Opinião do Apito: Que Mestre


           Uns chamam de Mostro, Mestre, Rei, Lenda, dizem que foi o melhor Árbitro Brasileiro que já viram apitar. Ao longo da carreira, o Juiz natural de Braga RS esteve escalado em 1.198 partidas oficiais, esse foi Carlos Eugênio Simon.
           Se hoje tivesse a oportunidade de falar com Carlos Eugênio Simon, perguntaria a ele, como se faz uma carreira assim.
           O Mestre apitou 295 jogos na primeira Divisão do Campeonato Brasileiro e se não me engano é o Árbitro com mais jogos apitados na divisão.
           Simon apitou 5 finais do Campeonato Brasileiro (1998, 1999, 2001, 2002 e 2010) e 6 decisões da Copa do Brasil (2000,.197 jogoa 2002, 2003, 2004, 2006 e 2010).
           O grande Árbitro, apitou a final da Copa Libertadores da América de 2001 entre Boca Juniors (ARG) e Cruz Azul (MEX) e também esteve na final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA em 2002, entre Real Madri (ESP) e Olímpia (PAR).
           O Dono de três Copas do Mundo, arbitrou  ao todo, 27 anos de carreira, 13 dos quais com o escudo de Árbitro FIFA, sendo o mais antigo na cadeira.
           De todos 1.198 jogos Simon conta que em um jogo na Copa do Mundo na África, entre EUA e Inglaterra, ele foi revistado antes de entrar no jogo, pois o jogo tinha ameaça de atentado.
           Uma de suas frases marcante foi:
           "Os Árbitros têm que se impor mais em campo, entrar em campo e falar: "Espera um pouquinho, velho. Só um pouquinho. Não tem muita conversa: eu vou apitar e você vai jogar bola"....
           Quando me lembro deste grande Árbitro apitando, lembro de seus pênaltis sendo assinalados com firmeza. E sua camisa de arbitragem com a escrita:
           " Carlos Simon o Árbitro das Copas 2002, 2006, 2010."
           Seu ídolo na Arbitragem era José Roberto Wright e com seus 45 anos de idade Simon teve que se aposentar, pois a FIFA não permitia Árbitros com mais de 45 anos.
           Sua última vaia, foi no Engenhão no jogo entre Fluminense e Guarani pelo Campeonato Brasileiro, mas mesmo com a vaia na saída do túnel, Simon teve seu nome gritado pela torcida e foi aplaudido, por mais de 40 mil torcedores.
           Olha o que Carlos Simon disse em sua última intervista na saída de campo:
           "Tudo que fiz foi por amor ao futebol, eu agradeço a todos e até mesmos aos críticos. Que com suas críticas, fizeram eu querer crescer mais e mais. Muito obrigado."
           Carlos Eugênio Simon é um exemplo para todos Árbitros. Suas realizações, técnica, amor ao que fazia, faz ser uma inspiração para todos nós. Se tivesse que escolher um Árbitro Brasileiro ainda para estar apitando, com certeza seria o Sr. Simon.
           E você também escolheria?


#OpiniaoDoApito

De: Jhefferson Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados