A Bola e a Regra


            Saudades de ver a bola de um lado para o outro nos campos de futebol. Mas mesmo em tempo de pandemia vamos colocar em prática nosso conhecimento sobre a regra do jogo, nesse caso a regra dois.
            A bola para ela ser considerada apta para uma partida de futebol ela precisa de algumas características, tais como: i) ser esférica; ii) confeccionada de material adequado; iii) circunferência de 70 cm (máximo) e 68 cm (mínimo); iv) peso 450  g (máximo) e 410 g (mínimo); v) pressão de 0,6 a 1,1 atmosferas ao nível do mar.
            Além disso, há duas situações de reinício do jogo quando a bola estiver defeituosa que  precisam da atenção redobrada do árbitro.
            Primeira, caso a bola venha ter um defeito (sair de suas características obrigatórias),antes ou no momento da execução de i) tiro de saída, ii) tiro de meta, iii) tiro de canto, iv) tiro livre, v) tiro penal, vi) tiro livre da marca penal ou vii) arremesso lateral, o reinício será conforme a regra correspondente. Ou seja, se o defeito ocorrer antes ou no momento de um arremesso lateral, quando o jogo for reiniciado volta para o arremesso lateral, se for de um tiro penal, volta o tiro penal e assim sucessivamente. 
            Na segunda situação, se o defeito ocorrer depois de uma cobrança para a frente de i) tiro penal ou ii) tiro livre da marca penal, sem que a bola toque em i) qualquer jogador, ii) no travessão ou nos iii) postes de meta, o tiro deve ser repetido. Veja que nesse caso, a bola tem que ser jogada para frente e não tocar em nenhum jogador, nem no travessão e nos postes. Mas se a bola ficar defeituosa depois da execução do tiro penal para frente e, em seguida, tocar no travessão? O árbitro pára o jogo e reinicia a partida no local em que a bola ficou defeituosa.
            Qual a diferença entre as duas situações? Simples. Na primeira situação o defeito ocorreu antes da execução. Na segunda, o defeito ocorre depois da execução dos dois casos citados na regra.  
            Assim, a bola nos deixou saudades, mas vamos colocando em prática nosso conhecimento sobre a regra do jogo, pois, ela voltará a correr e vamos precisar continuar preparados para fazer cumprir a regra do jogo.


Charles Brasil
Advogado e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados