A Bola e suas Particularidades em algumas Modalidades Esportivas


           No jogo, há um elemento muito importante que, até uma regra específica há para o mesmo: Nada mais, nada menos, estaremos falando da BOLA.
           Você deve estar se perguntando: mas o que falar sobre a “bola”?
          Sabemos que muitos profissionais, seja atleta ou árbitro, não atuam apenas em uma modalidade esportiva. Às vezes, guardar na mente o tamanho, peso e características dela, talvez não seja uma tarefa fácil de início. Também àqueles que atuam em apenas uma modalidade esportiva, julgo procedente conhecer um pouco mais sobre.
        Vamos ver e conhecer suas características e o que a regra fala, em algumas modalidades esportivas. Hoje falaremos especificamente de alguma modalidades que “joga a bola com os pés”.

           1. Futebol:
           Segundo as regras oficiais disponibilizado pela Confederação Brasileira de Futebol – CBF*, temos a Regra 2 – A Bola. O que diz a regra sobre:
         
  1. Características e medidas
           Toda bola deverá:
• ser esférica;
• ser feita de material adequado;
• ter circunferência de 70 cm no máximo e de 68 cm no mínimo (27-28 in);
• pesar no máximo 450 g (16 onças) e no mínimo 410 g (14 onças) no começo do jogo;
• ter pressão equivalente a 0,6 – 1,1 atmosferas (600 – 1100 g/cm2) ao nível do mar.
           Todas as bolas utilizadas em jogos disputados em competição oficial organizada sob os auspícios da FIFA ou confederações devem conter um dos seguintes logotipos:


           Cada um destes logotipos ou referências indica que a bola foi testada oficialmente e que satisfaz às especificações técnicas definidas, pois respeitam as especificações mínimas estipuladas na Regra 2, que devem ser aprovadas pelo IFAB. As instituições habilitadas a efetuar os testes em questão devem ser aprovadas pela FIFA.
           Onde a tecnologia da linha de meta (TLM) for utilizada, as bolas com tecnologia integrada devem possuir um dos logotipos acima referidos.
           As federações nacionais de futebol podem exigir nas suas competições a utilização de bolas que possuam um destes três logotipos.
       Nos jogos disputados em competições da FIFA, das confederações ou das federações nacionais de futebol, é proibida qualquer espécie de publicidade comercial na bola. Somente o logotipo da competição, o nome do organizador da competição e a marca do fabricante podem ser postos na bola. O regulamento da competição pode impor restrições quanto ao tamanho e quantidade desses emblemas.

           2. Futebol de Salão simplesmente Futsal
           Segundo as regras oficiais disponibilizado pela Confederação Brasileira de Futebol de Salão – CBFS**, temos a Regra 2 – A Bola. O que diz a regra sobre:
           A bola será esférica. O invólucro será de couro macio ou de outro material aprovado.
a) Para as categorias adultas, Sub-20, masculinas e femininas, a bola em sua circunferência terá no mínimo 62.5 (sessenta e dois e meio) centímetros e no máximo 63.5 (sessenta e três e meio) centímetros. Seu peso terá no mínimo 410 (quatrocentos e dez) gramas e no máximo 430 (quatrocentos e trinta) gramas.
b) Para as categorias Sub-17 e Sub-15, masculinas e femininas, a bola em sua circunferência terá no mínimo 62 (sessenta e dois) centímetros e no máximo 64 (sessenta e quatro) centímetros. Seu peso terá no mínimo 400 (quatrocentos) gramas e no máximo 440 (quatrocentos e quarenta) gramas.
c) Para a categoria Sub-13, masculina e feminina, a bola em sua circunferência terá no mínimo 55 (cinquenta e cinco) centímetros e no máximo 58 (cinquenta e oito) centímetros. Seu peso terá no mínimo 350 (trezentos e cinquenta) gramas e no máximo 380 (trezentos e oitenta) gramas.
d) Para as categorias Sub-11 e Sub-9, masculinas e femininas, a bola em sua circunferência terá no mínimo 52 (cinquenta e dois) centímetros e no máximo 55 (cinquenta e cinco) centímetros. Seu peso terá no mínimo 300 (trezentos) gramas e no máximo 330 (trezentos e trinta) gramas.
e) Para as categorias com faixa de idade inferior ao Sub-9, masculinas e femininas, a bola em sua circunferência terá no mínimo 49 (quarenta e nove) centímetros e no máximo 52 (cinquenta e dois) centímetros. Seu peso terá no mínimo 250 (duzentos e cinquenta) gramas e no máximo 280 (duzentos e oitenta) gramas.
f) A bola deverá estar calibrada conforme especificação do fabricante, entre 06 (seis) e 09 (nove) libras. Quando largadas a uma altura de 02 (dois) metros deverá subir a uma altura de 50 (cinquenta) a 65 (sessenta e cinco) centímetros.

           3. Futebol 7 Society
           3.1 Segundo as regras da CBSS – Confederação Brasileira de Soccer Society*** (uma das Confederações da modalidade) , temos a Regra 2 – A Bola. O que diz a regra sobre:
           01 - A bola deve ser esférica e seu invólucro de materiais aprovados e que não ofereçam perigo aos praticantes.
           A principal referência da bola e seu QUIQUE, em campo de grama natural ou sintética, sendo que, soltando-a de uma altura de dois metros o retorno do primeiro quique não pode ultrapassar a 0,80cm.         



Especificações da Bola e suas Categorias: 


           3.2 Segundo as regras da CBF7 – Confederação Brasileira de Futebol Sete**** (uma das Confederações da modalidade) , temos a Regra 2 – A Bola. O que diz a regra sobre:

          01 - A bola deve ser esférica e seu invólucro de materiais aprovados e que não ofereçam perigo aos praticantes. A principal referência da bola é seu QUIQUE, em campo de grama natural ou sintética, sendo que, soltando-a de uma altura de dois metros o retorno do primeiro quique não pode ultrapassar a 0,80cm.





 Especificações da Bola e suas Categorias:


           4. Beach Soccer
           Segundo as regras oficiais disponibilizado pela Confederação de Beach Soccer do Brasil – CBSB*****, temos a Regra 2 – A Bola. O que diz a regra sobre:
         
  Características e medidas:
           A bola:
• será esférica;
• ser de couro ou qualquer outro material adequado;
• terá circunferência mínima de 68 cm e máxima de 70 cm;
• terá um peso não superior a 440 g e não inferior a 400 g no início do jogo;
• terá uma pressão equivalente a 0,4-0,6 atmosferas ao nível do mar.
          
           Ressaltamos que: As fotos são meramente ilustrativas, porém podem ser um pouco diferentes em modelos e cores. Conhecer as mesmas e as diferenças existentes em diversas modalidades, é muito importante e os profissionais que atuam em mais que uma modalidade, devem ter muito cuidado com isso.
          Notamos também que em alguns casos, trouxemos mais informações do que em outras, porém estamos seguindo os livros de regras e caso tenha alguma dúvida, as referidas fontes seguem no final.
          Espero que o conteúdo seja de grande utilidade e posteriormente iremos falar das bolas em esportes jogados com as mãos (voleibol, handebol, basquetebol e demais).
Até breve!





Fontes consultadas e utilizadas na matéria:
** Livro de Regras CBFS: https://www.cbfs.com.br/futsal-regras
**** Livro de Regras CBSB: https://www.cbsb.com.br/cbsb/regras/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados