podemos esquecer que se o capitão for expulso deverá indicar outro atleta para função;
• É completamente obrigatório aos atletas postados no banco de reservas usarem coletes, inclusive para o aquecimento e com cores diferentes das camisas das equipes, devendo ter cor única para todos os atletas e os coletes não devem ser iguais aos da equipe adversária.

ATENÇÃO!
Nunca inicie uma partida sem uma camisa de goleiro reserva no banco, e não deixe nenhum atleta ficar no banco de reservas se a equipe não tiver coletes para os atletas postados no banco.

Os finalmentes...

Uma arbitragem preventiva, sempre é bom para um jogo tranquilo e sem problemas futuros. Sei que as regras estão no livro, e qualquer coisa é só aplicar, mas o que é melhor, se remediar, e facilitar sua arbitragem, ou aplicar e se incomodar?
Lembre se, a melhor arbitragem é sempre aquela que não aparece.

De: Jhefferson Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados