Opinião do Apito: 2020 - A Mudança da Mão na Bola


 Você pode ter terminado o colégio, feito a faculdade, mas com o tempo, se não continuar se atualizando, você acaba ficando para trás.
No futebol atualmente a regra muda em ano em ano. Se não acabar se atualizando, aprendendo o que vem de novo rapidamente, acaba se encrencando dentro de campo.
Neste ano estaremos com mais uma atualização da regra de mão que é a seguinte:

 Mão na bola:
No caso de o atacante acidentalmente tocar a bola com a mão, ele só será penalizado se a jogada terminar "imediatamente" em um gol ou em uma oportunidade clara de gol a favor do atacante ou de sua equipe (por exemplo, após toque a bola com a mão, ela percorre uma distância muito curta ou há muito poucos passes).

OBS: O Árbitro deve anular o gol.

E fica determinado que:
Para determinar claramente a infração de mão na bola, o limite do braço é estabelecido no ponto inferior da axila.

Vamos mais uma situação que o Árbitro deve anular o gol:
O lateral esquerdo vira o jogo para o lateral direito que domina a bola com o braço, o Árbitro não vê e segue o jogo com um cruzamento para dentro da área onde o atacante faz o gol. O VAR (Árbitro de vídeo), comunicará o Árbitro da partida e o mesmo anulará o gol.

Por quê?
(Ela a bola, percorre uma distância muito curta e há muito poucos passes).
Agora vamos um exemplo que o lance não deve ser anulado:

O atacante é lançado em profundidade em um lance que a bola quica e bate no braço do atacante sem intenção. O Árbitro sinaliza a vantagem, mas com a zaga postada, ele volta o jogo para o seu meio campo, onde o mesmo toca para outro companheiro de equipe, que lança a bola para o lateral direito, que cruza dentro da área e o atacante faz o gol.

Porque o Árbitro deve sinalizar o gol?
Porque a regra diz que no caso de o atacante acidentalmente tocar a bola com a mão, ele só será penalizado se a jogada terminar "imediatamente" em um gol ou em uma  oportunidade clara de gol a favor do atacante ou de sua equipe.

E no lance acima temos:
1• Acidentalmente um toque de mão;
2• A zaga está postada onde tira a oportunidade de gol;
3• E temos trocas de passes antes do gol.

Por esse motivo o gol é válido.

A IFAB (International Football Association Board) vem cumprindo o que prometeu. Como eles mesmos falaram, até 2022, eles vão examinar e considerar as propostas de mudanças e avaliar se elas trarão benefícios ao futebol. Então não se acomode que ainda teremos mais mudanças na regra.




De: Jhefferson Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados