Opinião do Apito: Vamos falar na Regra 15 do Futsal? Tiro Lateral!


Se eu não estudei, não me aperfeiçoe em buscar conhecimento sobre as regras, porque eu discordo da marcação do Árbitro?
Vale pé na linha ou não?
Quantos segundos temos para cobrar a lateral?
A bola é em cima da linha ou atrás da linha?

Neste conceito de buscar o conhecimento e passar para todos os Árbitros a regra certa, através do Blog Além do Apito, trago a vocês a regra 15 do futsal o "TIRO LATERAL."

O PROCEDIMENTO:
O jogador no momento em que executar o tiro lateral deverá fazê-lo com uma parte de um dos pés, sobre a linha lateral ou na parte externa da quadra de jogo. Não podendo estar com o pé totalmente dentro da quadra.
A bola estará em jogo assim que o tiro lateral for concretizado de acordo com esta regra, e a bola depois de movimentada entrar na quadra de jogo.
Na execução do tiro lateral a bola deverá estar apoiada no solo, ser colocada na direção onde saiu, estar imóvel ou podendo mover-se levemente, colocada sobre a linha lateral ou no máximo 25 centímetros para fora da linha.

A INFRAÇÃO DO EXECUTOR:
O jogador que executar o tiro lateral não poderá tocar uma segunda vez na bola enquanto outro jogador não tocar na mesma. Se tocar com a mão será penalizado com tiro direto e se tocar com qualquer outra parte do corpo será tiro indireto.
Se o batedor do tiro lateral executar a bola contra a própria meta e ela entrar diretamente sem bater em ninguém o gol não será válido. Será cobrado um tiro de canto em favor da equipe adversária.
Se o batedor do tiro lateral executar diretamente para o gol da equipe adversária não valerá gol também. Será cobrado arremesso de meta em favor da equipe adversária.

A DISTÂNCIA DO ADVERSÁRIO:
Quando da realização de tiro lateral, os jogadores adversários deverão respeitar a distância mínima de cinco metros da bola e estarem dentro da quadra de jogo.
Se no caso o jogador que estiver mais de cinco metros da bola e aproximar-se da mesma, tentando impedir ou dificultando a cobrança e retardando o reinício da partida, deverá ser advertido com cartão amarelo.

O TEMPO PARA COBRANÇA:
A equipe que for executar o tiro lateral deverá fazê-lo nos quatro segundos posteriores em que a bola esteja à disposição.
Se passar os quatro segundos da execução do tiro lateral o Árbitro determinará reversão do lance, cabendo a um jogador da equipe adversária a execução de um novo tiro lateral.

A INFRAÇÃO DO SUBSTITUTO
Primeiramente o jogador Substituto para executar essa cobrança primeiro terá que entrar na quadra pela zona de substituição para depois sair e executar a cobrança.

Temos dois tipos de infrações para essa regra:
• Quando a bola sair da quadra de jogo fora da zona de substituição e houver uma substituição nesse momento, o jogador Substituto para executar essa cobrança, primeiro terá que entrar na quadra para depois sair e executar a cobrança. Caso esse jogador cobrar o tiro lateral sem entrar na quadra, o Árbitro paralisa o jogo, determina que o jogador saia de quadra, aplica cartão amarelo, determina a entrada pelo local correto e reverte o tiro lateral em favor da equipe adversária.
• Se no caso a bola exatamente sair na zona de substituição na hora da substituição e o substituto cobrar sem entrar em quadra, o Árbitro paralisa o jogo, determina que o jogador entre na quadra depois saia da quadra e execute a cobrança. Neste caso a bola permanece de posse da mesma equipe e não se aplica cartão.

No mundo do futebol, encontramos pessoas de várias características, humor, temperamento e pensamentos diferentes, mas a única coisa que nunca vai mudar em local nenhum e a regra de jogo.




De: Jhefferson Rodrigues.

2 comentários:

Links Recomendados