Opinião do Apito: Alterações das Regras do Futsal - Regra 3: Número de jogadores e Regra 4: Equipamentos dos jogadores, Comissões Técnicas e Arbitragem


            Futsal vem se modificando e se você não vem se atualizando, alguém vem, toma o seu lugar e você acaba sendo substituído.
            Agora com a nova modificação na Regra 03 com complemento de alguns itens a Regra 04, como os coletes, foi incluída a seguinte regra:
"Podem permanecer em aquecimento por vez no máximo cinco substitutos, por equipe. Os demais deverão permanecer sentados no banco de reservas. Todos os jogadores substitutos deverão estar usando coletes.

Regra 04 Equipamentos:
COLETES: Os substitutos e os jogadores substituídos devem usar um colete por cima da camisa para serem identificados como tal. Da mesma forma, jogadores substituídos devem receber o colete do jogador substituto e usar, para concluir o procedimento de substituição. O colete deve ser de uma cor diferente das camisas da própria equipe e da equipe adversária.
Serão permitidos equipamentos de proteção não perigosos, como protetores de cabeça, máscaras faciais, joelheiras e cotoveleiras desde que sejam feitas de materiais macios, leves e acolchoados e óculos de proteção para todos os jogadores.

JOELHEIRAS E COTOVELEIRAS: Se utilizados, as cotoveleiras devem ter a mesma cor  principal das mangas da camisa, no caso das joelheiras devem ter a mesma cor principal do calção. Da mesma forma, eles não podem ser excessivamente salientes.

Texto aprovado para o futebol e agora também se aplica ao futsal:
▪ Introdução de sistemas de monitoramento eletrônico de desempenho.
▪ Introdução de slogans, mensagens, imagens e publicidade, nas camisas dos jogadores desde que todas sejam iguais.

Antes o que tinha na regra 03 era:
Uma substituição completa-se quando um substituto entra na quadra de jogo pela zona de substituição de sua própria equipe, após entregar seu colete nas mãos do jogador substituído, exceto se este tiver que sair da quadra de jogo por outro local autorizado por um dos árbitros, devendo neste caso entregar o colete ao 3º árbitro/anotador ou a um membro da comissão técnica;

Neste momento o substituto passa ser jogador e o substituído passa ser reserva;

Na Regra 04:
Colete – todos os jogadores reservas, obrigatoriamente devem usar coletes de cores diferentes das cores das camisas das duas equipes, somente retirando do corpo no momento em que for entrar no jogo, quando deve entregar na mão do jogador substituído.
Os árbitros devem permitir que os jogadores usem equipamentos protetores modernos de qualquer cor tais como protetor de cabeça, óculos especiais, máscaras faciais, tornozeleiras por dentro dos meiões, joelheiras e protetores de braço sendo os mesmos confeccionados em material estofado, macio, leve e que não levem perigo aos jogadores.
Não precisa ser da cor predominante do uniforme;
O equipamento básico obrigatório não deve ter lemas, imagens ou mensagens políticas, religiosas ou pessoais. O organizador da competição ou da FIFA sancionará a equipe do jogador.



            Com a mudança da regra, os atletas que vão estar no banco de reservas, não vão mais poder ficar com o colete na cabeça e nem por cima dos ombros. Futsal está tomando um padrão para que cada vez evolua mais.

Jhefferson Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados