Opinião do Apito: Seria possível mudança na Regra 3, no que se refere ao número de Substituições em competições Oficiais no Futebol?


Hoje no Blog, através da #OpiniãodoApito falar referente a Regra 3, mais especificadamente a alguns boatos, no que se referem às mudanças da regra de substituição, estipuladas por nossos treinadores no nosso querido Campeonato Brasileiro.
Quero deixar bem claro que é uma interpretação de minha opinião. Falo por mim e não pelas instituições envolvidas, as quais eu tenho muito respeito e admiração.

A pergunta é: Porque questão a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não aceitaria está mudança?
Vamos buscar nas regras. O que diz no livro de regras (2018/2019), na página 53?

Regra 3 (Os jogadores)

Número de substituição
(Competições oficiais)



"O número máximo de substituições em competições oficiais é 05 (cinco) e deve ser estabelecido pela FIFA, confederações e associações nacionais, exceto para as competições das respectivas principais divisões de ambos os gêneros (masculino e feminino), inclusive nas competições internacionais de clubes, nas quais o número máximo de substituições é 03 (três)".

Você não entendeu? Vamos melhorar a interpretação com meu jeito de falar:

" O número máximo de substituições em competições oficiais é 05 (cinco).
Vejamos: em campeonatos de 1° divisões de ambos os gêneros (masculino e feminino) e competições internacionais de clubes licenciado pela FIFA é de no máximo 03 (três) substituições.

Por esse motivo vejo que pode ser um fator que a nossa querida CBF pode não aceitar as propostas solicitadas por alguns treinadores. Porque isso?  Dessa forma perderia ou correria o risco de perder o licenciamento da principal Confederação de Futebol do mundo que é a FIFA.

Na minha humilde opinião gostaria muito que a CBF, fizesse o pedido às Confederações superiores e à FIFA para termos 05 (cinco) substituições nas divisões de acesso do campeonato Brasileiro. Dessa forma teríamos mais oportunidades para os atletas mostrarem o seu futebol e descobrimos novos talentos.
E você gostaria também desta mudança? O que acha?

De: Jhefferson Rodrigues.

4 comentários:

  1. Pessoal, Boa Noite!

    Na minha humilde opinião sou a favor das alterações de substituições, sendo assim os clubes poderiam colocar jovens promessas da base dando uma oportunidade de mostrar o seu futebol.

    Tomara que a entidade responsável veja isso com muita responsabilidade e coerência até porque quem ganha com isso são os jogadores que vão ter a oportunidade de mostrar o seu talento dentro de campo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço seu comentário, apensar de não citar ou aparecer seu nome.

      Concordo perfeitamente com sua opinião, porém procuro também analisar o que isso impactaria, não só aos jogadores e ao resultado em si, mas as equipes de arbitragem. Já pensaste nisso?
      Não podemos pensar apenas nos jogadores e sim na maneira mais justa e mais qualificada para a partida como um todo.

      Acredito que as entidades irão avaliar sim, todos aspectos e tomar a melhor decisão. As entidades do Futebol possuem grandes feras e eu acredito neles!!!
      Forte abraço.

      Excluir
  2. acredito que seria muito bom para jogadores novos que querem oportunidades
    mas do olhar tatico nao e bom
    mexer muito no time pod causar grande impacto tatico
    e um risco que os clubes nao querem corre
    e gastariam mais dinheiro com salarios dos atletas de mesmo nivel dos quais iriam substituir
    minha opiniao

    ResponderExcluir
  3. Agradeço seu comentário, apensar de não citar ou aparecer seu nome.

    Lanço uma nova questão: Se mudarmos o número de substituições, não teria que haver inovação nos modelos táticos de jogo? Uma equipe fechada é de quantos jogadores?
    Imagina, um time é 11, trocar 5 é 45,45% do time, ou seja, sangue novo. Isso pode ser um plus ao jogo se bem utilizado.

    ResponderExcluir

Links Recomendados