Opinião do Apito: De Olho na comemoração do Gol


Estou mais perdido que cego em tiroteio, mais perdido que açúcar em saleiro; este é o árbitro no meio da festa de um gol. Meio mundo comemora, meio mundo fica triste e o árbitro ali sem sentir nada. A arquibancada trêmula, bombas explodem no ar e gritos de euforia, tomam conta do show. Alguns atletas são mais família, outros gostam de dançar, mas o que todos querem é comemorar. Uns gols são de longe, outros de tabela, pode ser até um alto gol, que acaba saindo festa.
Nesta hora de euforia, alegria, festa o árbitro tem que estar de olho e ligado em tudo em sua volta, nem neste momento tem sossego.

O que diz a regra 12 do futebol:
Que os jogadores podem comemorar os gols, mas as comemorações não podem ser excessivas; as comemorações "coreografias" não devem ser estimuladas e não podem causar perda de tempo excessiva.
Deixar o campo de jogo para comemorar um gol não é uma infração passível de advertência com cartão amarelo, no entanto os jogadores devem regressar o mais rapidamente possível.
Um jogador deve ser advertido com cartão amarelo inclusive se o gol for anulado, por :
• subir no equipamento de proteção do campo e/ou se aproximar dos espectadores de modo que cause insegurança ou fira os princípios da segurança.
• fazer gestos ou praticar ações provocativas, debochada ou inflamatória.
• cobrir a cabeça ou o rosto com máscara ou outro artigo semelhante.
• tirar a camisa ou cobrir a cabeça com a camisa.


 São 236 páginas de conhecimento da regra, nossa bíblia, leitura constante, estudo dia a dia, junto com os treinos físicos diários. Vida de Árbitro não é fácil, caminhada em dificuldade nível Hard, mais mesmo assim muito prazeroso. Então quem sou eu para julgar um Árbitro FIFA, Ricardo Marques, por comemorar em um jogo sua ótima arbitragem. Ele só fez o que todos os Árbitros gostariam de fazer, comemorar em um fim de jogo a sua luta diária.

#ArbitragemNaVeia

De: Jhefferson Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados