A Arbitragem no Esporte: Falando na Modalidade Muay Thai

Curiosidade....
 Arte marcial tailandesa milenar, o muay thai tem aulas e treinamentos voltados não só para o público masculino, mas também para o feminino e o infantil, e sua procura só cresce nas academias brasileiras. Não é para menos: o boxe tailandês oferece inúmeros benefícios para corpo e mente. Nada como espantar o estresse do dia a dia calçando as luvas e desferindo uma série de socos, chutes e caneladas. Mas a luta, que guarda semelhanças com o kickboxing, é muito mais do que uma sucessão de golpes. O muay thai exige disciplina e postura, trabalha autocontrole, melhora condicionamento físico e promove ganho de massa muscular. Não para por aí. Treino de muay thai emagrece: estima-se que em uma hora de aula perde-se de 600 a 900 calorias, podendo passar de mil, dependendo da intensidade do treinamento e da resistência, idade e biotipo do praticante.

Seguindo...
            Realizando uma abordagem objetiva, traremos a risca, o que fala a regra segundo a modalidade do Muay Thai, Conforme a confederação Brasileira dessa Modalidade, no que tange a Arbitragem.

            A arbitragem se subdivide em duas vertentes: árbitros laterais e juiz central. Esclareceremos a seguir suas atribuições.
Árbitros Laterais – são os responsáveis por julgar a pontuação de cada round da luta, respeitando os seguintes critérios:
a) Em caso de considerável vantagem para um atleta sobre o outro, mas sem a aplicação de quedas, deve-se conceder a pontuação 10 a 9;
b) Em caso de ampla vantagem, mas sem a aplicação de quedas, deve-se conceder a pontuação 10 a 8;
c) Em caso de considerável vantagem e aplicação de uma queda, deve-se conceder a pontuação 10 a 8;
d) Em caso de vantagem e aplicação de duas quedas, deve-se conceder a pontuação 10 a 6;
e) Em caso de aplicação de três quedas no mesmo round, é decretada a derrota por nocaute técnico (TKO).
É importante salientar que a decisão sobre a amplitude da vantagem é subjetiva, mas deve ser fundamentada nos seguintes aspectos: agressividade, busca por nocaute, nível técnico apresentado e combinação de ataques.

Juiz Central – é a autoridade máxima no ringue, devendo ter suas decisões respeitadas. É o responsável pelo anúncio do vencedor.

Fonte Consultada da Regra em 24/06/2020 – Confederação Brasileira de Muay Thai – no link http://www.cbmuaythai.com.br/cf/extra.asp?id=16#.XvNbdmhKjIU



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Links Recomendados