Atenção e Concentração - Elementos Importantes ao Árbitro - Parte 1

Considera-se a atenção como um processo psicológico mediante o qual o ser humano é capaz de concentrar a atividade psíquica sobre o estímulo que a solicita, seja uma sensação, uma percepção, uma representação, um afeto ou desejo, a fim de fixar, definir e selecionar as percepções, as representações, os conceitos e elaborar o pensamento.

 A atenção é o processo que direciona nossa vigília quando as informações são captadas pelos nossos sentidos. Ela também pode ser vista como um mecanismo que consiste na estimulação da percepção seletiva e dirigida (Guallar & Pons, 1994; Martens, 1987; Samulski, 2002). Dentre seus diversos tipos destaca-se a concentração que pode ser definida como a focalização da atenção em um determinado objeto ou em uma ação (Samulski, 2002). No esporte ela é a habilidade de focalizar em estímulos relevantes do ambiente e de manter esse foco ao longo do evento esportivo (Weinberg, 1988; Weinberg & Gould, 2001) e ela pode ser dividida em três partes: concentração em sinais relevantes, manutenção do foco de atenção todo o tempo e consciência da situação.

 De uma forma geral, a atenção é entendida por SAMULSKI (2002:80), “como um estado seletivo, intensivo e dirigido da percepção”. Sendo que por percepção entendemos que é “o processo de apreciar a realidade, como também da vivência dos sentidos ao receber, perceber, transmitir as informações e, consequentemente, os conhecimentos sobre si e seu determinado meio ambiente”.

 Para SCHMIDT (1993) o conceito de atenção relaciona-se às “capacidades de processamento de informação que colocam limites sobre o desempenho humano habilidoso”, definindo atenção com as seguintes características:
“- A atenção é seriada, mudando de uma fonte para outra ao longo do tempo.
- A atenção é limitada em capacidades.
- A atenção requer esforço e está relacionada com a excitação.
- A atenção limita a capacidade de fazer certas partes da tarefa ao mesmo tempo”.

 MAGILL (1984) conceitua a atenção de três formas:
“- A atenção inclui o estudo do estado de alerta que implica preparar-se para a informação sensorial e manter o estado de alerta.
- A atenção está relacionada à ideia de que nós temos uma capacidade limitada de processar a informação.
- O desempenho bem sucedido de habilidades motoras requer a capacidade de selecionar e prestar atenção a sinais ou informações significativas oriundas de uma grande variedades de sinais”.

 FEIJÓ (1992, p.121) considera que para o atleta concentrar-se é necessário um autoconhecimento, saber sobre o esporte, o ambiente e as estratégias a serem utilizadas em sua prática. O segundo passo é decidir quais ações devem ser automatizadas e quais detalhes precisarão de mais cautela e atenção consciente. E o terceiro passo é gerenciar suas emoções, procurando um estado tranquilo, feliz, sentindo-se à vontade com o condicionamento que conseguiu.

É preciso saber o que perturba a concentração e então dar-lhe uma sugestão prática.

 Para MARTIN (1996) apud Rubio (2000), na concentração existem dois processos comportamentais distintos: o primeiro seria o comportamento de orientação, ou seja, aquele que coloca o atleta em contato com o estímulo discriminativo relevante para a resposta futura (por exemplo, virar a cabeça em direção a torcida – fonte sonora). O segundo processo refere-se as variáveis que controlam a habilidade a ser desempenhada. Por exemplo: em uma competição entre corredores fundistas, o atleta que se distrai com o ambiente externo e não foca sua atenção no controle de suas passadas e da própria frequência tem dificuldade em manter o ritmo e concentrar-se na prova.



 Quando o ambiente muda rapidamente, consequentemente, o foco de atenção precisa ser mudado também. Pensamentos sobre aspectos irrelevantes podem aumentar a frequência de erros durante a competição”.

Essas duas variáveis citadas acima são de extrema relevância também ao árbitro e seus companheiros, visto que eles devem estar ligado em passes, movimentos.. tudo que ocorre para não deixar de marcar algo, aplicando 100% da regra. Caso perca a atenção e/ou a atenção erros podem acontecer, bem como poderá ate perder o controle do jogo.


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