Opinião do Apito: Alterações das Regras do Futsal - Arremesso de meta e a modificação para as Categorias de Base


            "A base é tudo, tudo começa na base. Se a base vem forte no futuro seremos fortes."
            Essas palavras marcaram o decorrer da minha vida no meio do esporte quando garoto. O esporte na juventude é um modo de colocar responsabilidade, aprender a competir, ensinar regras e principalmente para tirar os jovens de perto das drogas.
            Por isso fico muito feliz por essa modificação na regra para as categorias de base do futsal. Acredito que será bom para o desenvolvimento técnico, tático das equipes e vai tornar o futsal muito mais forte futuramente. Por esse motivo, espero que Confederação Brasileira coloque a regra no Brasil.
            No dia 01 de Junho de 2020, o futsal teve uma modificação na regra, onde a regra era uma só para todas as categorias.

A regra dizia:
 "A execução do arremesso de meta é realizada exclusivamente pelo goleiro, com o uso das mãos, de qualquer ponto da área penal.
A bola somente vai estar em jogo quando ultrapassar inteiramente a linha demarcatória da área penal.
Quando da execução de um arremesso de meta os jogadores da equipe adversária devem estar colocados fora da área penal do goleiro executor.
Não é necessário que o goleiro esteja com a bola nas mãos para que o árbitro inicie a contagem dos 04 (quatro) segundos, basta que a bola esteja a sua disposição."

            Agora pela modificação na regra 2020/2021 a FIFA, adicionou um item na regra "Tiro de Meta", que as categorias de base Sub 07, 09, 11, 13 e 15 terão que cumprir o seguinte procedimento:
 A bola é lançada ou jogada de qualquer ponto de dentro da área penal, pelo goleiro da equipe defensora.
 ▪ A bola estará em jogo no momento em que é lançada ou jogada e se mova claramente, não precisando a mesma sair da área de meta.
▪ O arremesso de meta deve ser realizado em um tempo máximo de quatro segundos a partir do momento no qual a equipe de posse da bola estava preparada para execução ou desde que o árbitro deu o sinal para colocar a bola em movimento.
▪ Os adversários devem permanecer fora da área até que a bola esteja em jogo.

A punição, a Infração será adicionada na REGRA 12 – FALTAS E INCORREÇÕES:
Um TIRO LIVRE INDIRETO será concedido se um goleiro cometer uma das seguintes infrações:
▪ Quando as regras nacionais do futsal nas categorias de base proibirem o goleiro de lançar a bola além da linha central, quando isso ocorrer, a equipe do goleiro infrator será penalizada com um tiro livre indireto, sendo a bola colocada na linha divisória da quadra no local mais próximo de onde a bola ultrapassou.

A regra especifica que:
Se considera lançamento do goleiro quando ele domina a bola com as mãos e executa o arremesso intencionalmente com as mãos. Qualquer outra situação que vier acontecer como: defesa parcial, chute com o pé, rebote em qualquer parte do corpo, etc. não é considerada como lançamento.


            Com uma pequena modificação na regra, a base vai vim forte e desenvolvendo. Sei que muitos treinadores não vão gostar, mas a regra tem que ser seguida e em minha opinião na base não existe treinadores e sim um educador.

Jhefferson Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados