A Arbitragem no Esporte: Falando na Modalidade Badminton

Curiosidade....
Badminton é um esporte dinâmico praticado entre dois ou quatro jogadores. Ainda que seja semelhante ao tênis, que usa raquetes e está dividido por uma rede, ele possui suas peculiaridades.
Ao invés de uma bola, ele é jogado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie.
Ao contrário do que se possa imaginar, ela atinge velocidade superior a de uma bola de tênis, podendo chegar até 300 km/h.   

Seguindo...         
Realizando uma abordagem objetiva, traremos a risca, o que fala a regra segundo a modalidade do Badminton, Conforme a Confederação Brasileira dessa Modalidade, no que tange a Arbitragem, conforme o item 17 (Árbitros e Solicitações). Segue:

17.1     O Árbitro Geral (“Referee”) está encarregado do campeonato ou evento do qual uma partida faz parte.
17.2     O árbitro principal, quando nomeado, está encarregado da partida, da quadra e dos arredores imediatos. O árbitro principal se reporta ao Árbitro Geral (“Referee”).
17.3     O árbitro de serviço chamará as ‘faltas’ de serviço feitas pelo servidor caso elas ocorram (Leis 9.1.2 até 9.1.9).O árbitro chamará as faltas vistas na Lei 9.1.
17.4     Um árbitro de linha indicará se uma peteca caiu “dentro” ou “fora” da(s) linha(s) designada(s).
17.5     A decisão de um árbitro (de linha ou de serviço) é final em todos os pontos pelos quais este árbitro é responsável. No caso de um árbitro principal tiver a certeza que o árbitro de linha fez uma chamada claramente errada, o árbitro principal tem o poder mudar a decisão do árbitro de linha.

17.6     Um árbitro ira:
17.6.1  seguir e reforçar as Leis do badminton e, especialmente, chamar uma ‘falta’ ou ‘let’ caso elas ocorrerem;
17.6.2  decidir no caso de qualquer solicitação relativa a um ponto de contestação, se for feito antes do próximo serviço;
17.6.3  assegurar que os jogadores e espectadores se mantenham informados do progresso da partida;
17.6.4  designar ou remover árbitros de linha ou um árbitro de serviço após consulta e decisão conjunta com o Árbitro Geral (“Referee”);
17.6.5  quando outro árbitro não for designado, providenciar para que os deveres deste árbitro sejam desempenhados;
17.6.6  quando um árbitro (de linha ou de serviço) não enxergar, desempenhar os deveres deste árbitro ou chamar um ‘let’;
17.6.7  registrar e relatar ao Árbitro Geral (“Referee”) todas as questões relativas à Lei 16; e
17.6.8  levar ao Árbitro Geral (“Referee”) todas as solicitações não satisfeitas apenas sobre questões da lei. (Tais solicitações devem ser feitas antes do próximo serviço ser executado ou, se no final da partida, antes do lado que fez a solicitação deixar a quadra).

            No que tange as “Recomendações aos Oficiais de Quadra”, segundo a regra, ressaltamos o item 2 “Oficiais e suas decisões”. Segue:
2.1       O árbitro reporta e age sob a autoridade do Árbitro Geral (Referee) (Lei 17.2) (ou o oficial responsável na ausência de um Referee).
2.2       Um árbitro de serviço é normalmente nomeado pelo Árbitro Geral (Referee) mas pode ser removido pelo árbitro após consulta com o Árbitro Geral (Referee) (Lei 17.6.4).
2.3       Árbitros de linha são normalmente nomeados pelo Árbitro Geral (Referee), mas um árbitro de linha pode ser removido pelo árbitro após consulta com o Árbitro Geral (Referee) (Lei 17.6.4).
2.4       A decisão de um oficial é final em todos os pontos pelos quais este oficial é responsável, exceto na Lei 17.5.
2.5       Quando um outro árbitro não enxergar, o árbitro principal toma a decisão. Quando nenhuma decisão pode ser tomada, um ‘let’ é chamado (Lei 17.6.6).
2.6       O árbitro principal está encarregado da quadra e dos arredores imediatos. A jurisdição deste árbitro existe a partir da entrada na quadra antes do início da partida até ele sair da quadra após a partida (Lei 17.2).
           
            Demais informações e orientações aos profissionais estão disponíveis no site da CBBd através do Link http://www.badminton.org.br/#, Confederação Pan Americana de Badminton – BPAC -  http://www.badmintonpanam.org/regulations/.
            Texto das leis utilizadas nesse post, em português, foi retirado da FEBASP (Federação de Badminton de São Paulo – disponível no link http://www.febasp.org.br/base.asp?cod=COMPLETAS





Curiosidade: Informações retiradas da fonte: https://www.todamateria.com.br/badminton/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados