Considera-se
a atenção como um processo psicológico mediante o qual o ser humano é capaz de
concentrar a atividade psíquica sobre o estímulo que a solicita, seja uma
sensação, uma percepção, uma representação, um afeto ou desejo, a fim de fixar,
definir e selecionar as percepções, as representações, os conceitos e elaborar
o pensamento.
A atenção é o processo que direciona nossa
vigília quando as informações são captadas pelos nossos sentidos. Ela também
pode ser vista como um mecanismo que consiste na estimulação da percepção
seletiva e dirigida (Guallar & Pons, 1994; Martens, 1987; Samulski, 2002).
Dentre seus diversos tipos destaca-se a concentração que pode ser definida como
a focalização da atenção em um determinado objeto ou em uma ação (Samulski,
2002). No esporte ela é a habilidade de focalizar em estímulos relevantes do
ambiente e de manter esse foco ao longo do evento esportivo (Weinberg, 1988;
Weinberg & Gould, 2001) e ela pode ser dividida em três partes:
concentração em sinais relevantes, manutenção do foco de atenção todo o tempo e
consciência da situação.
De uma forma geral, a atenção é entendida por
SAMULSKI (2002:80), “como um estado seletivo, intensivo e dirigido da
percepção”. Sendo que por percepção entendemos que é “o processo de apreciar a
realidade, como também da vivência dos sentidos ao receber, perceber,
transmitir as informações e, consequentemente, os conhecimentos sobre si e seu
determinado meio ambiente”.
Para SCHMIDT (1993) o conceito de atenção
relaciona-se às “capacidades de processamento de informação que colocam limites
sobre o desempenho humano habilidoso”, definindo atenção com as seguintes características:
“- A
atenção é seriada, mudando de uma fonte para outra ao longo do tempo.
- A
atenção é limitada em capacidades.
- A
atenção requer esforço e está relacionada com a excitação.
- A atenção
limita a capacidade de fazer certas partes da tarefa ao mesmo tempo”.
MAGILL (1984) conceitua a atenção de três
formas:
“- A
atenção inclui o estudo do estado de alerta que implica preparar-se para a informação
sensorial e manter o estado de alerta.
- A
atenção está relacionada à ideia de que nós temos uma capacidade limitada de processar
a informação.
- O
desempenho bem sucedido de habilidades motoras requer a capacidade de selecionar
e prestar atenção a sinais ou informações significativas oriundas de uma grande
variedades de sinais”.
FEIJÓ (1992, p.121) considera que para o
atleta concentrar-se é necessário um autoconhecimento, saber sobre o esporte, o
ambiente e as estratégias a serem utilizadas em sua prática. O segundo passo é
decidir quais ações devem ser automatizadas e quais detalhes precisarão de mais
cautela e atenção consciente. E o terceiro passo é gerenciar suas emoções,
procurando um estado tranquilo, feliz, sentindo-se à vontade com o
condicionamento que conseguiu.
É
preciso saber o que perturba a concentração e então dar-lhe uma sugestão prática.
Para MARTIN (1996) apud Rubio (2000), na
concentração existem dois processos comportamentais distintos: o primeiro seria
o comportamento de orientação, ou seja, aquele que coloca o atleta em contato
com o estímulo discriminativo relevante para a resposta futura (por exemplo,
virar a cabeça em direção a torcida – fonte sonora). O segundo processo
refere-se as variáveis que controlam a habilidade a ser desempenhada. Por exemplo:
em uma competição entre corredores fundistas, o atleta que se distrai com o
ambiente externo e não foca sua atenção no controle de suas passadas e da
própria frequência tem dificuldade em manter o ritmo e concentrar-se na prova.
Quando o ambiente muda rapidamente, consequentemente,
o foco de atenção precisa ser mudado também. Pensamentos sobre aspectos
irrelevantes podem aumentar a frequência de erros durante a competição”.
Essas duas variáveis citadas acima são de extrema relevância também ao árbitro e seus companheiros, visto que eles devem estar ligado em passes, movimentos.. tudo que ocorre para não deixar de marcar algo, aplicando 100% da regra. Caso perca a atenção e/ou a atenção erros podem acontecer, bem como poderá ate perder o controle do jogo.
Referência do Texto: http://www.eeffto.ufmg.br/biblioteca/1815.pdf - Todos Direitos reservados aos seus idealizadores
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