Opinião do Apito: A Diferença de um Atleta para um Árbitro


A opinião possui muitas vezes características próprias de quem escreve, quem lê, mas nosso objetivo aqui no Blog é expressar ela, sem fugir da realidade. Hoje, desenvolvo minha ideia sobre o tema, subdividido em três partes e creio que no final irão compreender o motivo.
Entre no “espírito” e Vamos lá!

"Primeira parte"
A primeira coisa que temos que saber é que um Árbitro que apita jogo profissional, ele é um Árbitro amador, mais qualificado.
No Brasil a arbitragem ela é reconhecida como profissão legalmente desde 2013, tal lei define os Árbitros como trabalhadores autônomos, ou seja, sem vínculos empregatícios formais com federações ou a Confederação.
Enquanto um atleta ganha no mínimo na Série A 40 Mil ao mês, um Árbitro FIFA, ganha na cerca de 4 mil por jogo.
Nossa que tanta grana que um Árbitro ganha!
Você acha?
Um atleta lesionado continua ganhando 40 mil e um tratamento para voltar o quanto antes.
Já um Árbitro lesionado, ele fica sem apitar, sem receber e o tratamento sai por sua conta.
"Podemos ser tratados como Robôs, mas comemos e temos emoções como todo mundo."

"Segunda parte"
Na TV é o sonho de todos aparecer e ser famoso. O atleta quando se destaca, principalmente fazendo gols, as tvs e as rádios, ficam quase um programa elogiando o craque. Já quando está mau, toma um chá de banco, leva algumas críticas e tudo desaparece na próxima boa atuação.
Já o Árbitro, ele quando faz uma boa atuação, ele leva um meio segundo da programação da rádio ou da TV, para receber um elogio. Já quando ele vai mal, ele ganha no mínimo uma rodada do campeonato de críticas, um chá de banco e fica sem apito. Às vezes duas, três rodadas, 90 dias ou 120 dias sem apito e sem o pão de cada dia.
" Futebol é arte e a arbitragem é a arte de pensar."

"Terceira e última parte"
Um atleta de futebol na Série A e B ele é um atleta de futebol. Ele vive, come, treina e joga somente pelo Clube. Ele é um verdadeiro funcionário da equipe que joga. Já o Árbitro de futebol, ele Árbitro e mais uma profissão. Temos Professores de Educação física, Policial e funcionários Públicos apitando a Série A do Brasileirão. Enquanto o atleta evoluiu, a arbitragem ainda treina e ganha como na era de Pelé. Treina por conta e ganha somente reconhecimento e as vezes nem tão bom. O atleta no clube tem academia, Personal Trainer e Nutricionista. Já o Árbitro para ter tudo isso, tem que tirar do próprio bolso ou então, faz tudo por sua conta e correndo um grande risco de lesão.

" Querem que a Arbitragem seja perfeita em um esporte onde se não tem perfeição."

Poderia escrever mais poste sobre o assunto, mas não quero apertar muito a mesma tecla, mas sim que as pessoas entendam um pouco do esforço, dedicação do trabalho do Árbitro de futebol.

Espero que tenham gostado, e não deixem também nos seguir nas redes sociais... para ficar por dentro de tudo.


De: Jhefferson Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados