Opinião do Apito: Um Mediador, Professor, Mestre - Prazer! Árbitro de Futebol


            Toda profissão, precisa de algumas ferramentas para trabalhar. Além de termos as ferramentas para exercer a profissão, o que as pessoas procuram e qualidade. Temos milhares de carpinteiro, Comerciantes, vendedores, advogados, motoristas, pedreiros etc..O que todas essas pessoas têm em comum e que todos tiveram que gastar no começo com ferramentas para execução do sua função. Alguns gastam mais, outros um pouco menos, mas o certo é que todos tiveram que gastar.
            O Árbitro de Futebol é a mesma coisa. Vejamos o que diz na Regra 05 (cinco) "O Árbitro”:
Equipamentos do Árbitro:
• Apitos;
• Relógios;
• Cartões vermelhos e amarelos;
• Bloco de notas (ou outro meio de registrar as ocorrências do jogo).



            A regra em si, já te obriga a ter alguns apetrechos, até porque sem apito, você não apita, sem relógio, não tem como cuidar o tempo e sem cartões, fica ruim de controlar o jogo.
            Além de termos alguns itens na regra, todo Árbitro sabe que deve se ter um calçado preto, uniforme bem cuidado, cabelo na régua e sempre estar bem barbeado.
            Estar bem apresentável, já faz as pessoas, te enxergarem de outra maneira, a te olharem com respeito.
Não adianta: A vó, sempre tevê razão, quando dizia:
_ "Menino a primeira impressão e sempre a que fica."

            Arbitragem devia passar despercebida, mas hoje, você já é visado desde a hora que sai de casa. Por isso, sempre digo que nós Árbitros, somos os maestros e todo o restante no gramado é a nossa orquestra.
            Se você vai bem a torcida canta, mas se faz algo ruim, eles te vaiam. É assim que funciona um espetáculo.
            Antigamente o Árbitro não era nada, somente um mediador de conflitos. Com o decorrer do tempo passando, o futebol evoluindo, arbitragem ganhou seu espaço sem pedir, nós canais de mídia, seja para o bem, ou por mau.
            O árbitro além de se cuidar fisicamente, caracteristicamente ele tem que principalmente saber a regra. A interpretação de alguns lances são seus, mas a regra do jogo, não pode ser mudada. Imagina aos 45 min do segundo tempo, a bola vai direto ao gol e você valida um gol de impedimento. Ali, acabou a presença e a postura de bom Árbitro.

            O que eles vão comentar:
_ “É, parecia ser um bom Árbitro, mais olha o que ele fez."
 _ “Esse juiz, tá de sacanagem, veio aqui para passar a mão em nós."



            Não saber a regra, coloca tua arbitragem toda em perigo, pois se você não sabe a regra, como você terá autonomia de uma partida.

            Pare e pense:
" O professor que é quem ensina ou é o aluno?"

Então dedique se, estude, aperfeiçoe sua sabedoria e conhecimento sempre, pois sua autonomia em campo, jamais pode ser balançada.
  
De: Jhefferson Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados